Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64772
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LUNA, Alexandre José Henrique de Oliveira | - |
dc.contributor.author | COSTA, Francilene de Oliveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Selma Maria Leite da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-01T11:17:06Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01T11:17:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-31 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Francilene de Oliveira; SILVA, Selma Maria Leite da. Traçando o perfil de uso do ChatGPT pelos estudantes de Secretariado Executivo da UFPE em suas atividades acadêmicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64772 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo compreender o perfil de uso do ChatGPT pelos estudantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O foco do estudo é investigar de que maneira os discentes empregam a ferramenta em suas atividades acadêmicas. Além de definir o perfil de uso, foi possível entender suas percepções sobre o uso da ferramenta. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória-descritiva, com abordagem de métodos mistos (quali-quantitativa) e, por fim, o método de análise de conteúdo temática e estatística descritiva. Os resultados encontrados revelaram que os estudantes fazem uso de maneira frequente em todas as disciplinas do curso, sua principal motivação e finalidade dar-se principalmente para auxílio, otimização de tempo e estímulo da criatividade. Embora o estudo aponte que a maioria demonstra ter consciência das limitações da ferramenta, fica evidente que os estudantes enfrentam obstáculos tanto no uso quanto na compreensão da ferramenta. Diante disso, destaca-se a importância de iniciativas que promovam a reflexão sobre o uso ético, responsável e consciente da Inteligência Artificial Generativa (IAG), a fim de evitar a dependência e o uso inadequado da tecnologia no contexto acadêmico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.subject | ChatGPT | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial Generativa | pt_BR |
dc.title | Traçando o perfil de uso do ChatGPT pelos estudantes de Secretariado Executivo da UFPE em suas atividades acadêmicas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7125419827542636 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Secretariado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Francilene de Oliveira Costa e Selma Maria Leite da Silva.pdf | 537,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons