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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFACUNDES, Vera Lúcia Dutra-
dc.contributor.authorDIAS, Amanda Gusmão-
dc.date.accessioned2025-08-04T22:30:43Z-
dc.date.available2025-08-04T22:30:43Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.date.submitted2024-04-13-
dc.identifier.citationDIAS, Amanda Gusmão. Capacitação de profissionais para a utilização de tecnologia educativa na proteção contra o abuso sexual em adolescentes com deficiência intelectual. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64842-
dc.description.abstractA sexualidade é essencial ao desenvolvimento integral do ser humano e é parte integrante dos direitos sexuais e reprodutivos. A deficiência intelectual afeta o desenvolvimento das pessoas e pode torná-las mais vulneráveis a problemas relacionados à sexualidade, abuso sexual e gravidez indesejada. Este estudo descreve a capacitação de profissionais para a prevenção do abuso sexual em adolescentes com deficiência intelectual por meio das oficinas para utilização tecnologia educacional "Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger". Foi conduzida uma pesquisa-intervenção participativa a partir de oficinas de capacitação de profissionais em sete serviços especializados, que assistem adolescentes vítimas de violência sexual ou com deficiência intelectual, no Recife, Pernambuco. As oficinas foram mediadas pelas pesquisadoras, com carga horária de 4 horas e estruturadas em 5 etapas. Os dados foram coletados por meio de questionário pré e pós oficina, no total tiveram 85 participantes. Os resultados mostraram que a temática foi considerada extremamente relevante (94,1%); abordou completamente as principais questões da prevenção da violência sexual (97,6%); a metodologia foi considerada extremamente efetiva (63,5%), e a oficina contribuiu para o conhecimento sobre o tema (100%). A tecnologia educacional “Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger” se mostrou como um instrumento que favoreceu o aprendizado dos participantes, contribuindo para a prática clínica. Este estudo destaca a importância de capacitar profissionais para lidar com questões de sexualidade em pessoas com deficiência intelectual, visando à prevenção do abuso sexual.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCapacitação Profissionalpt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectEducação Sexualpt_BR
dc.subjectTecnologia Educativapt_BR
dc.subjectViolência Sexualpt_BR
dc.titleCapacitação de profissionais para a utilização de tecnologia educativa na proteção contra o abuso sexual em adolescentes com deficiência intelectualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4917982766739655pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9261500728399643pt_BR
dc.description.abstractxSexuality is essential to the integral development of human beings and is an integral part of sexual and reproductive rights. Intellectual disability affects the development of individuals and can make them more vulnerable to problems related to sexuality, sexual abuse and unwanted pregnancy. This study describes the training of professionals for the prevention of sexual abuse in adolescentes with intellectual disabilities through workshops using educational techonology “Abuse won’t happen: 4 learning to protect yourself”. A participatory intervention research was conducted based on training workshops for professionals in seven specialized services, which assist adolescents who are victims of sexual violence or have intelectual disabilities, in Recife, Pernambuco. The workshops were facilitated by the researchers, lasting 4 hours and structured in 5 stages. Data were collected through pre and post-workshop questionnaires, with a total of 85 participants. The results showed that the topic was considered extremely relevant (94.1%); fully addressed the main issues of preventing sexual violence (97.6%); the methodology was considered extremely effective (63.5%), and the workshop contributed to knowledge on the topic (100%). The educational technology “Abuse will not happen: learning to protect yourself” proved to be effective an instrument that facilitated participants learning, contributing to clinical practice. This study highlights the importance of training professionals to deal with sexuality issues in people with intellectual disabilities, aiming to prevent sexual abuse.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8005-0021pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

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