Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65050
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GODOY, Gustavo Pina | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Lavínya Maria Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T20:06:22Z | - |
dc.date.available | 2025-08-13T20:06:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-13 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Lavínya Maria Silva de. Incorporação da laserterapia como conteúdo curricular nos cursos de odontologia do Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65050 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo avaliar e compreender o panorama atual do ensino sobre os Lasers em Odontologia nas matrizes curriculares do Brasil. Trata-se de um estudo transversal, aprovado pelo Comitê em Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (Parecer: 6.580.079). Metodologicamente, foi realizada a busca pelos dados de Instituições de Ensino Superior (IES) de Odontologia ativas no Brasil, cadastradas no site do Ministério da Educação (e-MEC), além da visita dos sites dos respectivos cursos. Após essa etapa, foi enviado um formulário com questões sobre o tema, a fim de identificar se existe algum componente curricular que envolva a laserterapia. Como critério de inclusão foram considerados todos os cursos de Odontologia brasileiros ativos até dezembro de 2022, de instituições públicas ou privadas, totalizando 541. Os dados foram analisados por estatística descritiva através de suas frequências absolutas e percentuais. Foram obtidas 59 respostas ao formulário. Quando questionados se existe algum componente curricular específico sobre o uso dos lasers, apenas 37,3% das IES disseram que sim, sendo a maioria com abordagem eletiva/optativa e teórico-prático. Quanto aos períodos em que são ofertadas, observou-se a distribuição entre 3º e 10º período, sendo mais presente no 8º, com carga horária variando de 2 a 216 horas. Apesar dos benefícios já reconhecidos da laserterapia, observa-se uma baixa incorporação dessa temática nas matrizes curriculares dos cursos de Odontologia analisados. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Lasers | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Incorporação da laserterapia como conteúdo curricular nos cursos de odontologia do Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MELO, Maria Cecília Freire de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0021453306281254 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5655149996985928 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to evaluate and understand the current teaching landscape of lasers in dentistry in Brazilian curricula. This is a cross-sectional study approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco (Opinion: 6,580,079). Methodologically, a search was carried out for data on active Higher Education Institutions (HEIs) in Dentistry in Brazil, registered on the Ministry of Education's website (e-MEC), as well as a visit to the websites of the respective courses. After this stage, a form was sent out with questions on the subject, in order to identify whether there were any curricular components involving laser therapy. Inclusion criteria were all Brazilian dentistry courses active until December 2022, from public or private institutions, totaling 541. The data was analyzed by descriptive statistics using absolute and percentage frequencies. A total of 59 responses were obtained. When asked if there was a specific curriculum component on laser use, only 37.3% of HEIs responded, with the majority offering elective/optional and theoretical-practical approaches. Regarding the semesters in which laser therapy is offered, the distribution was observed between the 3rd and 10th semesters, with a higher frequency in the 8th semester, with course loads ranging from 2 to 216 hours. Despite the already recognized benefits of laser therapy, this topic is rarely incorporated into the curricula of the dentistry programs analyzed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Odontologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0534568055943335 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3549-7630 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LAVINYA MARIA SILVA DE ARAUJO.pdf Item embargado até 2026-08-14 | 547,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons