Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64739

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Antônio Carlos Motta de-
dc.contributor.authorARRUDA, Bernardo Fortes de Moura-
dc.date.accessioned2025-07-31T12:56:09Z-
dc.date.available2025-07-31T12:56:09Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationARRUDA, Bernardo Fortes de Moura. Eu sempre fui meio à parte : estética e estilo de vida entre jovens de classe média na cidade do Recife. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64739-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca compreender, por meio da realização de uma etnografia, como os jovens artistas recifenses tratam a questão do privilégio e da linguagem nas artes, e sua relação com a pobreza. A investigação se desenvolve a partir de estudos sobre a dinâmica entre as classes sociais e as causas da desigualdade social no Brasil, considerando as formas de reprodução da desigualdade cotidianas, que envolvem o acesso ao conhecimento e as condições econômicas e sociais proporcionadas pelas famílias. O fato que deu origem à pesquisa foi um debate envolvendo ativistas e simpatizantes do Ocupe Estelita, muitos deles artistas de classe média, onde se mostrou relevante investigar como estes percebem a relação de outras pessoas com a arte, pois ao mesmo tempo em que o discurso artístico é mobilizado como meio para informar, também esbarra em questões de linguagem. Os principais autores que auxiliam essa investigação são Jessé de Souza, Gilberto Velho, Georg Simmel e Pierre Bourdieu, através do uso de conceitos como “ralé brasileira”, “projeto”, individualismo, “subcultura”, anonimato na modernidade, “campo artístico” e distinção social. Ao longo do trabalho, foi observada uma tensão proveniente da inexistência de um campo artístico que assegure autonomia financeira no Recife, o que configura uma contradição para os jovens artistas e o seu projeto de transgressão, no qual a escolha da carreira artística é colocada como uma opção política. A etnografia procura apreender os gostos e classificações estabelecidas por estes sujeitos, e como tais aspectos poderiam caracterizá-los enquanto subcultura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAntropologia Urbanapt_BR
dc.subjectClasses Sociaispt_BR
dc.subjectBourdieupt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectClasse Médiapt_BR
dc.subjectAntropologia da artept_BR
dc.titleEu sempre fui meio à parte : estética e estilo de vida entre jovens de classe média na cidade do Recife.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Francisco Sá Barreto dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7541723331448600pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0000915103413742pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThe present research seeks to understand, through the realization of an ethnography, how young Recife artists deal with the question of privilege and language in the arts, and their relationship with poverty. The research develops from studies on the dynamics between social classes and the causes of social inequality in Brazil, considering the daily reproduction of inequality, which involves access to knowledge and the economic and social conditions provided by families. The fact that gave rise to the research was a debate involving activists and supporters of the Ocupe Estelita, many of them middle-class artists. It showed the relevance of an investigation about how they perceive the relationship of other people with art, while at the same time the discourse is mobilized as a means of informing, it also comes up against language issues. The main authors that support this research are Jessé de Souza, Gilberto Velho, Georg Simmel and Pierre Bourdieu, with the use of concepts such as “ralé brasileira”, “project”, individualism, “subculture”, anonymity in modernity and social distinction. The work showed there is a tension arising from the inexistence of an artistic field that assures financial autonomy in Recife, which constitutes a contradiction for the young artists and their project of transgression, because the choice to follow an artistic career is advocated as a political option. This ethnography seeks to understand which tastes and classifications made by those subjects can be used as a tool to define them as a subculture.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9540143124044744pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Bernardo Fortes de Moura Arruda.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons