Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64863
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leão, Gisela da Costa Lima Carneiro | - |
dc.contributor.author | Melo Júnior, Marcos Antônio de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T13:48:31Z | - |
dc.date.available | 2025-08-06T13:48:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.citation | Melo Júnior, Marcos Antônio de. O Bicho: desenvolvimento visual e narrativo de uma animação do poema de Manuel Bandeira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64863 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) visa realizar a etapa de Desenvolvimento Visual e Narrativo de um projeto de animação baseado no poema O bicho, de Manuel Bandeira (1947). O TCC envolve as áreas de animação, motion design e poesia, além de aprimorar as habilidades do autor em desenho e ilustração digital. Ao investigar a obra de Bandeira, principalmente o poema escolhido, o projeto busca uma compreensão mais profunda das questões sociais retratadas no mesmo, destacando também a temática na sociedade contemporânea. Esta compreensão reflete-se no roteiro da animação, que traz uma reflexão sobre sobrevivência e predação entre seres vivos. Para a realização do Desenvolvimento Visual da Animação, foi desenvolvida uma metodologia híbrida baseada no estudo de 2005 de Antônio Fialho, intitulado “DESVENDANDO A METODOLOGIA DA ANIMAÇÃO CLÁSSICA: A arte do desenho animado como empreendimento industrial”, e no livro “Design for motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design”, de Austin Shaw (2015). A conclusão do TCC possibilitou a aquisição de várias habilidades, tais como a melhoria do desenho manual e digital, a compreensão do processo de desenvolvimento de animação, uma percepção maior sobre a obra de Bandeira, a prática de desenvolvimento de roteiro e storyboard, e principalmente, propiciou a conclusão da etapa inicial da animação, que pretende-se produzir futuramente. | pt_BR |
dc.format.extent | 118 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento visual | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Poema | pt_BR |
dc.subject | Manuel Bandeira | pt_BR |
dc.subject | O bicho | pt_BR |
dc.title | O Bicho: desenvolvimento visual e narrativo de uma animação do poema de Manuel Bandeira. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Loudovico Soares da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0031169760939941 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This final undergraduate project aims to develop the Visual and Narrative phase of an animation project based on the poem O bicho, by Manuel Bandeira (1947). The Project involves the areas of animation, motion design and poetry, in addition to improving the author's skills in digital drawing and illustration. When investigating Bandeira's work, especially the chosen poem, the project seeks a deeper understanding of the social issues portrayed in it, also highlighting the theme in contemporary society. This understanding is reflected in the animation script, which reflects on survival and predation among living beings. To carry out the Visual Development of the Animation, a hybrid methodology was created based on Antônio Fialho's 2005 study, entitled “DESVENDANDO A METODOLOGIA DA ANIMAÇÃO CLÁSSICA: A arte do desenho animado como empreendimento industrial”, and in the book “Design for motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design”, by Austin Shaw (2015). Completing this Final Project enabled the acquisition of several skills such as improving manual and digital drawing, understanding the animation development process, developing a greater perception of Bandeira's work, the practice of script and storyboard development, and mainly, it led to the completion of the initial stage (the visual development phase) of the animation, which the author intends to produce in the future. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DDesign) - Departamento de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Design – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6365638308547758 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcos Antônio de Melo Júnior.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons