Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65342

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Marcos Alexandre de Melo-
dc.contributor.authorMESQUITA, Jessica Braz de-
dc.date.accessioned2025-08-22T15:22:06Z-
dc.date.available2025-08-22T15:22:06Z-
dc.date.issued2025-07-24-
dc.identifier.citationMESQUITA, Jessica Braz de. Podcasts e relações étnico-raciais na formação de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65342-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo investigar a utilização de podcasts como proposta complementar de formação continuada de professores de ciências relacionado à temática das relações étnico-raciais. A metodologia foi dividida em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Na fase de pré-produção, foram coletados dados por meio de formulário eletrônico (F1) aplicado a 37 participantes (professores de Biologia, Física, Química ou Pedagogia) atuantes no município de Paudalho-PE. Durante a etapa de produção do podcast, os dados obtidos no formulário (F1) nortearam a criação de uma série de podcasts intitulada "Voz do Ensino Decolonial", composta por dez episódios e, para a criação desses podcasts, utilizou-se o software livre Audacity e um microfone Arcano NABUC USB. Na etapa de pós-produção, os podcasts desenvolvidos foram disponibilizados gradualmente e, em seguida, foi aplicado o formulário eletrônico (F2) a uma amostra de 27 participantes. Os resultados revelaram que 91,9% dos entrevistados sentiam-se inseguros para abordar temas étnico-raciais em sala de aula, 100% demonstraram desconhecimento sobre a legislação pertinente e 91,9% apresentavam lacunas quanto à história dos povos africanos. Esses achados justificaram a criação dos podcasts formativos, que se mostraram uma solução viável, de baixo custo e fácil distribuição via Spotify. A experiência demonstrou o potencial dos podcasts para: facilitar a aquisição de novos conhecimentos; promover mudanças nas práticas pedagógica e oferecer flexibilidade de acesso (mobilidade e assincronicidade).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPodcasts e relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectFormação de professores de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.titlePodcasts e relações étnico-raciais na formação de professores de ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7263619892746970pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8046533153531261pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the influence of podcasts on the continuing education of science teachers related to the theme of ethnic-racial relations. The methodology was divided into three stages: pre-production, production, and post-production. In the pre-production phase, data were collected through an electronic form (F1) applied to 37 participants (Biology, Physics, Chemistry, or Pedagogy teachers) working in the municipality of Paudalho-PE. During the podcast production stage, the data obtained in the form (F1) guided the creation of a series of podcasts entitled "Voz do Ensino Decolonial", composed of ten episodes. To create these podcasts, the free software Audacity and an Arcano NABUC USB microphone were used. In the post-production stage, the developed podcasts were gradually made available and then the electronic form (F2) was applied to a sample of 27 participants. The results revealed that 91.9% of the interviewees felt insecure about addressing ethnic-racial issues in the classroom, 100% demonstrated lack of knowledge about the relevant legislation, and 91.9% had gaps in the history of African peoples. These findings justified the creation of educational podcasts, which proved to be a viable, low-cost solution that could be easily distributed via Spotify. The experience demonstrated the potential of podcasts to: facilitate the acquisition of new knowledge; promote changes in pedagogical practices; and offer flexibility of access (mobility and asynchronicity).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jessica Braz De Mesquita.pdf7,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons