Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64829

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPERRUSI, Artur Fragoso de Albuquerque-
dc.contributor.authorMELO, Rebecca Botelho Portela de-
dc.date.accessioned2025-08-04T13:45:07Z-
dc.date.available2025-08-04T13:45:07Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationMELO, Rebecca Botelho Portela de. Entre fatos e factoides: uma análise sobre o jornal Brasil Sem Medo. 2024. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64829-
dc.description.abstractEsta tese faz uma análise aprofundada de bases sociológicas do jornal Brasil Sem Medo, idealizado por Olavo de Carvalho. Partindo de uma reflexão teórica sobre o lugar dos veículos de comunicação no contexto atual de hiperconectividade, argumentamos que há uma fragmentação no ambiente midiático que fomenta o surgimento de novos mediadores que, por sua vez, chegam a substituir os tradicionais veículos de comunicação no novo fluxo comunicacional. A partir da análise crítica da trajetória de Olavo de Carvalho e sua relação com a mídia tradicional, argumentamos que ele ocupou esse espaço, passando a ser um produtor de informações relevante a âmbito nacional, em especial para uma parcela da população que se identifica à direita do espectro político. A relação entre Carvalho e o governo Bolsonaro também é abordada e vista como a epítome do seu projeto de vida, aqui referido como um projeto de revolução conservadora. Apesar do objeto analisado nesta tese estar relacionado à Carvalho e o contexto recente brasileiro, buscamos jogar luz sobre uma prática cada vez mais difundida no tecido social contemporâneo, alertando sobre os profundos riscos sociais e políticos da luta simbólica e da disputa de sentidos no campo midiático. Abordamos, por fim, a relação entre o ressentimento enquanto fenômeno coletivo e a produção subjetiva de realidades sociais paralelas, propondo uma reflexão acerca dos riscos dessa prática para a democracia e o espaço público.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectExtrema-direitapt_BR
dc.subjectNovas Mídiaspt_BR
dc.subjectContra-públicopt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectOlavo de Carvalhopt_BR
dc.titleEntre fatos e factoides : uma análise sobre o jornal Brasil Sem Medopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4660839633560292pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0486688276534915pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis provides an in-depth sociological analysis of the Brasil Sem Medo newspaper, conceived by Olavo de Carvalho. Beginning with a theoretical reflection on the role of media outlets in the current context of hyperconnectivity, we argue that there is a fragmentation within the media landscape that fosters the emergence of new mediators, who, in turn, replace traditional media in the new communication flow. Through a critical analysis of Olavo de Carvalho's trajectory and his relationship with traditional media, we argue that he filled this space, becoming a relevant producer of information at the national level, particularly for a segment of the population that identifies with the right-wing of the political spectrum. The relationship between Carvalho and the Bolsonaro administration is also examined, viewed as the epitome of his life’s project, referred to here as a project of conservative revolution. Although the object of analysis in this thesis is related to Carvalho and the recent Brazilian context, we aim to shed light on a practice increasingly widespread in contemporary social fabric, warning about the profound social and political risks of symbolic struggles and the contestation of meaning within the media field. Finally, we address the relationship between resentment as a collective phenomenon and the subjective production of parallel social realities, proposing a reflection on the risks of this practice for democracy and the public sphere.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Rebecca Botelho Portela de Melo.pdf3,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons