Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64751

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Ricardo Pinto de-
dc.contributor.authorVIANA, Luciana Xavier-
dc.date.accessioned2025-07-31T15:01:28Z-
dc.date.available2025-07-31T15:01:28Z-
dc.date.issued2025-05-21-
dc.identifier.citationVIANA, Luciana Xavier. Rota das revoluções 1817 e 1824 : um passeio histórico e sentimental pelos monumentos, ruas e praças do centro do recife. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64751-
dc.description.abstractEste trabalho presta-se a apresentar roteiros aos monumentos históricos, igrejas, praças, lugares e espaços em Recife onde os principais acontecimentos que estão relatados no Currículo de Pernambuco direcionados aos conteúdos abordados no segundo ano do ensino médio possam ser conhecidos e frequentados por estudantes de escolas públicas, uma vez que, em sua grande maioria, têm esses locais como espaços desconhecidos em nossa cidade. Utilizaremos para isto os conceitos de Lugares de Memória de Pierre Nora, de Memória de Michel Pollak, de Patrimônio Cultural de José Reginaldo Santos Gonçalves, as vivências da Educação Patrimonial de Átila Tolentino, Carmem Gil, da Didática da História com autores como Borries von Bodo, Klauss Bergmann e Jörn Rüsen e do Ensino de História com Professora Flávia Caimi, dentre outros. Evidenciaremos esses lugares buscando trabalhar com a Educação Patrimonial para propiciar uma memória afetiva para os educandos, direcionando-os a uma cidadania cultural, onde o direito à memória esteja presente e vinculado à necessidade de preservação destes locais, identificando sua importância enquanto patrimônio cultural, estando tombado como patrimônio histórico ou na possibilidade de um dia ser. O espaço urbano pode ser um espaço escolar, desde que possamos direcionar o olhar de forma crítica para questionarmos cada canto, cada construção e cada ocupação da cidade. Apresentaremos como produto final um roteiro de aula de campo para os locais onde ocorreram a Insurreição Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador de 1824 com as Cartas de Orientação e folheto explicativo direcionados para esta finalidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectRevoluções pernambucanaspt_BR
dc.subjectRoteiros urbanospt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.titleRota das revoluções 1817 e 1824 : um passeio histórico e sentimental pelos monumentos, ruas e praças do centro do recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5292063144673886pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1283820124078505pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis work proposes the creation of educational itineraries to historical monuments, churches, public squares, and other significant sites in Recife where key events covered in the Pernambuco Curriculum for the second year of high school took place. These itineraries aim to make culturally and historically important locations more accessible to students from public schools—especially the one where I have taught since 2008—since many of these places remain largely unknown to the city’s youth. The initiative seeks to transform the urban environment into a living classroom, connecting curriculum content with real-world experiences. The theoretical foundation includes Pierre Nora’s concept of places of memory, Michel Pollak’s reflections on memory, and José Reginaldo Santos Gonçalves’ view of cultural heritage. Heritage education practices by Átila Tolentino and Carmem Gil, along with didactic perspectives from Bodo von Borries, Klaus Bergmann, Jörn Rüsen, and Flávia Caimi, also support the proposal. These frameworks guide the selection and reinterpretation of historical sites, fostering affective memory, cultural citizenship, and the recognition and preservation of these spaces as shared heritage. Urban space can become pedagogical when observed through a critical lens that questions every corner, building, and occupation of the city. As the final product, this research presents a field lesson plan for the locations of the Pernambuco Insurrection of 1817 and the Confederation of Ecuador of 1824, accompanied by guidance letters and explanatory pamphlets to support and enrich students’ learning experiences.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luciana Xavier Viana.PDF78,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons