Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65276

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, Clara Karolyne Moreira Amaral da-
dc.date.accessioned2025-08-21T18:19:29Z-
dc.date.available2025-08-21T18:19:29Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationSILVA, Clara Karolyne Moreira Amaral da. A dança vivenciada de forma lúdica: uma sequência didática regional. 2025. 31 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65276-
dc.description.abstractA dança, frequentemente tratada de forma secundária nas aulas de Educação Física ou recebida com resistência por parte dos alunos como também vista apenas para as festividades, sendo assim, demandando estratégias que favoreçam sua valorização e aceitação no ambiente escolar. Nesse sentido, propõe-se uma sequência didática que estimule o protagonismo dos estudantes e promova uma aprendizagem significativa, tornando os alunos participantes ativos do seu processo formativo. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino da dança na escola, a partir de uma abordagem lúdica e fundamentada em metodologias ativas. A proposta fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Zabala (1998), Bacich e Moran (2017), entre outros, que defendem a centralidade do aluno e a construção do conhecimento a partir de experiências vivenciadas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, voltada à reflexão e ao aprimoramento da prática pedagógica no ensino da dança. Espera-se, com isso, contribuir para o fortalecimento do componente dança na Educação Física escolar e o enriquecimento da atuação dos docentes nessa área.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEducação Física para criançaspt_BR
dc.titleA dança vivenciada de forma lúdica: uma sequência didática regionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0943299835392633pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxDance is often treated as secondary in physical education classes or met with resistance by students, as well as being seen as something only for festivities. Therefore, strategies are needed to promote its appreciation and acceptance in the school environment. In this sense, we propose a teaching sequence that encourages student leadership and promotes meaningful learning, making students active participants in their educational process. The present work aims to present a proposal for a teaching sequence for teaching dance in schools, based on a playful approach and active methodologies. The proposal is based on the theoretical assumptions of Zabala (1998), Bacich and Moran (2017), among others, who defend the centrality of the student and the construction of knowledge based on lived experiences. This is a qualitative research study focused on reflection and improvement of pedagogical practice in dance education. It is hoped that this will contribute to strengthening the dance component in school physical education and enriching the work of teachers in this area.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CLARA KAROLYNE MOREIRA AMARAL DA SILVA.pdf348,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons