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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65111

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Maria Amélia de-
dc.contributor.authorMACEDO, Maria Izabel de Freitas-
dc.date.accessioned2025-08-15T23:56:27Z-
dc.date.available2025-08-15T23:56:27Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.date.submitted2025-07-01-
dc.identifier.citationMACEDO, Maria Izabel de Freitas. Convívio escolar de crianças e adolescentes hospitalizados. 2025. 24 f. TCC (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65111-
dc.description.abstractIntrodução: O adoecimento e a hospitalização afetam o convívio escolar das crianças e adolescentes, gerando experiências que provocam ansiedade e sofrimento. Gestores e profissionais de saúde devem apoiar práticas participativas de cuidado que atendam às necessidades ampliadas na pediatria, como objetivo à educação mediada pela pedagogia hospitalar. Objetivo: O estudo teve como objetivo descrever o convívio escolar de crianças e adolescentes hospitalizadas e a associação com níveis de ansiedade e variáveis sociodemográficas. Metodologia: Pesquisa transversal, quantitativa e analítica, desenvolvida na Enfermaria Pediátrica de um hospital escola público de Pernambuco, com crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, com e sem condição crônica e seus acompanhantes responsáveis. Foram utilizados três instrumentos para coleta: Revised children´s manifest anxiety scale – RCMAS – Escala de ansiedade infantil – “O que penso e sinto”; Questionnaire for Identifying Children With Chronic Conditions-Revised (QuICCC-R) e um questionário com dados escolares, sociodemográficos e clínicos. A análise estatística foi descritiva e inferencial. Resultados e Discussões: Observou-se que os pacientes pediátricos enfrentam obstáculos durante a internação, pois o processo de escolarização é interrompido devido à ausência de classe hospitalar instaurada. Além disso, houve prevalência de sintomas ansiosos em meninas e maior tempo de exposição às telas. Conclusão: Portanto, notou-se que a ausência da classe hospitalar e da continuidade dos estudos durante o internamento de pacientes pediátricos, associada ao uso excessivo de telas, contribuiu para o surgimento de sintomas ansiosos, principalmente em meninas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCriança Hospitalizadapt_BR
dc.subjectServiço Hospitalar de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectEnfermagem Pediátricapt_BR
dc.titleConvívio escolar de crianças e adolescentes hospitalizadospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coHOLANDA, Eliane Rolim de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0942179678608393pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7500692778673438pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Illness and hospitalization affect the school life of children and adolescents, generating experiences that provoke anxiety and suffering. Managers and health professionals should support participatory care practices that meet the expanded needs in pediatrics, with the aim of education mediated by hospital pedagogy. Objective: The study aimed to describe the school life of hospitalized children and adolescents and the association with anxiety levels and sociodemographic variations. Methodology: Cross-sectional, quantitative and analytical research, developed in the Pediatric Ward of a public teaching hospital in Pernambuco, with children and adolescents aged 6 to 18 years, with and without chronic conditions and their responsible companions. Three instruments were used for collection: Revised Childhood Anxiety Scale – RCMAS – Childhood Anxiety Scale – “What I Think and Feel”; Questionnaire for Identification of Children with Chronic Conditions-Revised (QuICCC-R); and a questionnaire with school, sociodemographic and clinical data. Statistical analysis was descriptive and inferential. Results and Discussion: It was observed that pediatric patients face obstacles during hospitalization, as the schooling process is interrupted due to the absence of hospital classes. In addition, there was a prevalence of anxiety symptoms in girls and greater time of exposure to screens. Conclusion: Therefore, it was noted that the absence of hospital classes and continuity of studies during the hospitalization of pediatric patients, associated with excessive use of screens, contributes to the emergence of anxiety symptoms, especially in girls.pt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1613641327840136pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0340-7776pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

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TCC Maria Izabel de Freitas Macêdo.pdf
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