Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65431
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vanessa Guimaraes | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T12:10:23Z | - |
dc.date.available | 2025-08-26T12:10:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Guimarães. Kafka e a literatura menor: processos de subjetivação e experiência formativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65431 | - |
dc.description.abstract | A noção de literatura menor, formulada por Deleuze e Guattari, sobressai pela sua força criativa, de resistência e de subjetivação, sendo compreendida aqui como uma experiência formativa no campo amplo da educação. Neste estudo, foram cartografadas três obras de Franz Kafka: “A Metamorfose” (1915), “Carta ao Pai” (1919) e “Josefina, a Cantora ou O povo dos camundongos” (1924), investigou-se a relação entre os processos de subjetivação e as experiências formativas na educação, considerando tais obras como expressões da literatura menor. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, tendo como metodologia a cartografia rizomática, entendida como um modo de acompanhar os movimentos que atravessam a leitura, a escrita e os afetos da própria experiência. Nesse caminho, os conceitos de devir, rizoma, linguagem, literatura menor e subjetivação, compõem uma reflexão sobre a formação como experiência estética, política e sensível. O mapa conceitual revela que a literatura menor tensiona os discursos dominantes da educação, abrindo espaço para vozes dissonantes, silêncios significativos e formas não convencionais de saber. Os resultados sugerem que a experiência com a literatura no contexto educativo não transmite conteúdos fixos, mas provoca deslocamentos, estranhamentos e linhas de fuga que potencializam processos formativos singulares. Desse modo, conclui-se que a literatura menor pode operar como força de escuta, criação e reinvenção, instaurando brechas no instituído e contribuindo para modos outros de existir e aprender. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Literatura menor | pt_BR |
dc.subject | Franz Kafka | pt_BR |
dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Experiência Formativa | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Kafka e a literatura menor: processos de subjetivação e experiência formativa. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0858073050884257 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2640094533229805 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The notion of minor literature, as formulated by Deleuze and Guattari, stands out for its creative, resistance, and subjectivation forces, and is understood here as a formative experience within the broad field of education. This study maps three works by Franz Kafka: “The Metamorphosis” (1915), “Letter to His Father” (1919), and “Josephine the Singer, or The Mouse Folk” (1924). It investigates the relationship between processes of subjectivation and formative experiences in education, considering these works as expressions of minor literature. The research is qualitative and bibliographic, employing rhizomatic cartography as its methodology. This approach is understood as a way of tracking the movements that traverse reading, writing, and the affects of the experience itself. In this process, the concepts of becoming, rhizome, language, minor literature, and subjectivation form a reflection on formation as an aesthetic, political, and sensitive experience. The conceptual map reveals that minor literature challenges dominant educational discourses, creating space for dissonant voices, significant silences, and unconventional forms of knowledge. The results suggest that the experience with literature in an educational context does not transmit fixed content, but rather provokes displacements, estrangements, and lines of flight that enhance singular formative processes. Thus, it is concluded that minor literature can operate as a force for listening, creation, and reinvention, creating breaches in the established order and contributing to other ways of existing and learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - VANESSA GUIMARÃES SILVA.pdf Artículo embargado hasta 2026-03-27 | 467,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons