Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64823
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANCHEZ, Darío de Jesús Gomez | - |
dc.contributor.advisor | SANCHEZ, Darío de Jesús Gomez | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Renato da Silva | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Renato da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-04T13:33:51Z | - |
dc.date.available | 2025-08-04T13:33:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
dc.identifier.citation | OOLIVEIRA, Renato da Silva. Diálogo entre romance e série de TV: uma leitura de The Alienist. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64823 | - |
dc.description.abstract | As características do romance policial e do denominado film noir são alvo de diferentes leituras ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças na linguagem literária e nas plataformas midiáticas. Nesta perspectiva, esta tese tem como objetivo principal analisar como The Alienist, tanto na versão literária de Caleb Carr, publicada originalmente em 1994, quanto na adaptação televisiva realizada em 2018, reconfigura esses gêneros, estabelecendo um diálogo que integra questões narrativas e socioculturais entre os dois objetos. No romance, os elementos da narrativa policial estruturam-se a partir da investigação conduzida por personagens que seguem a tradição do detetive analítico, remetendo às convenções do gênero estabelecidas por Edgar Allan Poe (1841), Wilkie Collins (1868) e Arthur Conan Doyle (1892). Já na série, a estética noir se manifesta ao utilizar elementos visuais como sombras, iluminação dramática e cenários opressivos para criar uma atmosfera de tensão e mistério. Por meio de uma metodologia comparativa e interdisciplinar, que integra estudos de adaptação (Hutcheon, 2013; McFarlane, 1996), narrativa audiovisual (Esquenazi, 2010; Jost, 2007), romance policial (Todorov, 2003; Reimão, 2005) e o noir como reflexo sociocultural (Ortegosa, 2010; Mascarello, 2006, Silver e Orsini, 2004), esta tese explora, além de algumas questões sobre intersemiose, como as elaborações narrativas e visuais do romance e da série refletem e amplificam debates sobre o contexto histórico e suas reverberações na contemporaneidade, para concluir que The Alienist evidencia como a ficção - literária e televisiva - pode funcionar como uma ferramenta crítica para repensar valores sociais, culturais e éticos. | pt_BR |
dc.description.abstract | As características do romance policial e do denominado film noir são alvo de diferentes leituras ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças na linguagem literária e nas plataformas midiáticas. Nesta perspectiva, esta tese tem como objetivo principal analisar como The Alienist, tanto na versão literária de Caleb Carr, publicada originalmente em 1994, quanto na adaptação televisiva realizada em 2018, reconfigura esses gêneros, estabelecendo um diálogo que integra questões narrativas e socioculturais entre os dois objetos. No romance, os elementos da narrativa policial estruturam-se a partir da investigação conduzida por personagens que seguem a tradição do detetive analítico, remetendo às convenções do gênero estabelecidas por Edgar Allan Poe (1841), Wilkie Collins (1868) e Arthur Conan Doyle (1892). Já na série, a estética noir se manifesta ao utilizar elementos visuais como sombras, iluminação dramática e cenários opressivos para criar uma atmosfera de tensão e mistério. Por meio de uma metodologia comparativa e interdisciplinar, que integra estudos de adaptação (Hutcheon, 2013; McFarlane, 1996), narrativa audiovisual (Esquenazi, 2010; Jost, 2007), romance policial (Todorov, 2003; Reimão, 2005) e o noir como reflexo sociocultural (Ortegosa, 2010; Mascarello, 2006, Silver e Orsini, 2004), esta tese explora, além de algumas questões sobre intersemiose, como as elaborações narrativas e visuais do romance e da série refletem e amplificam debates sobre o contexto histórico e suas reverberações na contemporaneidade, para concluir que The Alienist evidencia como a ficção - literária e televisiva - pode funcionar como uma ferramenta crítica para repensar valores sociais, culturais e éticos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | The Alienist | pt_BR |
dc.subject | The Alienist | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Romance policial | pt_BR |
dc.subject | Romance policial | pt_BR |
dc.subject | Film noir | pt_BR |
dc.subject | Film noir | pt_BR |
dc.subject | Narrativa audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Narrativa audiovisual | pt_BR |
dc.title | Diálogo entre romance e série de TV : uma leitura de The Alienist | pt_BR |
dc.title | Diálogo entre romance e série de TV : uma leitura de The Alienist | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3630231971206207 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3630231971206207 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3437117111884755 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3437117111884755 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The feature of detective fiction and the so-called film noir have been subject to different interpretations over time, adapting to changes in literary language and media platforms. From this perspective, this thesis aims to analyze how The Alienist, both in Caleb Carr’s literary version, originally published in 1994, and in its television adaptation released in 2018, reconfigures these genres, establishing a dialogue that integrates narrative and sociocultural issues between the two works. In the novel, the elements of detective fiction are structured around the investigation conducted by characters who follow the tradition of the analytical detective, referencing the conventions of the genre established by Edgar Allan Poe (1841), Wilkie Collins (1868), and Arthur Conan Doyle (1892). In contrast, the series manifests noir aesthetics by employing visual elements such as shadows, dramatic lighting, and oppressive settings to create an atmosphere of tension and mystery. Through a comparative and interdisciplinary methodology that integrates adaptation studies (Hutcheon, 2013; McFarlane, 1996), audiovisual narrative (Esquenazi, 2010; Jost, 2007), detective fiction (Todorov, 2003; Reimão, 2005), and noir as a sociocultural reflection (Ortegosa, 2010; Mascarello, 2006; Silver and Orsini, 2004), this thesis explores not only intersemiotic issues but also how the narrative and visual constructions of the novel and the series reflect and amplify debates about the historical context and its reverberations in contemporary times. Ultimately, it concludes that The Alienist demonstrates how fiction—both literary and televisual—can function as a critical tool for rethinking social, cultural, and ethical values. | pt_BR |
dc.description.abstractx | The feature of detective fiction and the so-called film noir have been subject to different interpretations over time, adapting to changes in literary language and media platforms. From this perspective, this thesis aims to analyze how The Alienist, both in Caleb Carr’s literary version, originally published in 1994, and in its television adaptation released in 2018, reconfigures these genres, establishing a dialogue that integrates narrative and sociocultural issues between the two works. In the novel, the elements of detective fiction are structured around the investigation conducted by characters who follow the tradition of the analytical detective, referencing the conventions of the genre established by Edgar Allan Poe (1841), Wilkie Collins (1868), and Arthur Conan Doyle (1892). In contrast, the series manifests noir aesthetics by employing visual elements such as shadows, dramatic lighting, and oppressive settings to create an atmosphere of tension and mystery. Through a comparative and interdisciplinary methodology that integrates adaptation studies (Hutcheon, 2013; McFarlane, 1996), audiovisual narrative (Esquenazi, 2010; Jost, 2007), detective fiction (Todorov, 2003; Reimão, 2005), and noir as a sociocultural reflection (Ortegosa, 2010; Mascarello, 2006; Silver and Orsini, 2004), this thesis explores not only intersemiotic issues but also how the narrative and visual constructions of the novel and the series reflect and amplify debates about the historical context and its reverberations in contemporary times. Ultimately, it concludes that The Alienist demonstrates how fiction—both literary and televisual—can function as a critical tool for rethinking social, cultural, and ethical values. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Estudos Literários |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Renato da Silva Oliveira.pdf | 24,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons