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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64842
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | FACUNDES, Vera Lúcia Dutra | - |
dc.contributor.author | DIAS, Amanda Gusmão | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-04T22:30:43Z | - |
dc.date.available | 2025-08-04T22:30:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-13 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Amanda Gusmão. Capacitação de profissionais para a utilização de tecnologia educativa na proteção contra o abuso sexual em adolescentes com deficiência intelectual. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64842 | - |
dc.description.abstract | A sexualidade é essencial ao desenvolvimento integral do ser humano e é parte integrante dos direitos sexuais e reprodutivos. A deficiência intelectual afeta o desenvolvimento das pessoas e pode torná-las mais vulneráveis a problemas relacionados à sexualidade, abuso sexual e gravidez indesejada. Este estudo descreve a capacitação de profissionais para a prevenção do abuso sexual em adolescentes com deficiência intelectual por meio das oficinas para utilização tecnologia educacional "Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger". Foi conduzida uma pesquisa-intervenção participativa a partir de oficinas de capacitação de profissionais em sete serviços especializados, que assistem adolescentes vítimas de violência sexual ou com deficiência intelectual, no Recife, Pernambuco. As oficinas foram mediadas pelas pesquisadoras, com carga horária de 4 horas e estruturadas em 5 etapas. Os dados foram coletados por meio de questionário pré e pós oficina, no total tiveram 85 participantes. Os resultados mostraram que a temática foi considerada extremamente relevante (94,1%); abordou completamente as principais questões da prevenção da violência sexual (97,6%); a metodologia foi considerada extremamente efetiva (63,5%), e a oficina contribuiu para o conhecimento sobre o tema (100%). A tecnologia educacional “Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger” se mostrou como um instrumento que favoreceu o aprendizado dos participantes, contribuindo para a prática clínica. Este estudo destaca a importância de capacitar profissionais para lidar com questões de sexualidade em pessoas com deficiência intelectual, visando à prevenção do abuso sexual. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Capacitação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Intelectual | pt_BR |
dc.subject | Educação Sexual | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educativa | pt_BR |
dc.subject | Violência Sexual | pt_BR |
dc.title | Capacitação de profissionais para a utilização de tecnologia educativa na proteção contra o abuso sexual em adolescentes com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4917982766739655 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9261500728399643 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sexuality is essential to the integral development of human beings and is an integral part of sexual and reproductive rights. Intellectual disability affects the development of individuals and can make them more vulnerable to problems related to sexuality, sexual abuse and unwanted pregnancy. This study describes the training of professionals for the prevention of sexual abuse in adolescentes with intellectual disabilities through workshops using educational techonology “Abuse won’t happen: 4 learning to protect yourself”. A participatory intervention research was conducted based on training workshops for professionals in seven specialized services, which assist adolescents who are victims of sexual violence or have intelectual disabilities, in Recife, Pernambuco. The workshops were facilitated by the researchers, lasting 4 hours and structured in 5 stages. Data were collected through pre and post-workshop questionnaires, with a total of 85 participants. The results showed that the topic was considered extremely relevant (94.1%); fully addressed the main issues of preventing sexual violence (97.6%); the methodology was considered extremely effective (63.5%), and the workshop contributed to knowledge on the topic (100%). The educational technology “Abuse will not happen: learning to protect yourself” proved to be effective an instrument that facilitated participants learning, contributing to clinical practice. This study highlights the importance of training professionals to deal with sexuality issues in people with intellectual disabilities, aiming to prevent sexual abuse. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8005-0021 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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