Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65208

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorMOREIRA, Tayná Guilherme Santiago-
dc.date.accessioned2025-08-19T18:25:29Z-
dc.date.available2025-08-19T18:25:29Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-08-15-
dc.identifier.citationMOREIRA, T. G. S. Implantação da disciplina de educação sexual nas escolas: um estudo de caso. 2025. TCC - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65208-
dc.description.abstractA educação sexual no Brasil nos últimos tempos, vem se tornando objeto de embates, discussões, divergências de opiniões e grandes polêmicas. Na vida cotidiana, o patriarcado e algumas concepções religiosas são alguns dos fatores que influenciam diretamente nos comportamentos e valores sobre sexualidade e, no ambiente escolar dificultam propostas e iniciativas de efetiva aplicação da educação sexual nas escolas. Embora haja grandes questionamentos sobre essa atividade pedagógica, sua efetivação pode influir na vida de estudantes, construindo uma abordagem que pode prepará-los para vivências pessoais e relacionais. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar a implantação da disciplina de educação sexual em uma escola do interior de Pernambuco. Foi realizado um estudo de caso descritivo, por meio de metodologia qualitativa, sendo realizadas entrevistas com a responsável pela disciplina. docentept_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleImplantação da disciplina de educação sexual nas escolas: um estudo de casopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1444850252098570pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxSex education in Brazil has recently become the subject of debates, discussions, differing opinions, and major controversies. In everyday life, patriarchy and certain religious beliefs are some of the factors that directly influence behaviors and values related to sexuality, and within the school environment, they hinder proposals and initiatives for the effective implementation of sex education in schools. Although there are significant questions surrounding this pedagogical activity, its implementation can have a meaningful impact on students' lives by providing an approach that prepares them for personal and relational experiences. In this context, the present study aims to analyze the implementation of a sex education course in a school located in the interior of Pernambuco. A descriptive case study was conducted using a qualitative methodology, with interviews carried out with the teacher responsible for the subject.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0009-0004-2363-8055pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC TAYNA GUILHERME SANTIAGO MOREIRA.pdf512,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons