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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64951

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUEDES, Tatiane Gomes-
dc.contributor.authorFERNANDES, Gabriel Arruda de Souza-
dc.date.accessioned2025-08-08T13:35:26Z-
dc.date.available2025-08-08T13:35:26Z-
dc.date.issued2025-06-02-
dc.identifier.citationFERNANDES, Gabriel Arruda de Souza. Desenvolvimento, validação e avaliação de microvídeos educacionais para promoção da autoeficácia em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes/jovens surdos.2025. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64951-
dc.description.abstractNo Brasil, o aumento das infecções sexualmente transmissíveis e das gestações não planejadas entre adolescentes configura importante problema de saúde pública. Esse cenário torna-se ainda mais preocupante quando se consideram os adolescentes surdos, que enfrentam barreiras significativas de comunicação e acesso à informação em saúde. Diante disso, torna-se urgente o desenvolvimento de propostas educacionais acessíveis que abordem questões de saúde sexual e reprodutiva, adaptadas à Língua Brasileira de Sinais e veiculadas em plataformas atrativas para esse público. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo descrever o processo de desenvolvimento, validação e avaliação de microvídeos educacionais para promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes/jovens surdos. Trata-se de estudo metodológico, para desenvolvimento, elaboração, validação e avaliação de microvídeos em saúde, desenvolvido em três etapas principais: (1) elaboração dos microvídeos e (2) validação com juízes e (3) avaliação com o público-alvo. O percurso metodológico seguido para o desenvolvimento dos vídeos se baseou nos estudos de Susan Fleming, sistematizados em três fases: pré-produção, produção e pós-produção. Na fase de pré-produção, foram definidos os temas relevantes à educação sexual e reprodutiva de adolescentes surdos, com a construção da sinopse, do argumento e do roteiro. Na fase de produção, os microvídeos foram desenvolvidos por equipe especializada em produção audiovisual, através da técnica de animação em 3D. Realizou-se validação de conteúdo e aparência, por juízes das áreas de enfermagem, pedagogia e design. A amostra foi composta por 23 especialistas. A avaliação semântica foi conduzida junto ao público-alvo, sendo composta por 12 surdos do curso de Letras Libras da UFPE. As variáveis sociodemográficas foram analisadas por meio de frequências absolutas e relativas, bem como por medidas de tendência central e dispersão. Para validação de conteúdo, utilizou- se do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, com o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo por item e total, obtido pela média dos índices individuais. Adicionalmente, aplicou-se o teste binomial. Para validação de aparência, adotou-se o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde, cujos dados foram analisados por meio de frequências absolutas e percentuais. O Índice de Validação de Aparência foi calculado. O nível mínimo de concordância estipulado para ambas as validações foi de 85%. A avaliação semântica foi realizada com adolescentes surdos, que foram questionados quanto à relevância e à adequação do material, com objetivo de verificar compreensão e pertinência. Para isso, utilizou-se da adaptação do instrumento validado DISABKIDS. A coleta de dados ocorreu após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Foram desenvolvidos três microvídeos, com duração média de 60 segundos, com os temas infecções sexualmente transmissíveis, uso do preservativo interno e uso do preservativo externo. O índice de validação de conteúdo total obtido foi de 0,891, com todos os itens apresentando índice superior a 0,85. Quanto ao Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional, todos os itens obtiveram índice de validação de aparência superior a 0,85. Na avaliação semântica, os 12 adolescentes surdos participantes consideraram, de forma geral, que os vídeos eram “muito bons”; 100% dos entrevistados avaliaram os temas abordados como importantes para o esclarecimento de questões relacionadas à saúde sexual e reprodutiva. Em relação à compreensão das cenas, 66,7% afirmaram não ter tido dificuldades, enquanto três participantes relataram alguma dificuldade. A tecnologia educacional desenvolvida foi, portanto, considerada válida pelos juízes e positivamente avaliada pelos adolescentes surdos. Para o enfermeiro, o uso de tecnologias educacionais validadas cientificamente é fundamental para promoção de saúde. Recomenda-se a continuidade do estudo, com intuito de verificar a efetividade da tecnologia na promoção da autoeficácia em saúde sexual e reprodutiva entre adolescentes surdos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectSaúde sexualpt_BR
dc.subjectSaúde reprodutivapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectFilme e vídeo educativopt_BR
dc.titleDesenvolvimento, validação e avaliação de microvídeos educacionais para promoção da autoeficácia em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes/jovens surdospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5604407052213634pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0197931838619681pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, the increase in sexually transmitted infections and unplanned pregnancies among adolescents constitutes a significant public health issue. This scenario becomes even more concerning when considering deaf adolescents, who face substantial communication barriers and limited access to health information. In light of this, there is an urgent need to develop accessible educational initiatives that address sexual and reproductive health issues, adapted to Brazilian Sign Language (Libras) and disseminated through platforms that are engaging for this audience. In this context, the present study aimed to describe the development, validation, and evaluation process of educational microvideos for the promotion of sexual and reproductive health among deaf adolescents and young people. This is a methodological study focused on the development, creation, validation, and assessment of health-related microvideos, carried out in three main phases: (1) development of the microvideos, (2) validation by expert judges, and (3) evaluation by the target audience. The methodological approach used for video development was based on the framework proposed by Susan Fleming, organized into three phases: pre- production, production, and post-production. In the pre-production phase, relevant topics for sexual and reproductive health education for deaf adolescents were defined, followed by the creation of the synopsis, storyline, and script. During production, the microvideos were created by a team specialized in audiovisual production using 3D animation techniques. Content and appearance validation were conducted by expert judges in the fields of nursing, education, and design. The sample included 23 specialists. Semantic evaluation was carried out with the target audience, consisting of 12 deaf students from the Libras (Brazilian Sign Language) undergraduate program at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Sociodemographic variables were analyzed using absolute and relative frequencies, as well as measures of central tendency and dispersion. Content validation employed the Health Educational Content Validation Instrument, with calculation of the Item-level Content Validity Index (I-CVI) and overall CVI, obtained through the mean of individual indices. Additionally, a binomial test was performed. For appearance validation, the Educational Technology Appearance Validation Instrument was used, with data analyzed using absolute and percentage frequencies. The Appearance Validity Index was also calculated. The minimum agreement level established for both validations was 85%. Semantic evaluation with deaf adolescents included questions regarding the relevance and adequacy of the material, aiming to assess comprehension and pertinence. For this, an adapted version of the validated DISABKIDS instrument was used. Data collection occurred after approval by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco. Three microvideos were developed, with an average duration of 60 seconds, covering the topics of sexually transmitted infections, use of the internal condom, and use of the external condom. The overall content validity index achieved was 0.891, with all items scoring above 0.85. For the Educational Technology Appearance Validation Instrument, all items also exceeded the 0.85 threshold. In the semantic evaluation, the 12 participating deaf adolescents generally rated the videos as "very good"; 100% of respondents considered the topics addressed important for clarifying issues related to sexual and reproductive health. Regarding comprehension of the scenes, 66.7% reported no difficulties, while three participants mentioned some difficulty. The educational technology developed was thus considered valid by the expert judges and positively evaluated by the deaf adolescents. For nurses, the use of scientifically validated educational technologies is essential for health promotion. Continued research is recommended to assess the effectiveness of the technology in promoting self- efficacy in sexual and reproductive health among deaf adolescents.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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