Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64863

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeão, Gisela da Costa Lima Carneiro-
dc.contributor.authorMelo Júnior, Marcos Antônio de-
dc.date.accessioned2025-08-06T13:48:31Z-
dc.date.available2025-08-06T13:48:31Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.date.submitted2024-10-23-
dc.identifier.citationMelo Júnior, Marcos Antônio de. O Bicho: desenvolvimento visual e narrativo de uma animação do poema de Manuel Bandeira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64863-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso (TCC) visa realizar a etapa de Desenvolvimento Visual e Narrativo de um projeto de animação baseado no poema O bicho, de Manuel Bandeira (1947). O TCC envolve as áreas de animação, motion design e poesia, além de aprimorar as habilidades do autor em desenho e ilustração digital. Ao investigar a obra de Bandeira, principalmente o poema escolhido, o projeto busca uma compreensão mais profunda das questões sociais retratadas no mesmo, destacando também a temática na sociedade contemporânea. Esta compreensão reflete-se no roteiro da animação, que traz uma reflexão sobre sobrevivência e predação entre seres vivos. Para a realização do Desenvolvimento Visual da Animação, foi desenvolvida uma metodologia híbrida baseada no estudo de 2005 de Antônio Fialho, intitulado “DESVENDANDO A METODOLOGIA DA ANIMAÇÃO CLÁSSICA: A arte do desenho animado como empreendimento industrial”, e no livro “Design for motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design”, de Austin Shaw (2015). A conclusão do TCC possibilitou a aquisição de várias habilidades, tais como a melhoria do desenho manual e digital, a compreensão do processo de desenvolvimento de animação, uma percepção maior sobre a obra de Bandeira, a prática de desenvolvimento de roteiro e storyboard, e principalmente, propiciou a conclusão da etapa inicial da animação, que pretende-se produzir futuramente.pt_BR
dc.format.extent118 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento visualpt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectPoemapt_BR
dc.subjectManuel Bandeirapt_BR
dc.subjectO bichopt_BR
dc.titleO Bicho: desenvolvimento visual e narrativo de uma animação do poema de Manuel Bandeira.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Loudovico Soares da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0031169760939941pt_BR
dc.description.abstractxThis final undergraduate project aims to develop the Visual and Narrative phase of an animation project based on the poem O bicho, by Manuel Bandeira (1947). The Project involves the areas of animation, motion design and poetry, in addition to improving the author's skills in digital drawing and illustration. When investigating Bandeira's work, especially the chosen poem, the project seeks a deeper understanding of the social issues portrayed in it, also highlighting the theme in contemporary society. This understanding is reflected in the animation script, which reflects on survival and predation among living beings. To carry out the Visual Development of the Animation, a hybrid methodology was created based on Antônio Fialho's 2005 study, entitled “DESVENDANDO A METODOLOGIA DA ANIMAÇÃO CLÁSSICA: A arte do desenho animado como empreendimento industrial”, and in the book “Design for motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design”, by Austin Shaw (2015). Completing this Final Project enabled the acquisition of several skills such as improving manual and digital drawing, understanding the animation development process, developing a greater perception of Bandeira's work, the practice of script and storyboard development, and mainly, it led to the completion of the initial stage (the visual development phase) of the animation, which the author intends to produce in the future.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrialpt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6365638308547758pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marcos Antônio de Melo Júnior.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons