Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65325
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Helenice Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-22T14:34:52Z | - |
dc.date.available | 2025-08-22T14:34:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ferreira, Helenice Alves. Sons do sertão : educação ambiental e aprendizagem baseada em projetos na salvaguarda da caatinga através da música no contexto educacional do vale do Catimbau, Buíque - PE. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65325 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga de que maneira professores dos anos finais do Ensino Fundamental desenvolvem práticas de Educação Ambiental em uma escola pública localizada no Vale do Catimbau, no Agreste de Pernambuco. Com abordagem qualitativa e caráter exploratório, o estudo foi realizado por meio de análise documental do Projeto Político-Pedagógico, entrevistas semiestruturadas com docentes e aplicação de uma oficina formativa, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos e no uso da música como recurso pedagógico. O objetivo foi compreender como a formação, as concepções e as práticas dos professores se articulam na construção de uma Educação Ambiental crítica, contextualizada e sensível ao território. Os resultados indicam que o uso da música, enquanto linguagem expressiva e mobilizadora, associado a metodologias participativas, contribui para fortalecer o vínculo dos professores com o bioma Caatinga e potencializar práticas pedagógicas mais integradas à realidade local. A pesquisa ressalta o papel central do docente na efetivação da Educação Ambiental como prática curricular comprometida com a sustentabilidade e a justiça socioambiental. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Bioma Caatinga | pt_BR |
dc.subject | Música como recurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
dc.title | Sons do sertão : educação ambiental e aprendizagem baseada em projetos na salvaguarda da caatinga através da música no contexto educacional do vale do Catimbau, Buíque - PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | RABELO, Josinês Barbosa | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3488164654830675 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research investigates how teachers in the final years of Elementary School develop Environmental Education practices in a public school located in the Catimbau Valley, in the Agreste region of Pernambuco, Brazil. With a qualitative and exploratory approach, the study was conducted through document analysis of the Political-Pedagogical Project, semi-structured interviews with teachers, and the implementation of a formative workshop based on Project- Based Learning and the use of music as a pedagogical tool. The aim was to understand how teacher training, conceptions, and practices come together in the construction of a critical, contextualized, and territory-sensitive Environmental Education. The results indicate that the use of music—as an expressive and mobilizing language—combined with participatory methodologies helps strengthen teachers' connection with the Caatinga biome and enhances pedagogical practices more integrated with the local reality. The research highlights the central role of teachers in implementing Environmental Education as a curricular practice committed to sustainability and socio-environmental justice. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8501041332200072 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Helenice Alves Ferreira.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons