Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64976
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Flaviano Maciel | - |
dc.contributor.author | GELPKE, Gabriel Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-11T14:01:47Z | - |
dc.date.available | 2025-08-11T14:01:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-07 | - |
dc.identifier.citation | GELPKE, Gabriel. Homero presente: representações da épica arcaica em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64976 | - |
dc.description.abstract | O seguinte trabalho tem como objetivo a análise de Homero e de suas duas epopeias, Ilíada e Odisseia, em três livros didáticos utilizados por escolas renomadas do Ensino Médio brasileiro. Para tanto, dividimos nossos esforços em três frentes. A primeira explora o legado crítico e cultural que a nós chegou acerca dessas duas obras, mobilizando autores como Jaeger (2020), Krausz (2007) e Lesky (1998). Buscamos, aqui, uma compreensão inicial sobre aquele que chamam Homero, suas possíveis origens, os traços de produção oral dos épicos, bem como as características formais de seus poemas, a natureza de seus personagens ou de seu canto. A segunda mune-nos dos critérios a partir dos quais direcionaremos nosso olhar sobre o material didático, sua redação e suas questões levantadas para estimular o aprendizado. Utilizamos, em tal seção, os postulados de Bunzer (2005), Chavel (2014), e Marcuschi (2008) como guias de uma prática dialógica e ancorada na realidade atual dos discentes de ensino de literatura. Nesse viés, os PCNs-EM (2000) e a BNCC-EM (2017) oferecem as competências e habilidades que devem ser estimuladas no estudante nesse período de vida. Por fim, empreendemos a análise propriamente dita, descobrindo nos materiais estudados uma série de informações omitidas, imprecisas, uma presença ínfima dos textos homéricos, pouquíssimo diálogo com a contemporaneidade, e, por fim, questões avaliativas que falham no desenvolvimento do senso crítico e estéticos dos alunos. Assim, ensejamos fomentar a pesquisa e análise desse material que atinge milhares de estudantes e molda, positiva ou negativamente, o imaginário da população sobre a literatura arcaica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Homero | pt_BR |
dc.subject | Poesia épica | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de português | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.title | Homero presente: representações da épica arcaica em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0098605549471639 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gabriel Oliveira Gelpke.pdf | 3,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons