Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65362
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Flaviana Jorge de | - |
dc.contributor.author | MENDES, Nathálya de Sá Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-22T20:13:46Z | - |
dc.date.available | 2025-08-22T20:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-19 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Nathálya de Sá Barreto. A importância de Revistas Educativas no Ensino de Ciências Biológicas para o Público Infantojuvenil. 2025. 52 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65362 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o desenvolvimento de uma revista em quadrinhos com recurso de audiodescrição, voltada para o ensino de Ciências a estudantes com deficiência visual. A proposta busca contribuir para a inclusão educacional ao oferecer uma alternativa acessível que permita a compreensão de conteúdos relacionados à história da vida na Terra. O material foi concebido de forma a integrar narrativa lúdica e recursos descritivos que favoreçam a visualização por meio da escuta, promovendo maior participação no processo de aprendizagem. Ressalta-se que a revista não foi aplicada ou testada em ambiente escolar, constituindo-se como uma proposta de material didático acessível a ser explorada em futuras pesquisas e práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.title | A importância de Revistas Educativas no Ensino de Ciências Biológicas para o Público Infantojuvenil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0068761824964728 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5804492420192107 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This undergraduate thesis presents the development of a comic book with audio description, designed to support Science education for students with visual impairments. The proposal aims to contribute to educational inclusion by providing an accessible alternative that enables the understanding of content related to the history of life on Earth. The material was conceived to integrate playful narrative and descriptive resources that foster visualization through listening, thus promoting greater participation in the learning process. It should be noted that the comic book was not applied or tested in educational settings, and therefore stands as a proposal for accessible teaching material to be further explored in future research and pedagogical practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Nathálya de Sá Barreto Mendes.pdf Artículo embargado hasta 2026-08-20 | 5,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons