Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64616
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Priscylla Karoline de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lilian Renata Teixeira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T12:06:34Z | - |
dc.date.available | 2025-07-23T12:06:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lilian Renata Teixeira da. Geografia escolar e o Semiárido brasileiro: Construindo novos olhares a partir de uma sequência didática. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64616 | - |
dc.description.abstract | O Semiárido Brasileiro (SAB) tem sido historicamente alvo de estereótipos negativos, resultantes de fatores sociais, culturais, políticos e econômicos. Esses discursos destacam as dificuldades impostas pelas secas, desconsiderando as potencialidades da região em termos paisagísticos, biológicos, geográficos e socioeconômicos. Essa percepção limitada consolidou uma visão preconceituosa sobre o SAB, que ainda predomina no imaginário popular. Em resposta a esse cenário, a Geografia escolar é vista como um instrumento crucial para desmistificar esses paradigmas, promovendo um entendimento mais complexo e realista da região. Partindo dessa problemática, a pesquisa buscou responder a questões centrais: Como os estereótipos sobre o SAB foram formados?; De que forma a Geografia escolar pode contribuir para ampliar o entendimento sobre essa região?; Qual é a percepção dos estudantes em relação ao SAB?; e Quais recursos didáticos podem ser utilizados para repensar os estereótipos associados ao Semiárido?. O estudo foi realizado com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental na Escola Souza Veras, em Pernambuco, por meio de uma sequência didática aplicada nas aulas de Geografia. Desse modo, o objetivo geral consiste em compreender a percepção de estudantes do 7a ano do Ensino Fundamental em relação ao Semiárido Brasileiro, desenvolvendo uma sequência didática durante as aulas de Geografia com o intuito de repensar os estereótipos mais comuns relacionados a essa região. Os Objetivos Específicos incluem: analisar o processo histórico de ocupação e delimitação da região, investigar a origem dos estereótipos, explorar a evolução do ensino de Geografia no Ensino Fundamental e desenvolver práticas pedagógicas voltadas à desconstrução de preconceitos sobre o Semiárido. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com foco na aplicação de uma sequência didática. No Capítulo 1 encontra-se uma abordagem histórica de ocupação do SAB, juntamente com seus aspectos físicos-geográficos. O Capítulo 2 analisa os estereótipos regionais e suas influências na percepção social. O Capítulo 3 contextualiza a Geografia escolar, destacando sua relevância para o estudo do SAB. No Capítulo 4, são detalhadas as etapas de aplicação da sequência didática, incluindo os métodos adotados para compreender e transformar as percepções dos estudantes. Os resultados reforçam que a Geografia escolar tem o potencial de mudar a visão limitada sobre o Semiárido, valorizando suas características únicas e promovendo um entendimento mais abrangente. Através de práticas pedagógicas críticas e inclusivas, incluídas na sequência didática, é possível transformar os discursos que historicamente marginalizaram o SAB, permitindo que estudantes reconheçam tanto os desafios quanto as riquezas dessa região. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Região semiárida | pt_BR |
dc.subject | Semiárido brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos | pt_BR |
dc.title | Geografia escolar e o Semiárido brasileiro : Construindo novos olhares a partir de uma sequência didática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8094913584251728 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7399667580194286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Brazilian Semi-Arid Region (SAB) has historically been the target of negative stereotypes, stemming from social, cultural, political, and economic factors. These narratives emphasize the difficulties imposed by droughts while disregarding the region‘s potential in terms of landscapes, biological diversity, geographical features, and socioeconomic aspects. This limited perception has consolidated a prejudiced view of the SAB, which still prevails in popular imagination. In response to this scenario, school Geography is seen as a crucial tool to demystify these paradigms, fostering a more complex and realistic understanding of the region. Addressing this issue, the research sought to answer key questions: How were the stereotypes about the SAB formed?; How can school Geography contribute to broadening the understanding of this region?; What are students’ perceptions of the SAB?; and What teaching resources can be used to reconsider the stereotypes associated with the Semi-Arid Region?. The study was conducted with seventh-grade students at Escola Souza Veras, a private school in Pernambuco, through a didactic sequence implemented during Geography classes. Thus, the general objective is to understand the perceptions of seventh-grade students about the Brazilian Semi-Arid Region, developing a didactic sequence during Geography classes to rethink the most common stereotypes related to this region. The specific objectives include: analyzing the historical process of occupation and delimitation of the region, investigating the origin of the stereotypes, exploring the evolution of Geography teaching in elementary education, and developing pedagogical practices aimed at deconstructing prejudices about the Semi-Arid Region. The research employed a qualitative approach, focusing on the implementation of a didactic sequence. Chapter 1 presents a historical overview of the SAB‘s occupation, along with its physical and geographical aspects. Chapter 2 examines regional stereotypes and their influence on social perception. Chapter 3 contextualizes school Geography, highlighting its relevance to studying the SAB. In Chapter 4, the steps of the didactic sequence application are detailed, including the methods adopted to understand and transform students‘ perceptions. The results reinforce that school Geography has the potential to change the narrow view of the Semi-Arid Region, highlighting its unique characteristics and promoting a broader understanding. Through critical and inclusive pedagogical practices included in the didactic sequence, it is possible to transform the narratives that have historically marginalized the SAB, enabling students to recognize both the challenges and the riches of this region. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lilian Renata Teixeira Da Silva.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons