Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65262

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Roberto Ribeiro da-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Jucicleide da-
dc.date.accessioned2025-08-21T14:18:23Z-
dc.date.available2025-08-21T14:18:23Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Jucicleide da. A integração da Cultura pop Japonesa na matemática: explorando a razão entre grandezas distintas com o anime Naruto. 2025. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65262-
dc.description.abstractA Matemática, frequentemente percebida como abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, pode adquirir novos sentidos quando integrada a elementos da cultura pop japonesa, especialmente os que despertam o interesse juvenil. Conforme destacam Lima et al., (2023), a contextualização do ensino por meio de referências culturais próximas ao universo do aluno contribui para a construção de significados mais sólidos e duradouros. De forma semelhante, Almeida et al., (2022) ressaltam que metodologias lúdicas e contextualizadas favorecem a motivação e o engajamento em disciplinas tradicionalmente vistas como complexas. A presente pesquisa tem como foco a utilização do anime Naruto como recurso pedagógico no ensino de conceitos matemáticos, com ênfase na razão entre grandezas de espécies distintas, como velocidade, tempo e energia (chakra). Nesse sentido, esta pesquisa buscou responder ao seguinte problema: como a integração de elementos do anime Naruto, que envolvem razões entre grandezas de espécies distintas, pode influenciar a compreensão dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos matemáticos? No anime, diversas situações envolvem cálculos de proporção, escalas de poder, tempo de execução de técnicas e consumo de energia (chakra), que podem ser interpretados sob a ótica Matemática. A escolha do tema está relacionada à familiaridade dos estudantes com o universo dos animes, bem como à busca por metodologias mais envolventes e contextualizadas. A investigação se propõe a analisar de que modo o uso de elementos do anime Naruto pode contribuir para a aprendizagem de razão entre grandezas de espécies distintas no Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública situada no Agreste Pernambucano. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com a aplicação de atividade pedagógica um questionário baseado nas cenas do anime Naruto, visando avaliar a apropriação dos conteúdos pelos estudantes. Os resultados indicam que o uso intencional de elementos do anime potencializa o interesse pela disciplina, promovendo uma aprendizagem mais ativa e ilustrada. A pesquisa contribui para discussões sobre metodologias inovadoras em ciências exatas, destacando o potencial de recursos lúdicos para transformar desafios educacionais em oportunidades de aprendizagem alinhadas às demandas das novas gerações. Conclui-se que integrar aspectos da cultura pop japonesa ao ensino da Matemática pode ser uma estratégia eficaz para aproximar os conteúdos escolares da realidade dos alunos, estimulando a participação e a construção do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAnimespt_BR
dc.subjectCultura Pop Japonesapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectNarutopt_BR
dc.subjectRazão entre grandezas distintaspt_BR
dc.titleA integração da Cultura pop Japonesa na matemática: explorando a razão entre grandezas distintas com o anime Naruto.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0383856106632702pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4806823229729866pt_BR
dc.description.abstractxMathematics, often perceived as abstract and disconnected from students’ reality, can acquire new meanings when integrated with elements of Japanese pop culture, especially those that capture youth interest. As highlighted by Lima et al., (2023), contextualizing teaching through cultural references close to the students’ universe contributes to building more solid and lasting meanings. Similarly, Almeida et al., (2022) emphasize that playful and contextualized methodologies foster motivation and engagement in subjects traditionally seen as complex. The present study focuses on using the anime Naruto as a pedagogical resource for teaching mathematical concepts, with an emphasis on ratios between quantities of different types, such as speed, time, and energy (chakra). In this context, the research sought to answer the following question: how can the integration of elements from the anime Naruto, involving ratios between quantities of different types, influence 9th-grade students’ understanding of mathematical concepts? In the anime, various situations involve calculations of proportion, power scales, execution times of techniques, and energy (chakra) consumption, which can be interpreted from a mathematical perspective. The choice of this theme is related to students’ familiarity with the anime universe, as well as the search for more engaging and contextualized methodologies. The investigation aims to analyze how the use of elements from Naruto can contribute to the learning of ratios between quantities of different types in the Elementary School curriculum. The research was conducted with a 9th-grade class from a public school in the Agreste region of Pernambuco, Brazil. A qualitative approach was adopted, including a pedagogical activity and a questionnaire based on scenes from the anime Naruto, aiming to evaluate students’ appropriation of the content. The results indicate that the intentional use of anime elements enhances interest in the subject, promoting more active and illustrated learning. The study contributes to discussions on active methodologies in the exact sciences, highlighting the potential of playful resources to transform educational challenges into learning opportunities aligned with the demands of new generations. It is concluded that integrating aspects of Japanese pop culture into mathematics teaching can be an effective strategy to bring school content closer to students’ reality, encouraging participation and knowledge construction.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Jucicleide da Silva.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons