Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64910
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GAMA NETO, Ricardo Borges | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, José Gustavo Moraes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T13:16:00Z | - |
dc.date.available | 2025-08-07T13:16:00Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, José Gustavo Moraes de. O IEGM-Educação utilizado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco e sua relação com qualidade do Ensino Público Municipal medida pelo IDEB. 2025. Dissertação (Mestrado em Política Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64910 | - |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste trabalho é testar a associação entre o desempenho da gestão municipal em educação, mensurado pelo I-Educ, uma das dimensões do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), adotado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos de 2019 e 2021. A variável dependente (VD) do trabalho foi o IDEB e a variável independente (VI) ou explicativa, o I-Educ. O estudo partiu da compreensão do modelo federativo brasileiro, estruturado sob o princípio da descentralização, no qual os entes subnacionais — especialmente os municípios — assumem papel preponderante na oferta da educação infantil e do ensino fundamental. Nesse contexto, o fortalecimento da capacidade de gestão local e o aprimoramento dos mecanismos de controle e avaliação revelam-se determinantes para a efetivação das políticas públicas educacionais fixadas no Plano Nacional de Educação. A metodologia e desenho de pesquisa abordados neste estudo consistiram em análise descritiva da VD e VI, seguida de 6 (seis) regressões para o teste de associação destas variáveis. Como a VI em sua origem é uma variável categórica (os municípios têm notas que os categorizam entre C, C+, B, B + e A), ela foi convertida em variáveis dummies para realizar o teste de regressão. Foram incluídas variáveis de controle para conter os efeitos espúrios sobre a variável dependente: FUNDEB, população municipal, gastos com educação e o IDHM. Os resultados da pesquisa indicaram haver uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre os níveis de efetividade aferidos pelo i-Educ e os desempenhos educacionais mensurados pelo IDEB nos municípios pernambucanos. Tal constatação evidencia que os municípios com melhor avaliação no i-Educ tendem, em média, a apresentar melhores resultados no IDEB, sugerindo que a qualidade da gestão educacional possui impacto relevante sobre o desempenho dos estudantes nas avaliações padronizadas. Esses resultados podem servir para motivar os gestores municipais nas atividades de diagnóstico, monitoramento e avaliação pelo uso de índices e indicadores, fornecendo insumos capazes de orientar a ação pública educacional e promover a governança. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional municipal | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de qualidade | pt_BR |
dc.subject | Tribunal de Contas | pt_BR |
dc.title | O IEGM-Educação utilizado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco e sua relação com qualidade do Ensino Público Municipal medida pelo IDEB | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3912975871322940 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0745797282377260 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective of this study is to test the association between the performance of municipal management in education, measured by I-Educ—one of the dimensions of the Municipal Management Effectiveness Index (IEGM), adopted by the Court of Accounts of Pernambuco—and the results of the Basic Education Development Index (IDEB) in the years 2019 and 2021. The dependent variable (DV) of the study was IDEB, and the independent or explanatory variable (IV) was I-Educ. The research was based on an understanding of the Brazilian federative model, structured under the principle of decentralization, in which subnational entities—particularly municipalities—play a key role in providing early childhood education and elementary education. In this context, strengthening local management capacity and improving control and evaluation mechanisms are crucial for the implementation of public education policies established in the National Education Plan. The methodology and research design adopted in this study consisted of a descriptive analysis of the DV and IV, followed by six regressions to test the association between these variables. Since the IV is originally a categorical variable (municipalities are graded and categorized as C, C+, B, B+, and A), it was converted into dummies variables to perform the regression test. Control variables were included to account for possible effects on the dependent variable: FUNDEB resources, municipal population size, education expenditures, and the Municipal Human Development Index (MHDI). The research results indicated a positive and statistically significant correlation between the levels of effectiveness measured by I-Educ and the educational performance measured by IDEB in municipalities in the state of Pernambuco. This finding demonstrates that municipalities with higher I-Educ ratings tend, on average, to show better IDEB results, suggesting that the quality of educational management impacts student performance in standardized assessments. These results may assist municipal managers in diagnosis, monitoring, and evaluation activities through the use of indices and indicators, providing inputs capable of guiding public educational action. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jose Gustavo Moraes De Almeida.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons