Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64946

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Germannya D ́Garcia Araújo-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Lisandra Batista do-
dc.date.accessioned2025-08-08T13:30:11Z-
dc.date.available2025-08-08T13:30:11Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Lisandra Batista do. Avaliação afetiva de produtos de cutelaria: o estudo de caso da marca HERDMAR - PT. 2024. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64946-
dc.description.abstractAs expressões culturais de uma sociedade se materializam em seus comportamentos e hábitos, a exemplo do uso de louças, toalhas e talheres para vestir à mesa no momento das refeições. Essa prática cumpre um importante rito simbólico social, e os artefatos comunicam através de seus aspectos estéticos. Uma vez que todo julgamento é guiado pelos afetos, o comportamento à mesa está diretamente ligado aos fatores emocionais de sua relação com os artefatos. Partindo-se da premissa de que avaliar o impacto emocional dos artefatos nos usuários se faz necessário à medida que o afeto se apresenta como uma nova dimensão do design para o bem-estar. A presente pesquisa, objetiva avaliar as emoções evocadas por um grupo de usuários brasileiros residentes em Recife no primeiro contato com artefatos de cutelaria da marca HERDMAR®. O estudo está ancorado em um projeto de cooperação internacional iniciado em 2021 entre os pesquisadores portugueses do Laboratório de Paisagem, Patrimônio e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho Portugal e os pesquisadores brasileiros do Laboratório de Design O Imaginário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Laboratório de Ergonomia e interfaces FAAC- UNESP (Campus Bauru) com o objetivo de agregar valor aos artefatos da industrial cuteleira da empresa HERDMAR a partir dos aspectos esteticos configuracionais identificados em seus produtos de catálogo. A pesquisa, de caráter qualitativa, utilizou princípios da neurociência no desenvolvimento de um protocolo baseado na mensuração de respostas fisiológicas (inconscientes) associadas às respostas verbalizadas (conscientes) quando no contato com artefatos em laboratório. O método da pesquisa foi composto por três fases distintas: exploratória, analítica e comparativa em nove etapas: 1. Seleção dos Atributos e Descrição das Características dos Produtos; 2. Análise Sincrônica dos atributos técnicos da Amostra de Produtos; 3. Planejamento e Cronograma da Coleta; 4. Autorização do Comitê de Ética (CEP) da UFPE; 5. Seleção e Recrutamento dos Voluntários; 6. Coleta de Dados através da análise psicométrica de bem-estar Psicológico, a Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS) e perguntas abertas e fechadas para a avaliação subjetiva, e os dispositivos de Atividade Eletrodérmica (EDA) e EEG (Eletroencefalografia) para mensuração das reações fisiológicas; 7.Tratamento dos Dados; 8. Análise dos Dados Tratados, e; 9. Cruzamento dos resultados. A coleta de dados ocorreu em ambiente laboratorial controlado com adesão de 19 voluntários dos gêneros feminino (9), masculino (9) e não-binário (1), onde 14 deles tinham entre 25 e 35 anos de idade. Todos nascidos no Nordeste Brasileiro, com níveis de escolaridade entre ensino médio completo e pós-graduação completa, financeiramente ativos e de diferentes profissões. Os resultados da pesquisa revelam que o público jovem residente na cidade do Recife, Brasil, tende a preferir talheres com um estilo tradicional. O conjunto OSLO, é caracterizado por formas alongadas, extremidades do cabo mais ovaladas, superfície lisa, sem o tratamento de superfície PVD. Os conjuntos de talheres com tratamento de superfície PVD foram percebidos como elegantes e sofisticados, porém com uma baixa adesão de preferência. Os talheres com tendência à rejeição apresentavam o padrão estético com a presença de texturas. O conjunto CAIRO possui textura em alto relevo no formato de esferas e foi associado à falta de higiene, desconforto visual e ao toque e ainda gerou fobia em alguns voluntários. O segundo rejeitado foi o NOHC pois o cabo foi considerado feio e falso pelos participantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAvaliação afetivapt_BR
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectRespostas biométricaspt_BR
dc.subjectCutelariapt_BR
dc.titleAvaliação afetiva de produtos de cutelaria : o estudo de caso da marca HERDMAR - PTpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRODRIGUES, Marcelo Cairrão Araújo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5058325118820299pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0237996809524149pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxCultural expressions of a society manifest in its behaviors and habits, such as the use of tableware, tablecloths, and cutlery during meals. This practice fulfills an important social symbolic ritual, and the artifacts communicate through their aesthetic aspects. Given that all judgment is guided by emotions, table behavior is directly linked to the emotional factors of one's relationship with the artifacts. Starting from the premise that evaluating the emotional impact of artifacts on users is necessary as affection emerges as a new dimension of design for well-being, this research aims to assess the emotions evoked by a group of Brazilian users residing in Recife during their first contact with cutlery artifacts from the HERDMAR® brand. The study is anchored in an international cooperation project initiated in 2021 between Portuguese researchers from the Landscape, Heritage, and Territory Laboratory (Lab2PT) at the University of Minho Portugal and Brazilian researchers from the Imaginary Design Laboratory at the Federal University of Pernambuco (UFPE) and the Ergonomics and Interfaces Laboratory at FAAC-UNESP (Bauru Campus) with the goal of adding value to HERDMAR's cutlery artifacts based on the identified configurational aesthetic aspects in their catalog products. The qualitative research utilized principles of neuroscience in developing a protocol based on the measurement of physiological (unconscious) responses associated with verbalized (conscious) responses when in contact with artifacts in the laboratory. The research method comprised three distinct phases: exploratory, analytical, and comparative, with nine stages: 1. Selection of Attributes and Description of Product Characteristics; 2. Synchronic Analysis of the technical attributes of the Product Sample; 3. Planning and Schedule of Data Collection; 4. Authorization from the Ethics Committee (CEP) at UFPE; 5. Selection and Recruitment of Volunteers; 6. Data Collection through psychometric analysis of Psychological Well-being, the Positive and Negative Affect Schedule (PANAS), and open and closed questions for subjective evaluation, as well as Electrodermal Activity (EDA) and Electroencephalography (EEG) devices for measuring physiological reactions; 7. Data Treatment; 8. Analysis of Treated Data, and; 9. Cross-referencing of results. Data collection took place in a controlled laboratory environment with the participation of 19 volunteers of female (9), male (9), and non-binary (1) genders, with 14 of them aged between 25 and 35 years. All were born in Northeast Brazil, with educational levels ranging from completed high school to completed postgraduate studies, financially active, and from various professions. The research results reveal that the young audience residing in the city of Recife, Brazil, tends to prefer traditional-style cutlery, specifically the OSLO set, characterized by elongated shapes, oval-shaped handle ends, smooth surfaces, without PVD surface treatment. Cutlery sets with PVD surface treatment were perceived as elegant and sophisticated, but with low preference. Cutlery with a tendency towards rejection featured an aesthetic pattern with the presence of textures. The CAIRO set has a raised texture in the form of spheres and was associated with lack of hygiene, visual discomfort, and discomfort in touch, and even triggered phobia in some volunteers. The second set rejected was NOHC because the handle was considered ugly and artificial by the participants.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8243956522121701pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lisandra Batista do Nascimento.pdf2,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons