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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64676
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | AGUIAR JÚNIOR, Francisco Carlos Amanajás de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Wanessa Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T11:59:22Z | - |
dc.date.available | 2025-07-24T11:59:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Wanessa Souza. Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino do ciclo celular mitótico no ensino médio: uma proposta pedagógica. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64676 | - |
dc.description.abstract | O ciclo celular mitótico é um processo essencial para o crescimento, a regeneração de tecidos e o desenvolvimento embrionário dos organismos multicelulares. Dada a complexidade conceitual envolvida e a dificuldade dos estudantes em visualizar os eventos celulares a olho nu, surge a necessidade de implementar estratégias pedagógicas que promovam não apenas a compreensão dos processos biológicos, mas também o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico e a resolução de problemas. Este trabalho apresenta a proposta de uma sequência didática (SD) voltada ao ensino do ciclo celular mitótico, fundamentada em uma abordagem investigativa e significativa. A proposta tem como objetivo central explorar o ensino da mitose por meio de atividades práticas e criativas, com destaque para a elaboração de mapas conceituais e a produção de livretos artesanais pelos próprios estudantes. A metodologia prevê o trabalho em duplas, utilizando materiais acessíveis, como papel sulfite, lápis de cor, colagens e desenhos, possibilitando a construção de livretos com até 24 páginas. Essa atividade visa estimular a autonomia, o protagonismo e o envolvimento dos estudantes com o conteúdo. A proposta inclui ainda a aplicação de um questionário diagnóstico prévio, com perguntas que abordam conhecimentos fundamentais sobre a célula e a divisão celular, permitindo ao professor identificar os saberes prévios da turma e orientar melhor o processo de aprendizagem. A expectativa é que, ao aplicar a sequência didática, os estudantes consigam integrar os novos conhecimentos à sua estrutura cognitiva de forma significativa, conforme proposto por David Ausubel. A aprendizagem significativa ocorre quando há conexão entre os conteúdos novos e os conhecimentos já existentes, ao contrário da aprendizagem mecânica, que não promove compreensão profunda. A confecção do livreto e a exposição final em um varal pedagógico, aberto à comunidade escolar, representam momentos de socialização do conhecimento e valorização do trabalho dos estudantes. A discussão desta proposta se fundamenta em estudos recentes que destacam o valor de metodologias ativas e materiais didáticos produzidos pelos próprios estudantes. Tais estratégias têm se mostrado eficazes, especialmente em contextos de escolas públicas com recursos limitados. Assim, a proposta apresentada busca não apenas facilitar o ensino de conteúdos abstratos, como o ciclo celular, mas também contribuir para a melhoria da prática pedagógica e para o fortalecimento do ensino de Biologia em contextos diversos. Conclui-se que a implementação dessa proposta tem potencial para promover inovação no ensino de Biologia, possibilitando uma aprendizagem mais significativa e participativa. Ainda que os resultados estejam em fase de previsão, espera-se que a prática contribua com a construção de estratégias replicáveis e adaptáveis, que sirvam de base para futuros trabalhos voltados à melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ciclo celular mitótico | pt_BR |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino do ciclo celular mitótico no ensino médio: uma proposta pedagógica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5066572300113458 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The mitotic cell cycle is an essential process for the growth, tissue regeneration, and embryonic development of multicellular organisms. Given the conceptual complexity involved and the difficulty students face in visualizing cellular events with the naked eye, there is a need to implement pedagogical strategies that promote not only the understanding of biological processes but also the development of essential skills such as critical thinking and problem-solving. This study presents a didactic sequence (DS) proposal focused on teaching the mitotic cell cycle, based on an investigative and meaningful learning approach.The main objective of the proposal is to explore the teaching of mitosis through practical and creative activities, emphasizing the development of concept maps and the production of handmade booklets by the students themselves. The methodology involves students working in pairs using accessible materials such as plain paper, colored pencils, collages, and drawings, enabling the creation of booklets with up to 24 pages. This activity aims to foster student autonomy, engagement, and protagonism. The proposal also includes the application of a diagnostic questionnaire to assess prior knowledge about cells and cell division, helping the teacher to better guide the learning process. It is expected that, through the application of the didactic sequence, students will be able to integrate new knowledge into their cognitive structure in a meaningful way, as proposed by David Ausubel. Meaningful learning occurs when new content is connected to existing knowledge, unlike mechanical learning, which does not foster deep understanding. The booklet production and its presentation in a pedagogical exhibition open to the school community represent moments of knowledge sharing and student appreciation. This proposal is supported by recent studies that highlight the value of active methodologies and student-produced didactic materials. Such strategies have proven effective, especially in public schools with limited resources. Therefore, the proposal aims not only to facilitate the teaching of abstract content, such as the cell cycle, but also to contribute to the improvement of pedagogical practices and the strengthening of Biology education in diverse contexts. It is concluded that the implementation of this proposal has the potential to promote innovation in Biology teaching, enabling more meaningful and participatory learning. Although the results are still being anticipated, it is expected that the practice will contribute to the development of replicable and adaptable strategies, serving as a foundation for future efforts to improve the quality of education in public schools. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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