Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65401

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Poliana Victoria da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-25T16:01:42Z-
dc.date.available2025-08-25T16:01:42Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-08-22-
dc.identifier.citationCARVALHO, Poliana Victoria da Silva. Estratégias didáticas para a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de educação física: uma análise dos TCCs do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV. 2025. 38 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65401-
dc.description.abstractA educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social deum sujeito, ou seja, alcançar a condição de cidadania plena. Compreender a ideia de inclusão no âmbito escolar provoca, primeiramente, conceber o seu termo contrário, a exclusão escolar. O estudo tem como objetivo analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV, produzidos entre 2021 a 2025, que abordam estratégias didáticas de inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física e será desenvolvido por meio da análise documental, utilizando como fontes principais os Trabalhos de Conclusão de Curso(TCCs) disponíveis no repositório institucional ATENNA. Esta pesquisa configura-se como uma análise documental, com abordagem qualitativa e descritiva. Aanálise dos estudos produzidos por concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV mostra uma preocupação comum entre eles relacionados ainclusãodepessoas com deficiência nas aulas escolares. Cada estudo, com seu recorte metodológico, buscou construir um pensamento sobre a formação inicial e as experiências vividas na graduação, destacando como elas influenciam na formação dos professores lidam com a diversidade de seus alunos e adaptam suas práticas cotidianas. Diante da análise das monografias produzidas no curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV, é possível observar que a temática da inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física tem mobilizado reflexões significativas no âmbito da formação inicial docente. Nesse contexto, destaca-se que investir na formação de professores com foco na inclusão é fundamental que para a construção de uma Educação Física inclusiva, pois isso não depende apenas de conhecimento teórico, mas também de prática e sensibilidade.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleEstratégias Didáticas para a Inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física: Uma análise dos TCCs do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8921060633676881pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxEducation is one of the fundamental pillars for a person's humanandsocial development, in other words, achieving full citizenship. Understanding theideaofinclusion in the school environment means first conceiving of its opposite term, school exclusion. The study aims to analyze the Course Completion Works (TCCs) of thePhysical Education Degree course at UFPE/CAV, produced between 2021and2025,which address didactic strategies for the inclusion of people with disabilities inPhysical Education classes and will be developed through documentary analysis, usingasmainsources the Course Completion Works (TCCs) available in the ATENNAinstitutional repository. This research is a Systematic Literature Review (SLR) with a qualitativeanddescriptive approach. The analysis of the studies produced by graduates of thePhysical Education degree course at UFPE/CAV shows a common concern amongthemregarding the inclusion of people with disabilities in school classes. Each study, withitsown methodological approach, sought to build a reflection on the initial trainingandundergraduate experiences, highlighting how they influence the way teachersdeal withthe diversity of their students and adapt their daily practices. Fromthe analysisof themonographs produced in the Physical Education degree course at UFPE/CAV, it canbeseen that the issue of including people with disabilities in Physical Educationclasseshas mobilized significant reflection in the context of initial teacher training. Inthiscontext,it should be emphasized that investing in teacher training with a focus oninclusionisfundamental to building an inclusive Physical Education, as this does not onlydependon theoretical knowledge, but also on practice and sensitivity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Poliana Victoria da Silva Carvalho-TCC.pdf330,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons