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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65447

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA NETO, José Rodrigues de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Lucas Arnaud de-
dc.date.accessioned2025-08-26T13:29:54Z-
dc.date.available2025-08-26T13:29:54Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationARAÚJO, Lucas Arnaud de. Desenvolvimento de um robô solucionador do cubo de Rubik com uso de motores de passo e sensores de cor. 2025. 104 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65447-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um robô solucionador do cubo de Rubik, focando em velocidade de resolução e simplicidade da leitura das cores do cubo. Sendo assim, o robô foi projetado com o objetivo de identificar as cores das peças do cubo usando sensores de cor e, com base nesses dados, aplicar um algoritmo eficiente para calcular e executar a sequência de movimentos necessária, com uso de motores de passo, para solucionar o quebra-cabeça. Para esse fim, foram abordados aspectos específicos de projeto mecânico, eletrônica, programação e algoritmos. Com isso, o robô desenvolvido utiliza seis motores de passo conectados aos eixos centrais do cubo, permitindo a rotação ordenada das faces, para realização da leitura e da resolução do cubo. Por outro lado, a leitura das cores é realizada com dois sensores de cor, a partir de um método próprio que realiza a leitura dos 48 quadrados com 60 movimentos das faces. Além disso, se implementou o algoritmo k-ésimo vizinho mais próximo (KNN, do inglês k-nearest neighbors) para classificar em cores os valores capturados pelos sensores e também umcódigo para calcular a precisão das leituras automaticamente a partir de um embaralhamento aleatório empregado pelo robô no cubo. Ademais, utilizou-se uma implementação em código do algoritmo de Kociemba para encontrar a solução do cubo com no máximo 20 movimentos. Além da construção do robô, foram explorados conceitos importantes no uso de microcontroladores e de transferências de dados para integrar os sensores e os motores com um computador e viabilizar a leitura e a resolução do cubo. O projeto foi validado em testes para diferentes padrões do cubo e demonstrou sua capacidade de operar de forma eficaz. Nessas avaliações, o robô alcançou uma mediana de 39 leituras corretas de 48 e acertou, ao todo, 1375 das 1776 leituras (77,42%) de cores. Acerca da velocidade, foi alcançado um tempo mínimo de resolução de 3,3 segundos e umtempo médio de 3,6 segundos, um desempenho comparável a projetos de referência na área.pt_BR
dc.format.extent104p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectCubo de Rubikpt_BR
dc.subjectMotores de passopt_BR
dc.subjectSensores de corpt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um robô solucionador do cubo de Rubik com uso de motores de passo e sensores de corpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6200149790353238pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents the development of a Rubik’s cube-solving robot, focusing on solving speed and simplicity in color detection. The robot was designed to identify the colors of the cube pieces using color sensors and, based on this data, apply an efficient algorithm to calculate and execute the necessary sequence of moves using stepper motors to solve the puzzle. To this end, specific aspects of mechanical design, electronics, programming and algorithms were adressed. The developed robot uses six stepper motors connected to the cube’s central axes, allowing orderly face rotations for reading and solving. Color detection is performed with two color sensors using a custom method that reads all 48 squares with 60 face movements. Alternatively, the k-nearest neighbors (KNN) algorithm was implemented to classify the colors detected by the sensors, along with code to calculate reading accuracy based on a random shuffle performed by the robot. Additionally, the Kociemba algorithm was implemented in code to find the solution with a maximum of 20 moves. Alongside the construction of the robot, important concepts were explored in the use of microcontrollers and data transfers to integrate sensors and motors with a computer, enabling the reading and solving of the cube. The project was validated through tests with different cube patterns and demonstrated its effectiveness. It achieved a median of 39 correct readings out of 48 and accurately identified 1375 of 1776 color readings (77.42%). Regarding speed, the robot achieved a minimum solving time of 3.3 seconds and an average time of 3.6 seconds, a performance comparable to reference projects in the field.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

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