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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64990
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Roberta Duarte da | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Dara Régis Santos do | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-11T21:30:43Z | - |
dc.date.available | 2025-08-11T21:30:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-21 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Dara Régis Santos do. Navegando nas trilhas digitais: educação patrimonial através do aplicativo Goosechase. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64990 | - |
dc.description.abstract | Este artigo, apresentado como trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo debater sobre as questões patrimoniais dentro de sala de aula, a partir do uso do aplicativo Goosechase como um facilitador do ensino patrimonial. O trabalho evidencia os conceitos de memória e consciência histórica, tão importantes para o ensino e aprendizagem da História, problematizando a preservação e o esquecimento de bens de natureza material e imaterial. Dialoga, ainda, com os pontos positivos e negativos do avanço do mundo digital, apresentando as possibilidades do uso da tecnologia. Assim, acreditamos que as plataformas digitais se apresentam como ferramentas interessantes a serem utilizadas pelo professor, e, unidos ao mundo lúdico dos jogos, mostram-se eficazes na compreensão da história. Logo, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento de um roteiro de caça ao tesouro por meio do aplicativo Goosechase, introduzindo percepções e narrativas dos contextos em que os alunos estão inseridos, buscando, dessa forma, contribuir com a formação dos sujeitos de maneira interativa, valorizando o patrimônio cultural entre os estudantes e avaliando a aplicabilidade da trilha no ensino de história. Por fim, entende o uso do aplicativo como um facilitador para o entendimento dos conceitos patrimoniais, enfatizando o recurso tecnológico dentro de uma perspectiva de gamificação no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Consciência histórica | pt_BR |
dc.title | Navegando nas trilhas digitais : educação patrimonial através do aplicativo Goosechase | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7739356001212442 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6100250670524066 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article, presented as a final project, aims to discuss heritage issues in the classroom, using the Goosechase app as a facilitator of heritage education. The work highlights the concepts of memory and historical awareness, which are so important for teaching and learning History, problematizing the preservation and forgetting of material and immaterial assets. It also discusses the positive and negative aspects of the advancement of the digital world, presenting the possibilities of using technology. Thus, we believe that digital platforms present themselves as interesting tools to be used by teachers, and, combined with the playful world of games, they prove to be effective in understanding history. Therefore, this work proposes the development of a treasure hunt script through the Goosechase app, introducing perceptions and narratives of the contexts in which students are inserted, thus seeking to contribute to the formation of subjects in an interactive way, valuing cultural heritage among students and evaluating the applicability of the trail in history teaching. Finally, it understands the use of the application as a facilitator for understanding heritage concepts, emphasizing the technological resource within a gamification perspective in the school environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-4767-4593 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - História (Licenciatura) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Dara Régis Santos do Nascimento.pdf | 591,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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