Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65208
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | MOREIRA, Tayná Guilherme Santiago | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-19T18:25:29Z | - |
dc.date.available | 2025-08-19T18:25:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-15 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, T. G. S. Implantação da disciplina de educação sexual nas escolas: um estudo de caso. 2025. TCC - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65208 | - |
dc.description.abstract | A educação sexual no Brasil nos últimos tempos, vem se tornando objeto de embates, discussões, divergências de opiniões e grandes polêmicas. Na vida cotidiana, o patriarcado e algumas concepções religiosas são alguns dos fatores que influenciam diretamente nos comportamentos e valores sobre sexualidade e, no ambiente escolar dificultam propostas e iniciativas de efetiva aplicação da educação sexual nas escolas. Embora haja grandes questionamentos sobre essa atividade pedagógica, sua efetivação pode influir na vida de estudantes, construindo uma abordagem que pode prepará-los para vivências pessoais e relacionais. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar a implantação da disciplina de educação sexual em uma escola do interior de Pernambuco. Foi realizado um estudo de caso descritivo, por meio de metodologia qualitativa, sendo realizadas entrevistas com a responsável pela disciplina. docente | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Implantação da disciplina de educação sexual nas escolas: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1444850252098570 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8308573861640975 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sex education in Brazil has recently become the subject of debates, discussions, differing opinions, and major controversies. In everyday life, patriarchy and certain religious beliefs are some of the factors that directly influence behaviors and values related to sexuality, and within the school environment, they hinder proposals and initiatives for the effective implementation of sex education in schools. Although there are significant questions surrounding this pedagogical activity, its implementation can have a meaningful impact on students' lives by providing an approach that prepares them for personal and relational experiences. In this context, the present study aims to analyze the implementation of a sex education course in a school located in the interior of Pernambuco. A descriptive case study was conducted using a qualitative methodology, with interviews carried out with the teacher responsible for the subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0009-0004-2363-8055 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC TAYNA GUILHERME SANTIAGO MOREIRA.pdf | 512,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons