Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64976

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Flaviano Maciel-
dc.contributor.authorGELPKE, Gabriel Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-11T14:01:47Z-
dc.date.available2025-08-11T14:01:47Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2025-08-07-
dc.identifier.citationGELPKE, Gabriel. Homero presente: representações da épica arcaica em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64976-
dc.description.abstractO seguinte trabalho tem como objetivo a análise de Homero e de suas duas epopeias, Ilíada e Odisseia, em três livros didáticos utilizados por escolas renomadas do Ensino Médio brasileiro. Para tanto, dividimos nossos esforços em três frentes. A primeira explora o legado crítico e cultural que a nós chegou acerca dessas duas obras, mobilizando autores como Jaeger (2020), Krausz (2007) e Lesky (1998). Buscamos, aqui, uma compreensão inicial sobre aquele que chamam Homero, suas possíveis origens, os traços de produção oral dos épicos, bem como as características formais de seus poemas, a natureza de seus personagens ou de seu canto. A segunda mune-nos dos critérios a partir dos quais direcionaremos nosso olhar sobre o material didático, sua redação e suas questões levantadas para estimular o aprendizado. Utilizamos, em tal seção, os postulados de Bunzer (2005), Chavel (2014), e Marcuschi (2008) como guias de uma prática dialógica e ancorada na realidade atual dos discentes de ensino de literatura. Nesse viés, os PCNs-EM (2000) e a BNCC-EM (2017) oferecem as competências e habilidades que devem ser estimuladas no estudante nesse período de vida. Por fim, empreendemos a análise propriamente dita, descobrindo nos materiais estudados uma série de informações omitidas, imprecisas, uma presença ínfima dos textos homéricos, pouquíssimo diálogo com a contemporaneidade, e, por fim, questões avaliativas que falham no desenvolvimento do senso crítico e estéticos dos alunos. Assim, ensejamos fomentar a pesquisa e análise desse material que atinge milhares de estudantes e molda, positiva ou negativamente, o imaginário da população sobre a literatura arcaica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHomeropt_BR
dc.subjectPoesia épicapt_BR
dc.subjectLivro didático de portuguêspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleHomero presente: representações da épica arcaica em livros didáticos do primeiro ano do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0098605549471639pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriel Oliveira Gelpke.pdf3,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons