Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65210

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRAZERES OLIVEIRA, Thaynan Raquel dos-
dc.contributor.authorSILVA, Vitória Diniz Amorim da-
dc.date.accessioned2025-08-19T19:10:42Z-
dc.date.available2025-08-19T19:10:42Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationSILVA, Vitória Diniz Amorim da. Educação Física Escolar nos anos iniciais: uma análise de dados de escolas públicas do recife e região metropolitana. 2025. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65210-
dc.description.abstractA prática de atividade física nos períodos iniciais da vida promove inúmeros benefícios físicos, psicológicos, cognitivos e emocionais, a longo prazo. Esses aspectos contribuem para a formação integral do aluno, que através da matéria da Educação Física constroem, treinam e fortalecem seu senso crítico e estratégico, sua saúde física e mental, bem como sua autonomia no que diz respeito ao uso de todo o conhecimento adquirido sobre a cultura corporal de movimento durante as aulas dessa matéria. Ter aulas de Educação Física é direito do cidadão, pois a Lei Federal nº 9.969 determina que ela é obrigatória na Educação Básica, fazendo parte da formação integral do aluno, no entanto poucas escolas da rede pública de ensino ofertam aulas desta matéria. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa exploratória sobre as escolas públicas de Recife e Região Metropolitana que possuem os anos iniciais de ensino, quanto a realização das aulas de Educação Física. A coleta e análise de dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa diante das realidades apresentadas. Os dados foram solicitados por mais de uma forma de contato, e-mail, e pela plataforma virtual E-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão). A pesquisa revelou que a maioria das cidades respondentes não atingiram nem 30% do total de suas escolas ofertando aulas de Educação Física. A dificuldade de acesso a dados online é um obstáculo. É crucial valorizar a disciplina, garantindo sua oferta e ambientes adequados para uma formação completa dos alunos.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectProfissional de Educação Físicapt_BR
dc.titleEducação Física Escolar nos anos iniciais: uma análise de dados de escolas públicas do Recife e região metropolitana.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSALDANHA, Veronica Toledo-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7872197855872314pt_BR
dc.description.abstractxThe practice of physical activity during the early stages of life promotes numerous long-term physical, psychological, cognitive, and emotional benefits. These aspects contribute to the holistic development of the student, who, through Physical Education classes, builds, trains, and strengthens their critical and strategic thinking, physical and mental health, as well as their autonomy regarding the use of all the knowledge acquired about body movement culture during these lessons. Attending Physical Education classes is a citizen’s right, as Federal Law No. 9,969 establishes it as mandatory in Basic Education, being part of the student’s comprehensive education. However, few public schools offer Physical Education classes. Given this context, the objective of this study was to conduct an exploratory investigation into public schools in Recife and the Metropolitan Region that include the early years of education, focusing on the implementation of Physical Education classes. Data collection and analysis were conducted using both quantitative and qualitative approaches based on the realities encountered. The data were requested through multiple means of contact—email and the virtual platform E-SIC (Electronic System for Citizen Information Service). The research revealed that the majority of the responding municipalities had less than 30% of their schools offering Physical Education classes. The difficulty of accessing online data is an obstacle. It is crucial to value this subject, ensuring its availability and providing appropriate environments for the complete education of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4835472890332213pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITÓRIA DINIZ SILVA TCC.pdf404,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons