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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65449

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRANOYA, Guilherme-
dc.contributor.authorCOUTINHO, Solange Galvão-
dc.contributor.authorMIRANDA, Eva Rolim-
dc.date.accessioned2025-08-26T13:33:16Z-
dc.date.available2025-08-26T13:33:16Z-
dc.date.created2022-
dc.identifier.isbn978-65-5550-218-3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65449-
dc.description.abstractConsiderando o recrudescimento do contexto acadêmico nos últimos anos, este terceiro volume se inicia com o manifesto/posicionamento inaugural do capítulo de Ricardo Cunha Lima, Eva Rolim Miranda, Guilherme Ranoya, Rafael de Castro Andrade e Rodrigo Medeiros intitulado "Novas frentes de pesquisa em visualização da informação – os caminhos e as questões que desaguam no Laboratório de Visualização e Sentidos do Nordeste (VISSE)", que destrincha questões paradoxais presentes no Design da Informação desde suas origens, e que ainda residem, de forma quase insustentável, nas fundamentações e princípios estruturais do campo. O capítulo apresenta direções para renovar a abordagem das pesquisas, necessário, sobretudo, para o seu desenvolvimento na área de visualizações de informação. Os capítulos "O desenvolvimento de um modelo pedagógico experimental para o ensino do design de tipos de texto nas universidades públicas brasileiras", de Luiza Falcão, Solange Coutinho e Isabella Aragão; "Modelo para desenvolvimento de brinquedos educativos infantis" de Lais Helena Rodrigues e Silvio Barreto Campello e "O Design da Informação de um e-commerce de estampas para a Indústria Têxtil e de Confecções", de Manoella Guennes, Maria Alice Rocha e Flavia Zimmerle Nóbrega, discutem proposições para: uma abordagem didática para o ensino de design de tipos, aproximando os conhecimentos acadêmicos daqueles do mercado de forma a contribuir para os diversos cenários das instituições públicas do país; uma metodologia estruturada/framework para o desenvolvimento de brinquedos considerando suas dimensões cognitivas, emocionais e a maneira como crianças se apropriam destes artefatos; e, tendo em vista a expansão digital da indústria têxtil e de confecções, um wireframes para um e-commerce de estampas. Carlos Eduardo Novais e Solange Coutinho também oferecem proposições para a geração de fontes tipográficas em "Caligrafia para o design de tipos: relato de uma experiência de ensino", fruto da experiência com a prática acadêmica junto ao ensino superior. "Cenários Instagramáveis – Imagens como experiência e efemeridade no Instagram" de Aristoteles Silva, Jonas Ferreira e Guilherme Ranoya e "A informação [multi]sensorialmente percebida" de Rebecca Rodrigues, Maria Alice Rocha e Etienne Martins, prosseguem na trilha da experiência, de um ponto de vista analítico e não mais propositivo, abordando novas construções de sentido e configuração da informação, seja pela maneira como deliberadamente nos retratamos em redes sociais, ou pelos aspectos hápticos dos materiais que adotamos para os artefatos projetados. Os três capítulos finais, "Panorama da pesquisa brasileira sobre o painel frontal de embalagens de alimentos: uma revisão sistemática da literatura à partir do olhar do Design da Informação" de Lucas Ribeiro e Eva Rolim Miranda; "Capas ilustradas em jornais de Recife no início do século XX" de Leopoldina Lócio e Hans Waechter; e, "Fontes e dados para a construção da história gráfica pernambucana", de Jarbas Agra e Silvio Barreto Campello, abarcam trabalhos de mapeamento conduzidos pelos pesquisadores sobre artefatos de informação. As pesquisas mencionadas contribuem primeiro para o campo nutricional e de saúde pública, e depois para o campo da Memória Gráfica, com um penúltimo capítulo dedicado ao estudo dos trabalhos elaborados pelos artistas mais produtivos de um mercado editorial efervescente, e um último dedicado ao estudo do que foi desenvolvido pela indústria litográfica pernambucana entre 1930 e 1965. Assim como nos volumes anteriores, desejamos que a leitura do Fronteiras do Design: [in]formar novos sentidos, evoque sentidos e reflexões para o leitor; e que evidencie a resiliência de nossa ciência, de alta qualidade e relevância, mas ao mesmo tempo tão pouco valorizada como patrimônio público e vetor de transformação da sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypePDFpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectdesignpt_BR
dc.subjectpesquisa em designpt_BR
dc.subjectdesign da informaçãopt_BR
dc.titlefronteiras do design 3 - [in]formar novos sentidospt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1249288637916190pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8785972548547906pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDesenho Industrialpt_BR
dc.degree.departamentDesignpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8164-8754pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5484-7181pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3679-7587pt_BR
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de livros (CAC)

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