Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65264

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorARAUJO, Rafael Madureiro de-
dc.date.accessioned2025-08-21T14:39:12Z-
dc.date.available2025-08-21T14:39:12Z-
dc.date.issued2025-10-08-
dc.date.submitted2025-10-19-
dc.identifier.citationARAUJO, Rafael Madureiro de. A educação financeira na era digital: análise da contribuição do Youtube na formação financeira de jovens no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65264-
dc.description.abstractA crescente disponibilidade de conteúdos sobre educação financeira em mídias digitais tem fomentado novas formas de aprendizado entre os consumidores brasileiros. Com o intuito de compreender esse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o papel das plataformas digitais, especificamente o YouTube, na ampliação do acesso à educação financeira entre os jovens no Brasil. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva, com dados coletados por meio da aplicação de um questionário on-line. A amostragem definida foi do tipo não probabilística por conveniência, com conseguintes informações dispostas e analisadas no Microsoft Excel 2024, utilizando-se de estatísticas descritivas, como frequências absolutas e relativas, além de análises comparativas e relacionais entre variáveis. Os resultados indicaram que os respondentes atribuem à educação financeira um papel essencial para o desenvolvimento pessoal e social, reconhecendo o YouTube como um canal relevante para a aquisição de conhecimento, sobretudo em razão da linguagem acessível e da aplicabilidade prática dos conteúdos. Constatou-se, ainda, que parte significativa dos entrevistados modificou seus hábitos financeiros após consumir esse tipo de material.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectJovens brasileirospt_BR
dc.titleA educação financeira na era digital: análise da contribuição do Youtube na formação financeira de jovens no Brasil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0485284139593917pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9144078755315768pt_BR
dc.description.abstractxThe growing availability of financial education content on digital media has fostered new forms of learning among Brazilian consumers. In order to understand this context, this study aimed to analyze the role of digital platforms, specifically YouTube, in expanding access to financial education among young people in Brazil. Regarding the methodology used, a quantitative approach of a descriptive nature was adopted, with data collected through the application of an online questionnaire. The sampling was defined as non-probabilistic by convenience, with the resulting information organized and analyzed using Microsoft Excel 2024, employing descriptive statistics such as absolute and relative frequencies, in addition to comparative and relational analyses between variables. The results indicated that the respondents assign financial education an essential role in both personal and social development, recognizing YouTube as a relevant channel for acquiring knowledge, especially due to the accessible language and practical applicability of its content. It was also found that a significant portion of the respondents changed their financial habits after consuming this type of material.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rafael Madureiro de Araujo.pdf1,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons