Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65264
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DAMASCENA, Elielson Oliveira | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Rafael Madureiro de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T14:39:12Z | - |
dc.date.available | 2025-08-21T14:39:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-19 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Rafael Madureiro de. A educação financeira na era digital: análise da contribuição do Youtube na formação financeira de jovens no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65264 | - |
dc.description.abstract | A crescente disponibilidade de conteúdos sobre educação financeira em mídias digitais tem fomentado novas formas de aprendizado entre os consumidores brasileiros. Com o intuito de compreender esse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o papel das plataformas digitais, especificamente o YouTube, na ampliação do acesso à educação financeira entre os jovens no Brasil. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva, com dados coletados por meio da aplicação de um questionário on-line. A amostragem definida foi do tipo não probabilística por conveniência, com conseguintes informações dispostas e analisadas no Microsoft Excel 2024, utilizando-se de estatísticas descritivas, como frequências absolutas e relativas, além de análises comparativas e relacionais entre variáveis. Os resultados indicaram que os respondentes atribuem à educação financeira um papel essencial para o desenvolvimento pessoal e social, reconhecendo o YouTube como um canal relevante para a aquisição de conhecimento, sobretudo em razão da linguagem acessível e da aplicabilidade prática dos conteúdos. Constatou-se, ainda, que parte significativa dos entrevistados modificou seus hábitos financeiros após consumir esse tipo de material. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Jovens brasileiros | pt_BR |
dc.title | A educação financeira na era digital: análise da contribuição do Youtube na formação financeira de jovens no Brasil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0485284139593917 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9144078755315768 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The growing availability of financial education content on digital media has fostered new forms of learning among Brazilian consumers. In order to understand this context, this study aimed to analyze the role of digital platforms, specifically YouTube, in expanding access to financial education among young people in Brazil. Regarding the methodology used, a quantitative approach of a descriptive nature was adopted, with data collected through the application of an online questionnaire. The sampling was defined as non-probabilistic by convenience, with the resulting information organized and analyzed using Microsoft Excel 2024, employing descriptive statistics such as absolute and relative frequencies, in addition to comparative and relational analyses between variables. The results indicated that the respondents assign financial education an essential role in both personal and social development, recognizing YouTube as a relevant channel for acquiring knowledge, especially due to the accessible language and practical applicability of its content. It was also found that a significant portion of the respondents changed their financial habits after consuming this type of material. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rafael Madureiro de Araujo.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons