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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64793

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dc.contributor.advisorAZEVEDO, Janete Maria Lins de-
dc.contributor.authorMAIA, Dalila Marina Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-01T14:27:37Z-
dc.date.available2025-08-01T14:27:37Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationMAIA, Dalila Marina Oliveira. A nova gestão pública e a gestão da educação no município de Jaboatão dos Guararapes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64793-
dc.description.abstractO presente estudo está inserido no campo das políticas públicas e da gestão da educação, voltando-se à temática da Nova Gestão Pública (NGP) na gestão educacional. Objetivamos compreender como a racionalidade da NGP vem sendo incorporada na gestão da educação do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Especificamente, buscamos analisar como a gestão da educação, nesse município, alinha-se à NGP, procurando identificar seus elementos e como estes materializam-se. O objeto desta pesquisa, portanto, situa-se no movimento de mudanças políticas, econômicas e sociais, as quais vêm orientando os serviços públicos, influenciando na gestão da educação (Havey, 1992; Pasqualini, 2004; Azevedo, 2002, 2004; Sander, 1995). A abordagem do nosso estudo é de ordem qualitativa e, como percurso metodológico, realizamos a análise de documentos que apontam evidências do modelo de gestão desenvolvido no município jaboatonense, além da aplicação de questionários a representantes da Secretaria Municipal de Educação, gestores escolares e representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja). Analisamos os dados utilizando a técnica da Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que existe a presença de elementos que caracterizam a NGP na gestão da educação do município pesquisado, a exemplo da adoção do bônus por desempenho, do estímulo de práticas competitivas entre gestores e escolas e da preocupação exacerbada com a avaliação padronizada por resultados. Nos textos discursivos analisados, observamos a concepção de gestão tanto numa perspectiva alinhada à NGP, quanto com a presença de elementos associados aos princípios da gestão democrática. No entanto, não identificamos posicionamentos contrários às práticas de gestão que vêm sendo desenvolvidas em Jaboatão dos Guararapes-PE, a não ser por parte dos representantes do SINPROJA, os quais apresentaram um parâmetro comparativo aos discursos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectNova gestão públicapt_BR
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectAccountability educacionalpt_BR
dc.subjectJaboatão dos Guararapespt_BR
dc.titleA nova gestão pública e a gestão da educação no município de Jaboatão dos Guararapespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8025822254699633pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2766463108709023pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study is situated within the field of public policy and educational management, focusing on the theme of New Public Management (NPM) in educational governance. Its main objective is to understand how the rationality of NPM has been incorporated into the educational management of the municipality of Jaboatão dos Guararapes, in the state of Pernambuco, Brazil. Specifically, it seeks to analyze how education management in this municipality aligns with NPM principles, aiming to identify its elements and how they are materialized in practice. The object of this research lies within the broader context of political, economic, and social transformations that have been shaping public services and influencing education management (Havey, 1992; Pasqualini, 2004; Azevedo, 2002, 2004; Sander, 1995). This is a qualitative study that employed document analysis to uncover evidence of the management model adopted in Jaboatão dos Guararapes. Additionally, questionnaires were administered to representatives of the Municipal Department of Education, school managers, and members of the Education Workers' Union of Jaboatão dos Guararapes (Sinproja). Data were analyzed using the Content Analysis technique. The findings revealed the presence of elements characteristic of NPM in the municipality’s educational management, such as performance-based bonuses, the promotion of competitive practices among school leaders and institutions, and a heightened emphasis on standardized, results-based evaluations. The discourse analysis revealed both alignment with NPM and the presence of elements related to democratic management principles. However, no significant opposition to the current management practices in Jaboatão dos Guararapes was identified, except among Sinproja representatives, who provided a contrasting perspective to the dominant discourse.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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