Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64873

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSILVA, Erivonaldo Alves da-
dc.date.accessioned2025-08-06T15:32:07Z-
dc.date.available2025-08-06T15:32:07Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.citationSILVA, Erivonaldo Alves da. Concepções docentes acerca da avaliação saepe : um estudo com professores de matemática no sertão do pajeú – pe. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64873-
dc.description.abstractA avaliação em larga escala e o ensino de Matemática têm sido amplamente debatidos nas últimas décadas, abordando avanços e desafios metodológicos, pesquisas sobre processos de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas e a qualidade da educação sob perspectivas sociais, políticas e culturais, além das tendências atuais da avaliação educacional. Nesse contexto, tem-se como questão-problema desta Dissertação: Quais as concepções de professores de Matemática do Sertão do Pajeú sobre as avaliações em larga escala e seus impactos na prática pedagógica no Ensino Fundamental? Assim, delineamos como objetivo geral analisar as concepções de professoras/es de Matemática do Sertão do Pajeú sobre a Avaliação SAEPE e seus impactos na aprendizagem matemática dos estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental. Do ponto de vista teórico-epistemológico dialogamos com autores que propõem a avaliação como um ato pedagógico e diagnóstico, contrapondo-se a modelos punitivos e classificatórios, além de pesquisas atuais sobre avaliação em larga escala e SAEPE, pautada em uma Revisão Sistemática da Literatura. A pesquisa de campo seguiu uma abordagem qualitativa, o lócus da pesquisa incluiu escolas da rede pública municipal e estadual de Pernambuco, e os participantes foram docentes que atuam no 9o ano do Ensino Fundamental, selecionados por meio de critérios de acessibilidade e disponibilidade. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários online, buscando registrar nuances das experiências e concepções dos professores. A análise dos dados seguiu a técnica de categorização temática, baseada na Análise de Conteúdo. Os principais resultados revelaram concepções múltiplas sobre o SAEPE. Os professores reconheceram a avaliação como um recurso valioso para diagnosticar a aprendizagem e repensar suas práticas, destacando seu potencial para fortalecer o trabalho colaborativo e as estratégias pedagógicas. No entanto, apontaram desafios como a pressão por resultados, o foco excessivo nos testes, a desmotivação dos alunos, a sobrecarga docente e a ausência de formação e suporte institucional. Ressaltaram ainda a importância de reformular o SAEPE, incorporando questões abertas e considerando o contexto local, a fim de torná-lo mais formativo e alinhado à realidade das escolas. Diante do exposto, conclui-se que, para que as avaliações em larga escala cumpram seu papel de forma mais eficaz, é necessário repensar sua aplicação, promovendo uma abordagem mais formativa, alinhada ao contexto local e voltada para a melhoria contínua do ensino e da aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAvaliações em Larga Escalapt_BR
dc.subjectSAEPEpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleConcepções docentes acerca da avaliação saepe : um estudo com professores de matemática no sertão do pajeú – pept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9635471441693695pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxLarge-scale assessment of mathematics teaching has been widely debated in recent decades, addressing methodological advances and challenges, research on teaching- learning processes, pedagogical practices and educational quality based on social, political and cultural perspectives, along with current trends. educational endorsement. In this context, the problem-question of this Dissertation is: What are the conceptions of mathematics teachers from Sertão do Pajeú about large-scale assessments and their impacts on pedagogical practice in elementary school? Thus, our general objective is to analyze the conceptions of mathematics teachers from Sertão do Pajeú regarding the SAEPE Assessment and its impacts on the mathematical learning of 9th grade elementary school students. From a theoretical-epistemological point of view, we dialogued with authors who propose assessment as a pedagogical and diagnostic act, opposing punitive and classificatory models, in addition to current research on large-scale assessment and SAEPE, based on a Systematic Literature Review. The field research followed a qualitative approach, the locus of the research included schools in the municipal and state public schools of Pernambuco, and the participants were teachers who work in the 9th grade of Elementary School, selected through accessibility and availability criteria. Data collection was carried out through online questionnaires, seeking to record nuances of the teachers' experiences and conceptions. Data analysis followed the thematic categorization technique, based on Content Analysis. The main results revealed multiple conceptions about SAEPE. Teachers recognized the assessment as a valuable resource for diagnosing learning and rethinking their practices, highlighting its potential to strengthen collaborative work and pedagogical strategies. However, they pointed out challenges such as pressure for results, excessive focus on tests, student demotivation, teacher overload, and lack of training and institutional support. They also highlighted the importance of reformulating SAEPE, incorporating open-ended questions and considering the local context, in order to make it more formative and aligned with the reality of schools. In view of the above, it is concluded that, for large-scale assessments to fulfill their role more effectively, it is necessary to rethink their application, promoting a more formative approach, aligned with the local context and focused on the continuous improvement of teaching and learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Erivonaldo Alves Da Silva.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons