Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65325

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Helenice Alves-
dc.date.accessioned2025-08-22T14:34:52Z-
dc.date.available2025-08-22T14:34:52Z-
dc.date.issued2025-05-15-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ferreira, Helenice Alves. Sons do sertão : educação ambiental e aprendizagem baseada em projetos na salvaguarda da caatinga através da música no contexto educacional do vale do Catimbau, Buíque - PE. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65325-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga de que maneira professores dos anos finais do Ensino Fundamental desenvolvem práticas de Educação Ambiental em uma escola pública localizada no Vale do Catimbau, no Agreste de Pernambuco. Com abordagem qualitativa e caráter exploratório, o estudo foi realizado por meio de análise documental do Projeto Político-Pedagógico, entrevistas semiestruturadas com docentes e aplicação de uma oficina formativa, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos e no uso da música como recurso pedagógico. O objetivo foi compreender como a formação, as concepções e as práticas dos professores se articulam na construção de uma Educação Ambiental crítica, contextualizada e sensível ao território. Os resultados indicam que o uso da música, enquanto linguagem expressiva e mobilizadora, associado a metodologias participativas, contribui para fortalecer o vínculo dos professores com o bioma Caatinga e potencializar práticas pedagógicas mais integradas à realidade local. A pesquisa ressalta o papel central do docente na efetivação da Educação Ambiental como prática curricular comprometida com a sustentabilidade e a justiça socioambiental.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBioma Caatingapt_BR
dc.subjectMúsica como recurso pedagógicopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.titleSons do sertão : educação ambiental e aprendizagem baseada em projetos na salvaguarda da caatinga através da música no contexto educacional do vale do Catimbau, Buíque - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRABELO, Josinês Barbosa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3488164654830675pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research investigates how teachers in the final years of Elementary School develop Environmental Education practices in a public school located in the Catimbau Valley, in the Agreste region of Pernambuco, Brazil. With a qualitative and exploratory approach, the study was conducted through document analysis of the Political-Pedagogical Project, semi-structured interviews with teachers, and the implementation of a formative workshop based on Project- Based Learning and the use of music as a pedagogical tool. The aim was to understand how teacher training, conceptions, and practices come together in the construction of a critical, contextualized, and territory-sensitive Environmental Education. The results indicate that the use of music—as an expressive and mobilizing language—combined with participatory methodologies helps strengthen teachers' connection with the Caatinga biome and enhances pedagogical practices more integrated with the local reality. The research highlights the central role of teachers in implementing Environmental Education as a curricular practice committed to sustainability and socio-environmental justice.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8501041332200072pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Helenice Alves Ferreira.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons