Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65065

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCouto, Ana Carolina Nunes do-
dc.contributor.authorAndrade, Adelson Lins-
dc.date.accessioned2025-08-14T14:09:18Z-
dc.date.available2025-08-14T14:09:18Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-08-14-
dc.identifier.citationAndrade, Adelson Lins. A importância da vivência no grupo "A Trombonada" para o aprendizado musical: um relato de experiência. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65065-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo documentar meu processo de aluno de música para músico profissional, com ênfase no grupo “A Trombonada” como o ambiente propício para essa transformação. A pesquisa abordou a prática deliberada e o aprendizado em grupo, além do contexto de aprendizagem em estúdio, uma vez que meu processo se iniciou em ensaios preparatórios para uma apresentação artística profissional. A fundamentação teórica incluiu discussões sobre o aprendizado de músicos populares, procedimentos metodológicos para a educação musical, aprendizado musical em home studio, prática musical e planejamento da performance, e a investigação sobre a prática deliberada e informal. Este trabalho destacou a importância do aprendizado em grupo, da prática deliberada e do ambiente de estúdio no desenvolvimento musical.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectA Trombonadapt_BR
dc.subjectPrática Deliberadapt_BR
dc.subjectAprendizagem em Grupopt_BR
dc.titleA importância da vivência no grupo A Trombonada para o aprendizado musical: Um relato de experiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1026274841563702pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1207366985465257pt_BR
dc.description.abstractxThis final project aimed to document my process from music student to professional musician, emphasizing the group “A Trombonada” as the ideal environment for this transformation. The research addressed deliberate practice and group learning, as well as the context of studio learning, given that my process began in preparatory rehearsals for a professional artistic performance. The theoretical framework included discussions on the learning of popular musicians, methodological procedures for music education, musical learning in home studios, musical practice and performance planning, and investigations into deliberate and informal practice. This work highlighted the importance of group learning, deliberate practice, and the studio environment in musical development.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0005-6580-3968pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Adelson Lins Andrade.pdf7,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons