Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64772

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUNA, Alexandre José Henrique de Oliveira-
dc.contributor.authorCOSTA, Francilene de Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, Selma Maria Leite da-
dc.date.accessioned2025-08-01T11:17:06Z-
dc.date.available2025-08-01T11:17:06Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-07-31-
dc.identifier.citationCOSTA, Francilene de Oliveira; SILVA, Selma Maria Leite da. Traçando o perfil de uso do ChatGPT pelos estudantes de Secretariado Executivo da UFPE em suas atividades acadêmicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64772-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo compreender o perfil de uso do ChatGPT pelos estudantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O foco do estudo é investigar de que maneira os discentes empregam a ferramenta em suas atividades acadêmicas. Além de definir o perfil de uso, foi possível entender suas percepções sobre o uso da ferramenta. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória-descritiva, com abordagem de métodos mistos (quali-quantitativa) e, por fim, o método de análise de conteúdo temática e estatística descritiva. Os resultados encontrados revelaram que os estudantes fazem uso de maneira frequente em todas as disciplinas do curso, sua principal motivação e finalidade dar-se principalmente para auxílio, otimização de tempo e estímulo da criatividade. Embora o estudo aponte que a maioria demonstra ter consciência das limitações da ferramenta, fica evidente que os estudantes enfrentam obstáculos tanto no uso quanto na compreensão da ferramenta. Diante disso, destaca-se a importância de iniciativas que promovam a reflexão sobre o uso ético, responsável e consciente da Inteligência Artificial Generativa (IAG), a fim de evitar a dependência e o uso inadequado da tecnologia no contexto acadêmico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectChatGPTpt_BR
dc.subjectInteligência Artificial Generativapt_BR
dc.titleTraçando o perfil de uso do ChatGPT pelos estudantes de Secretariado Executivo da UFPE em suas atividades acadêmicaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7125419827542636pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Francilene de Oliveira Costa e Selma Maria Leite da Silva.pdf537,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons