Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64686

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Reuber Arrais-
dc.contributor.authorALVES, Katiana Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-07-24T13:07:19Z-
dc.date.available2025-07-24T13:07:19Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.date.submitted2025-07-18-
dc.identifier.citationALVES, Katiana Gonçalves. Análise de Obras Rodoviárias Paralisadas e Inacabadas no Estado de Pernambuco. 2025. 59f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociência, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64686-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as obras rodoviárias paralisadas ou inacabadas no Estado de Pernambuco, utilizou-se informações do TCE-PE focando no ano de 2023 e em obras só paralisadas entre 2001 a 2023 no DER-PE. A organização se deu por distritos rodoviários, sendo Pernambuco constituído por 8 distritos e os respectivos dados extraídos foram categorizados por localização. Além disso, por meio da análise estatística, avaliou-se os percentuais de valores pagos, tempo de paralisação e tipos de serviços necessários ao usar o SGP como análise da condição do pavimento. Muito se mistura, na prática, os conceitos de obras inacabadas e obras paralisadas, o presente estudo visa dirimir tais dúvidas e aplicar estas definições no que tange ao tema abordado. A obras rodoviárias paralisadas podem ser retomadas, mas geram custos de manutenção e atrasos, enquanto que as obras inacabadas representam desperdício de recursos e exigem novas licitações ou reformulações. Assim, esta distinção se faz essencial para entender os desafios na gestão de infraestrutura e analisar a conduta dos órgãos competentes frente às suas atribuições. O presente trabalho também tem como objetivo examinar os motivos que têm contribuído para a paralisação ou atraso dessas intervenções, ou seja, será realizado uma análise detalhada das obras rodoviárias paralisadas, com o intuito de identificar os motivos que levaram à sua interrupção. E por isso, muito tempo de atrasos para conclusão e causando desperdícios financeiros para a gestão pública. Dentre os resultados obtidos, constatou-se que grande parte das razões pelas quais há obras paralisadas ou inacabadas, se dá devido a aspectos financeiros, isto é, os envolvidos alegarem o aguardo da programação financeira, somado a isso há considerável número de rescisões contratuais e a necessidade de adequações dos projetos que serão executados.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectObras rodoviáriaspt_BR
dc.subjectObras paralisadaspt_BR
dc.subjectMotivospt_BR
dc.subjectDistritos rodoviáriospt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleAnálise de Obras Rodoviárias Paralisadas e Inacabadas no Estado de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROLIM, Fernando Antônio Oliveira-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2916580036912769pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the paralyzed or unfinished road works in the State of Pernambuco. Information from TCE-PE was used, focusing on the year 2023 and on works only paralyzed between 2001 and 2023 in DER-PE. The organization was by road districts, with Pernambuco consisting of 8 districts, and the respective extracted data were categorized by location. In addition, through statistical analysis, the percentages of amounts paid, downtime, and types of services required were evaluated when using SGP as an analysis of the pavement condition. In practice, the concepts of unfinished and halted works are often conflated. This study seeks to clarify these distinctions and apply the definitions within the context of the topic addressed. Halted roadworks can be resumed, though they incur maintenance costs and delays, whereas unfinished works often represent wasted resources and require new bids or project redesigns. Thus, this distinction is essential to understand the challenges in infrastructure management and to assess the actions of the responsible agencies in fulfilling their duties. This work also aims to examine the reasons that have contributed to the halt or delay of these interventions, that is, a detailed analysis of the halted road works will be carried out, with the aim of identifying the reasons that led to their interruption. And therefore, long delays in completion and causing financial waste for public management. Among the results obtained, it was found that the primary reasons for halted or unfinished works are financial in nature — including claims of awaiting financial programming. In addition, a significant number of contract terminations and the need for project adjustments were identified as contributing factors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Katiana Gonçalves Alves.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons