Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64948
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Viviane Colares Soares de Andrade | - |
dc.contributor.author | MOURA, Alana Maíra Saraiva | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T13:32:28Z | - |
dc.date.available | 2025-08-08T13:32:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-07 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Alana Maíra Saraiva. Treinamento de estudantes de odontologia no atendimento de pacientes adolescentes através da Terapia Cognitivo Comportamental: um estudo exploratório. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64948 | - |
dc.description.abstract | A adoção da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) na odontologia contribui para a humanização do atendimento, aprimorando a comunicação e o controle emocional dos pacientes. O uso de tecnologias, como aplicativos de mensagens e materiais digitais, facilita a interação com pacientes adolescentes. Esse estudo teve como objetivo descrever o treinamento de estudantes de odontologia na aplicação de um recurso de TCC numa clínica/escola na abordagem de pacientes adolescentes ansiosos, e avaliar, considerando a percepção dos estudantes, a relação com o uso da técnica na prática clínica. Trata-se de um estudo transversal, que integra o projeto maior “Empatia”, desenvolvido no componente curricular “Integral 2- Atenção ao adolescente” do curso de odontologia da Universidade Federal de Pernambuco. O treinamento dos estudantes incluiu aulas teóricas e aplicação clínica supervisionada com a estratégia TCC com o recurso de um guia digital de materiais informativos, enviados via aplicativo de mensagem. Verificou-se que a maioria dos estudantes considerou as orientações sobre a estratégia de TCC “totalmente esclarecedoras” (73,1%) e “esclarecedoras” (26,9%), demonstrando compreensão do material. No ambiente clínico, 73,1% avaliaram as orientações presenciais como “totalmente satisfatórias” e 80,8% aprovaram o suporte via aplicativo de mensagens. Além disso, 92,3% sentiram-se aptos para aplicar a TCC, embora alguns tenham sugerido mais treinamento prático e material teórico de suporte. Conclui-se que os estudantes de odontologia demonstraram interesse na TCC, relatando mais confiança e habilidades após o treinamento para lidar com pacientes ansiosos. A técnica facilitou a comunicação e promoveu uma abordagem mais humanizada e eficaz. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação em Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Terapia Cognitivo-Comportamental | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade ao Tratamento Odontológico | pt_BR |
dc.title | Treinamento de estudantes de odontologia no atendimento de pacientes adolescentes através da Terapia Cognitivo Comportamental : um estudo exploratório | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVEIRA, Mariana Araújo Coutinho da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3426641349973744 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0000912269667477 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The adoption of Cognitive Behavioural Therapy (CBT) in dentistry contributes to the humanisation of care, improving communication and patients' emotional control. The use of technologies, such as messaging applications and digital materials, facilitates interaction with adolescent patients. This study aimed to describe the training of dental students in the application of a CBT resource in a clinic/school when approaching anxious adolescent patients, and to evaluate, considering the students' perception, the relationship with the use of the technique in clinical practice. This is a cross-sectional study that is part of the larger project “Empathy”, developed within the curricular component “Integral 2 – Adolescent Care” of the dentistry course at the Federal University of Pernambuco. The training of students included theoretical classes and supervised clinical application of the CBT strategy, using a digital guide containing informative materials sent via a messaging application. It was found that most students considered the guidance on the CBT strategy to be “completely enlightening” (73.1%) and “enlightening” (26.9%), demonstrating an understanding of the material. In the clinical environment, 73.1% rated the in-person guidance as “completely satisfactory”, and 80.8% approved the support provided via the messaging application. Additionally, 92.3% felt capable of applying CBT, although some suggested more practical training and additional theoretical support materials. It is concluded that dental students demonstrated an interest in CBT, reporting increased confidence and skills after training to manage anxious patients. The technique facilitated communication and promoted a more humanised and effective approach. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Odontologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5105068871150377 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-9146-4684 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Odontologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Alana Maíra Saraiva Moura.pdf Artículo embargado hasta 2026-08-09 | 5,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons