Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65335

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Sílvio Romero Barreto-
dc.contributor.authorREIS, Amelia Paes Vieira-
dc.date.accessioned2025-08-22T14:59:46Z-
dc.date.available2025-08-22T14:59:46Z-
dc.date.issued2025-07-03-
dc.identifier.citationREIS, Amelia Paes Vieira. Murais pela democracia : design político e as campanhas eleitorais em Pernambuco (1979-1989). Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65335-
dc.descriptionCAMPELLO, Silvio Romero Barreto, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por : CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, durante o final dos anos 1970 e 1980, grande parte da sociedade se mobilizou em torno de movimentos políticos pelo restabelecimento da democracia. Nesse momento, artistas, designers e ativistas de esquerda criaram intervenções gráficas e murais de propaganda política em Pernambuco. Frequentemente reunidos em torno de brigadas artísticas, encontraram um meio de comunicação alternativo e eficaz diante das imposições da ditadura militar em vigor. Ocuparam os muros das cidades com uma narrativa visual que marcou a memória coletiva de seus moradores. Esta tese teve como objetivo investigar (localizar, registrar e analisar), sob o olhar do design, artefatos gráficos políticos criados, produzidos e veiculados nesse contexto (1979– 1989), especialmente os murais das campanhas eleitorais. A pesquisa constituiu-se de duas etapas, que corresponderam à construção da base empírica e à análise dos artefatos. Na Parte 1, foram realizadas entrevistas, visitas a acervos públicos e pessoais, pesquisas bibliográficas e documentais, observações sistemáticas, caminhadas exploratórias, mapeamento dos locais de veiculação e grupos focais com eleitores e militantes. Com a aplicação dessa metodologia, reuniram-se 290 peças, que formam o corpus da pesquisa. Em seguida, foi realizado um recorte e constituída a coleção de murais políticos, composta por 190 artefatos, a partir da organização do acervo, da construção da base de dados, da classificação dos murais, do desenvolvimento da Ficha de Identificação e da catalogação. Na Parte 2 da pesquisa, a abordagem foi situada no campo da história do design, assumindo-se uma perspectiva híbrida, que considera o objeto e seus processos de criação e produção, mas que é complementada pela ênfase no design como dispositivo mediador de discursos (Lees-Maffei, 2009; Lees-Maffei; Houze, 2010). Em busca de um método de análise pertinente, articulou-se uma experiência prática de design político à metodologia proposta por Rose (2001), que foi aplicada a fim de revelar discursos políticos compartilhados no espaço urbano pelos murais, com base em três elementos estruturadores: iconografia, representações textuais e temas relacionados ao contexto. A metodologia foi aplicada a dois recortes da coleção: a campanha do PMDB à prefeitura de Olinda, em 1982, e a campanha de Miguel Arraes ao governo de Pernambuco, em 1986. Argumenta-se que os murais reunidos em coleção, criados com a intenção de fazer propaganda alternativa de candidatos e partidos, também materializaram e compartilharam discursos políticos de democracia e liberdade no espaço urbano, evidenciados por meio de processos e recursos de design. Constituíram-se parte da construção de um novo sentido coletivo de sociedade idealizado com o fim da ditadura no país. Por fim, aponta-se que tanto os procedimentos adotados para a coleta de dados, a constituição e a sistematização da coleção de murais, quanto a abordagem teórica e a metodologia de análise aplicadas poderão ser utilizados em estudos futuros na área da história do design e, em especial, de design político. Como resultado, contribui-se com a salvaguarda e preservação dessa produção, que instituiu no estado de Pernambuco uma prática de design político; e a preencher parte das lacunas identificadas na história política e na história do design brasileiropt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesign políticopt_BR
dc.subjectMurais políticospt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectHistória do designpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectArtefatos gráficos políticospt_BR
dc.titleMurais pela democracia : design político e as campanhas eleitorais em Pernambuco (1979-1989pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5471501540080969pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2146841563850436pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, during the late 1970s and 1980s, a large part of society mobilized around political movements advocating for the return of democracy. At that time, artists, designers, and left-wing activists created graphic interventions and political propaganda murals in Pernambuco. Often organized into artistic brigades, they found an alternative and effective means of communication in the face of the ongoing military dictatorship. These productions occupied city walls with a visual narrative that marked the collective memory of local residents and established a practice of political design in the state. This thesis aims to investigate (locate, document, and analyze), from the perspective of design, political graphic artifacts created, produced, and disseminated in this context (1979– 1989), with a particular focus on murals from electoral campaigns. The research is structured in two parts, corresponding to the construction of the empirical base and the analysis of the artifacts. In Part 1, interviews, visits to public and private archives, bibliographic and documentary research, systematic observations, exploratory strolls, mapping of dissemination sites, and focus groups with voters and activists were conducted. This methodology gathered 290 pieces, forming the corpus of the research. A subset was then selected to assemble the collection of political murals, composed of 190 artifacts, through the organization of the archive, the construction of the database, the classification of the murals, the development of the Identification Sheet, and cataloging. In Part 2, the research approach lies within the field of design history, adopting a hybrid perspective that considers the object and its processes of creation and production, while also emphasizing design as a mediating device of discourse (Lees-Maffei, 2009; Lees-Maffei & Houze, 2010). In search of a suitable analytical method, a practical experience of political design was articulated with the methodology proposed by Rose (2001), which was applied to uncover political discourses shared in urban space through the murals, based on three structuring elements: iconography, textual representations, and context-related themes. The methodology was applied to two subsets of the collection: the PMDB campaign for the mayor of Olinda in 1982, and Miguel Arraes’s campaign for the governor of Pernambuco in 1986. It is argued that the murals gathered in this collection, although created as alternative propaganda for candidates and parties, materialized and shared political discourses of democracy and freedom in urban space, made evident through design processes and resources. They became part of the construction of a new collective sense of society envisioned with the end of the dictatorship in the country. Finally, it is suggested that both the procedures adopted for data collection, the constitution and systematization of the mural collection, and the theoretical approach and analytical methodology applied may be used in future studies in the field of design history, especially political design. As a result, the study aims to contribute to the safeguarding and preservation of this production, which established a practice of political design in the state of Pernambuco, and to help fill gaps identified in the political history and design history of Brazilpt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Amelia Paes Vieira Reis.pdf436,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons