Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65051
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Priscylla Karoline de | - |
dc.contributor.author | CALADO, João Manuel de Souza Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T21:20:50Z | - |
dc.date.available | 2025-08-13T21:20:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-12 | - |
dc.identifier.citation | CALADO, João Manuel. Potencialidades dialógicas entre a educação ambiental e a geografia escolar: desafios e possibilidades diante da crise socioambiental do século XXI. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65051 | - |
dc.description.abstract | Diante do atual cenário é bastante perceptível que uma crise socioambiental sem precedentes está instaurada, com seus efeitos sendo observados e sentidos em múltiplas escalas de vivência. No contexto atual, torna-se urgente buscar alternativas que permitam o desenvolvimento nos indivíduos de uma consciência socioambiental e que possibilitem a (re)construção de práticas socioambientais responsáveis e sustentáveis pelo mundo, especialmente no Brasil, nosso território de vivência que tanto é afetado por essas problemáticas. Para isso, é essencial que a Educação Ambiental (EA), temática de elevada necessidade e potencialidade contemporânea, seja trabalhada em múltiplos espaços e instituições dentro da sociedade, devido a sua ampla capacidade crítica-reflexiva. A EA adquire ainda maior potencialidade ao ser trabalhada na Educação Básica, etapa em que a construção do conhecimento, valores e a formação cidadã dos indivíduos está em amplo processo de desenvolvimento. Nesse sentido, é essencial que a Educação Ambiental seja trabalhada de forma transversal às diversas áreas do conhecimento como preconizam os principais documentos normativos da Educação Básica brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Perante esse amplo campo de possibilidades, potencialidades e áreas do conhecimento para o trabalho da Educação Ambiental na Educação Básica, a Geografia escolar se destaca, pois tem como seu objeto de estudo as inter-relações entre os seres humanos e a natureza no espaço geográfico, além de permitir a ampliação do entendimento de múltiplos contextos e realidades. O trabalho se propõe a analisar e refletir acerca das potencialidades dialógicas entre a Educação Ambiental e a Geografia escolar na visão dos professores de Geografia, em formação inicial e já formados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participantes da oficina colaborativa. Dessa forma, os resultados obtidos permitiram compreender a visão desses professores diante das potencialidades dialógicas entre a EA e a Geografia escolar, oferecendo subsídios que permitam o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais assertivas, impulsionando, cada vez mais, essas potencialidades diante de um cenário socioambiental caótico. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.title | Potencialidades dialógicas entre a educação ambiental e a geografia escolar : desafios e possibilidades diante da crise socioambiental do século XXI | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BOTÊLHO, Lucas Antônio Viana | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4871071364539381 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7399667580194286 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Considering the current scenario, it is quite evident that an unprecedented socio environmental crisis is underway, with its effects being observed and felt at multiple levels. In the current context, it is urgent to seek alternatives that foster the development of socio environmental awareness in individuals and enable the (re)construction of responsible and sustainable socio-environmental practices worldwide, especially in Brazil, our homeland, which is so deeply affected by these issues. To this end, it is essential that Environmental Education (EE), a topic of great contemporary need and potential, be implemented in multiple spaces and institutions within society, due to its broad critical-reflective capacity. EE gains even greater potential when implemented in Basic Education, a stage in which the construction of knowledge, values, and the development of citizenship is in a broad process of development. Therefore, it is essential that Environmental Education be implemented across the various areas of knowledge, as recommended by the main normative documents for Brazilian Basic Education, such as the National Common Curricular Base (BNCC). Given this broad field of possibilities, potentialities, and areas of knowledge for Environmental Education in Basic Education, school geography stands out, as its object of study is the interrelationships between humans and nature in geographic space, in addition to allowing for a broader understanding of multiple contexts and realities. This work aims to analyze and reflect on the dialogic potentialities between Environmental Education and school geography from the perspective of geography teachers, both in pre-service and those already trained at the Federal University of Pernambuco (UFPE) who participated in the collaborative workshop. Thus, the results obtained allowed us to understand these teachers' perspectives on the dialogic potentialities between Environmental Education and school geography, offering support for the development of more assertive pedagogical practices, increasingly fostering these potentialities in a chaotic socio-environmental scenario. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1635677114023712 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4653-6719 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MONOGRAFIA - JOÃO MANUEL DE SOUZA MARINHO CALADO - LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons