Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65385

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOUTINHO, Solange Galvão-
dc.contributor.authorMIRANDA, Eva Rolim-
dc.contributor.authorRANOYA, Guilherme-
dc.date.accessioned2025-08-25T14:24:42Z-
dc.date.available2025-08-25T14:24:42Z-
dc.date.created2020-
dc.identifier.isbn9786555500431pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65385-
dc.description.abstractNo Livro Fronteiras do Design: [in]formar novos sentidos, integrada por autores da linha Design da Informação, o capítulo SINCRONIZAÇÃO ENTRE MOTION GRAPHIC DE VIDEOCLIPES E TONS GRAVES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE DESIGN DIRECIONADO PARA O PÚBLICO SURDO CONGÊNITO de autoria de Leonardo Rodrigues Cabral, Isabella Ribeiro Aragão e Thiago Soares (UFPE), trata o videoclipe como um artefato audiovisual inerente ao mercado fonográfico que serve de suporte à divulgação comercial de artistas, ditando estilos e comportamentos. O trabalho destaca princípios importantes do design da informação, como a organização de dados e a preocupação com as especificidades dos usuários, objetivando contribuir na reflexão em torno da produção e planejamento de videoclipes mais acessíveis, especialmente, quanto à representação visual dos dados sonoros das músicas, tendo em mente atender também o público surdo. Como indício da abrangência dos temas abordados pela citada linha, o segundo capítulo, intitulado DESIGN DA INFORMAÇÃO E O REGISTRO DE UMA TÉCNICA TÊXTIL: A RENDA RENASCENÇA, Ana Flávia da Fonte Netto de Mendonça e Maria Alice Vasconcelos Rocha (UFRPE/UFPE) apresentam a perspectiva do design da informação sobre o fazer artesanal, ao representarem graficamente o passo a passo da construção têxtil dos pontos da renda renascença produzida atualmente, no município de Poção, no Agreste de Pernambuco. O estudo considera a representação imagética dos movimentos de agulha e linha, objetivando contribuir para que este conhecimento artesanal fique registrado e não se perca com o passar do tempo e futuras mudanças econômicas e sociais. Na sequência, o capítulo intitulado DO DESENHO CONCEITUAL AO PICTÓRICO: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NO ENSINO DO DESENHO NA FORMAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO, Anelise Zimmermann (UDESC) e Solange Coutinho (UFPE), a ênfase recai sobre os currículos de cursos de design gráfico no Brasil e sobre como o desenho vem sendo tratado como conteúdo, expandindo as reflexões para outro tipo de desenho, além do tradicionalmente referenciado, e seu papel fundamental como um meio de compreensão, análise, conceituação e resolução de problemas de projeto, em atividades criativas individuais ou coletivas. E por fim, no capítulo Opinião: O QUE PESQUISAR NO DESIGN DA INFORMAÇÃO PARA CHEGAR AO SÉCULO XXII, o Professor Silvio Barreto Campello (UFPE) traz reflexões em resposta ao tema proposto pela diretoria da SBDI em sua última conferência: Perspectivas da Pesquisa em Design diante da Crise Mundial de Saúde, e propõe um série de questionamentos importantes sobre o papel da pesquisa em design na contemporaneidade.pt_BR
dc.format.mimetypePDFpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectdesignpt_BR
dc.subjectpesquisa em designpt_BR
dc.titleFronteiras do design: (in)formar novos sentidos - Vol. 1pt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8785972548547906pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1249288637916190pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDesenho Industrialpt_BR
dc.degree.departamentDesignpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5484-7181pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3679-7587pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8164-8754pt_BR
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de livros (CAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9786555500431.pdf29,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons