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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64931
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOUZA, Anderson Gomes de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Débora Maria Soares | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T12:28:01Z | - |
dc.date.available | 2025-08-08T12:28:01Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Debora Maria Soares. Identidade de lugar do indivíduo, eu estendido digital e a imagem de destinos turísticos em ambientes de jogos digitais. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64931 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta investigação foi compreender qual o papel que a identidade de lugar do Eu estendido reincorporado em avatares tem na formação de imagens em relação a destinos turísticos em ambientes de jogos digitais. Para atingir este objetivo foi realizado uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. A investigação foi realizada em duas etapas. A primeira correspondeu realização de entrevistas pessoais semiestruturadas com doze jogadores de jogos virtuais naturais da cidade do Recife ou Região Metropolitana. Já a segunda focou na realização de um grupo focal virtual com oito participantes, também jogadores de jogos virtuais, porém naturais de outras regiões do Brasil. Os dados coletados nas duas etapas do estudo foram analisados por meio das técnicas de análise temática dedutiva e análise de conteúdo, respectivamente. Dentre os principais resultados desta pesquisa destaca-se o papel da identidade de lugar dos indivíduos na caracterização dos avatares reincorporados em jogos que apresentam o contexto de simulação de vida. Ainda, em relação aos avatares reincorporados ressalta-se o papel educativo e catalisador, ou seja, potencializador que eles desempenharam na formação de imagens em relação ao destino turístico. O estudo apresenta contribuições tanto acadêmicas como gerenciais. Sob a perspectiva acadêmica, a investigação ajuda a avançar os conhecimentos que envolvem a constituição do Eu estendido em ambientes de jogos virtuais, estabelecendo qual papel a identidade de lugar tem neste processo. Em relação às contribuições gerenciais, a pesquisa sugere que gestores públicos de turismo, profissionais de marketing e desenvolvedores de jogos utilizem os insights do estudo para promover destinos por meio de advergames que usem a identidade de lugar dos avatares reincorporados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Identidade de lugar | pt_BR |
dc.subject | Eu estendido digital | pt_BR |
dc.subject | Avatares | pt_BR |
dc.subject | Reincorporação | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Imagem de destinos turísticos | pt_BR |
dc.title | Identidade de lugar do indivíduo, eu estendido digital e a imagem de destinos turísticos em ambientes de jogos digitais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4323567468068233 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0046828379483932 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo | pt_BR |
dc.description.abstractx | The goal of this investigation was to understand the role that place identity of the extended self, reincorporated into avatars, plays in the formation of destination images in digital gaming environments. To achieve this goal, a qualitative, exploratory-descriptive study was conducted. The research was carried out in two stages. The first involved semi-structured personal interviews with twelve players of virtual games who are natives of the city of Recife or its Metropolitan Region. The second stage focused on conducting a virtual focus group with eight participants, also players of virtual games, but from other regions of Brazil. The data collected in both stages of the study were analyzed using deductive thematic analysis and content analysis, respectively. Among the main findings of this research is the role of individuals' place identity in the characterization of avatars reincorporated into games that simulate life contexts. Furthermore, with regard to the reincorporated avatars, their educational and catalytic — that is, enhancing — role in the formation of images related to tourist destinations is highlighted. The study offers both academic and managerial contributions. From an academic perspective, the research helps advance knowledge regarding the formation of the extended self in virtual gaming environments, establishing the role of place identity in this process. Regarding managerial contributions, the study suggests that public tourism managers, marketing professionals, and game developers use the insights from the research to promote destinations through advergames that incorporate the place identity of reincorporated avatars. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Debora Maria Soares Silva.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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