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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65007

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Poliana Coelho-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Brenda Roberta Santos do-
dc.date.accessioned2025-08-12T18:51:47Z-
dc.date.available2025-08-12T18:51:47Z-
dc.date.issued2025-07-03-
dc.date.submitted2025-08-11-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Brenda. Seletividade alimentar e aspectos nutricionais em crianças com o transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão narrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65007-
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi revisar a literatura científica sobre a seletividade alimentar e aspectos nutricionais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando conceitos, manifestações clínicas e atualidades relacionadas ao tema. Buscou-se compreender a seletividade alimentar presente na maioria das crianças com TEA, condição que compromete a diversidade alimentar, a ingestão adequada de nutrientes essenciais como, vitaminas e minerais, e que pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento cognitivo, físico e imunológico da criança. Utilizou- se uma revisão narrativa da literatura, com busca de artigos indexados nas bases de dados eletrônicos SciELO, Pubmed, Plataforma de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, publicados entre os anos de 2017 e 2025. Os critérios de inclusão englobaram estudos que abordam a seletividade em crianças com TEA, seus impactos nutricionais e estratégias nutricionais utilizadas para minimizar esses comportamentos alimentares. Os resultados da revisão indicam que estratégias tais como: Educação alimentar e nutricional, terapias baseadas em reforço positivo e integrações sensoriais mostram-se eficazes na promoção de mudanças no comportamento alimentar, quando aplicadas de forma individualizada e multidisciplinar. Ademais, conclui-se que é imprescindível a participação familiar para o sucesso das intervenções nutricionais, sendo necessárias abordagens voltadas para a capacitação de pais e cuidadores. Além disso, abordagens como suplementação de nutrientes específicos como ômega-3 e vitamina D, e dietas específicas como a dieta sem glúten e caseína (SGSC), a dieta cetogênica e outras dietas restritivas também demonstraram benefícios para o tratamento. No entanto, são necessários estudos mais rigorosos para consolidar essas intervenções como parte do tratamento clínico.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectSeletividade alimentarpt_BR
dc.subjectEstado nutricionalpt_BR
dc.subjectEstratégias nutricionaispt_BR
dc.titleSeletividade alimentar e aspectos nutricionais em crianças com o transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão narrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9196345444973053pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study was to review the scientific literature on food selectivity and nutritional aspects in children with Autism Spectrum Disorder (ASD), addressing concepts, clinical manifestations, and current events related to the topic. The aim was to understand the food selectivity present in most children with ASD, a condition that compromises dietary diversity and the adequate intake of essential nutrients such as vitamins and minerals, and that can impair the child’s growth and cognitive, physical, and immunological development. A narrative review of the literature was used, with a search for articles indexed in the electronic databases SciELO, Pubmed, CAPES Journal Platform, and Google Scholar, published between 2017 and 2025. The inclusion criteria included studies that address selectivity in children with ASD, its nutritional impacts, and nutritional strategies used to minimize these eating behaviors. The results of the review indicate that strategies such as food and nutrition education, positive reinforcement-based therapies, and sensory integrations are effective in promoting changes in eating behavior when applied in an individualized and multidisciplinary manner. Furthermore, it is concluded that family participation is essential for the success of nutritional interventions, requiring approaches aimed at training parents and caregivers. In addition, approaches such as supplementation of specific nutrients such as omega-3 and vitamin D, and specific diets such as the gluten- free and casein-free diet (GFCD), the ketogenic diet, and other restrictive diets have also shown benefits for treatment. However, more rigorous studies are needed to consolidate these interventions as part of clinical treatment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DNT) - Departamento de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Nutriçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

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