Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65390
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREIRE, Veronica Emilia Campos | - |
dc.contributor.author | XAVIER, Bruno Jose Leal Correia | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-25T15:06:04Z | - |
dc.date.available | 2025-08-25T15:06:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-25 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Bruno José Leal Correia. Vasilis Marmatakis: níveis de significação em cartaz cinematográfico de obra do cineasta Yorgos Lanthimos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65390 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa o cartaz do filme A Favorita (2019), criado pelo designer Vasilis Marmatakis para a obra do cineasta Yorgos Lanthimos, com o objetivo de compreender como seus elementos visuais comunicam sentidos complexos por meio da linguagem semiótica. Como metodologia, adotou-se a análise semiótica de imagens baseada nos conceitos de Roland Barthes, a partir dos níveis denotativo (descritivo) e conotativo (interpretativo), de acordo com a abordagem de Penn (2008), permitindo assim uma leitura crítica clara e objetiva da peça gráfica. A escolha por Marmatakis se justifica por sua estética singular e pela ruptura com convenções gráficas comerciais, conferindo caráter autoral às suas criações e destacando sua relevância no cenário contemporâneo do design gráfico. A análise revela como o artefato gráfico antecipa tematicamente a narrativa cinematográfica, sugerindo ideias de poder, manipulação e disputa. Os resultados indicam que a semiótica é uma ferramenta eficaz tanto para a criação quanto para a leitura crítica no design gráfico, e que o trabalho de Vasilis Marmatakis exemplifica o potencial expressivo do design como linguagem visual autônoma. Conclui-se que investigações visuais como esta ampliam a compreensão dos processos de construção de sentido no campo do design, recomendando-se a ampliação do estudo para outras obras do designer gráfico em pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Cartaz cinematográfico | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Vasilis Marmatakis | pt_BR |
dc.subject | Níveis de significação | pt_BR |
dc.title | Vasilis Marmatakis: níveis de significação em cartaz cinematográfico de obra do cineasta Yorgos Lanthimos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8400901894699139 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article analyzes the poster for the film The Favourite (2019), created by designer Vasilis Marmatakis for the work of filmmaker Yorgos Lanthimos, with the aim of understanding how its visual elements communicate complex meanings through semiotic language. As methodology, the Roland Barthes’ semiotic image analysis, based on the denotative (descriptive) and connotative (interpretative) levels, following the approach of Penn (2008) is adopted, thus allowing for a clear and objective critical reading of the graphic piece. The choice of Marmatakis is justified by his singular aesthetic and his break from commercial graphic conventions, which lends an authorial character to his creations and highlights his relevance in the contemporary graphic design field. The analysis reveals how the graphic artifact thematically anticipates the motion picture’s narrative by suggesting ideas of power, manipulation, and rivalry. The results indicate that semiotics is an effective tool both for creation and for critical interpretation in graphic design, and that Vasilis Marmatakis' work exemplifies the expressive potential of design as an autonomous visual language. It is concluded that visual investigations such as this broaden the understanding of meaning-making processes in the field of design, and further studies of the graphic designer's work are recommended for future research. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-6603-4834 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruno José Leal Correia Xavier.pdf Item embargado até 2026-08-25 | 3,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons