Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64925
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROHDE, Claudia | - |
dc.contributor.author | NUNES, Maria Auxiliadora de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T17:31:39Z | - |
dc.date.available | 2025-08-07T17:31:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-04 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Maria Auxiliadora de Castro. Biotecnologia agrícola na educação: proposta de sequência didática para ensinar transgênicos no ensino médio. 2025. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64925 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática apoiada na produção de uma cartilha educativa, destinada ao ensino de biotecnologia agrícola, com ênfase nos organismos geneticamente modificados (OGMs), especificamente os transgênicos. A proposta contribui para a promoção da alfabetização científica e do pensamento crítico dos estudantes, por meio de uma abordagem contextualizada, acessível e fundamentada em atividades interativas. A sequência didática contempla conceitos fundamentais sobre OGMs, seus benefícios, possíveis riscos e o processo de produção dos organismos transgênicos. Além disso, propõe estratégias pedagógicas como estudo de caso, debate estruturado e elaboração de mapas mentais para a sistematização dos conteúdos. A cartilha foi elaborada em linguagem adequada ao ensino médio, com o objetivo de favorecer um processo de ensino-aprendizagem mais significativo, promovendo a assimilação de conceitos científicos de forma crítica e reflexiva. Fundamentada em metodologias inovadoras e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a proposta articula os conteúdos ao cotidiano dos estudantes e estimula uma postura ativa diante das questões científicas. De acordo com a literatura, a sequência didática e a cartilha educativa favorecem a aprendizagem significativa, incentivam a argumentação baseada em evidências e contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico. Conclui-se que a proposta constitui um recurso didático com potencial para apoiar o trabalho docente no ensino de Biologia, possibilitando o engajamento dos estudantes e a formação de cidadãos cientificamente alfabetizados. | pt_BR |
dc.format.extent | 72p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Cartilha | pt_BR |
dc.title | Biotecnologia agrícola na educação: proposta de sequência didática para ensinar transgênicos no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6223762316743262 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to develop a didactic sequence based on the production of an educational booklet, aimed at teaching agricultural biotechnology, with emphasis on genetically modified organisms (GMOs), specifically transgenics. The proposal contributes to the promotion of scientific literacy and critical thinking of students, through a contextualized approach, accessible and based on interactive activities. The didactic sequence includes fundamental concepts about GMOs, their benefits, possible risks and the production process of transgenic organisms. In addition, it proposes pedagogical strategies such as case study, structured debate and elaboration of mental maps for the systematization of contents. The booklet was developed in language appropriate to high school, with the aim of promoting a more meaningful teaching-learning process, promoting the assimilation of scientific concepts in a critical and reflexive manner. Based on innovative methodologies and aligned to the National Common Curricular Base (BNCC), the proposal articulates the contents to the daily life of students and stimulates an active attitude towards scientific issues. According to the literature, the didactic sequence and the educational booklet favor meaningful learning, encourage evidence-based argumentation and contribute to the development of critical thinking. It is concluded that the proposal constitutes a didactic resource with potential to support the teaching work in biology teaching, enabling the engagement of students and the training of scientifically literate citizens. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Auxiliadora de Castro Nunes - TCC.pdf | 12,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons