Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64566
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria Betânia e | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Clarice Souza Leão | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T18:12:38Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T18:12:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-21 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Clarice Souza Leão. A representação das bruxas nas obras de Goya. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64566 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa propõe entender como se dá a representação das bruxas nas obras do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828). Parte da contextualização da vida do artista e de sua época para compreender melhor a origem das obras. Tem como foco principal a análise das obras 'El Aquelarre' (1798), 'Capricho nº. 68: Linda Maestra!' (1799) e 'El aquelarre o El gran cabrón' (1820-1823), destacadas para representar, o que considero ser, os principais períodos em que o tema da bruxaria foi explorado com maior intensidade pelo artista. A partir de considerações de Lellis (2022), Ostrower (1997), Todorov (2014), entre outros, é possível estabelecer, por meio da metodologia de interpretação de imagens de Vicente (2008), uma melhor compreensão sobre a figura das bruxas. Chega-se ao entendimento de que o objetivo do artista não seria utilizá-las como meio de moralizar ou doutrinar, mas que representariam, na verdade, as complexas contradições do viver, reflexos de uma visão humanista de Goya ao tecer críticas sobre a sociedade, principalmente em relação aos costumes e superstições da época. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Goya | pt_BR |
dc.subject | Bruxas | pt_BR |
dc.subject | Assuntos de bruxas | pt_BR |
dc.subject | Los Caprichos | pt_BR |
dc.subject | Pinturas Negras | pt_BR |
dc.title | A representação das bruxas nas obras de Goya. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0531466233320912 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research seeks to understand how witches were represented by the Spanish artist Francisco de Goya (1746-1828). It starts with the contextualization of the artist's life and time, for a better understanding of the origin of the artworks. It has as focus the analysis of the artworks 'The Witches Sabbath' (1798), 'Capricho nº68: Pretty teacher!' (1799) and 'Witches Sabbath, or the Great He-Goat' (1820-1823), chosen to represent, what I consider to be, the main phases that the theme of witchcraft is explored with the most intensity by the artist. Based on the works of Lellis (2022), Ostrower (1997), Todorov (2014), among others, it is possible to have, also with the use of Vicente's (2008) methodology about the interpretation of images, a better comprehension of the witches's figures. It arrives at the conclusion that the goal of the artist was not to use them as a way of moralization nor indoctrination, but actually, to represent the complexes contradictions of living, they are reflections of the humane point of view as Goya criticizes society, especially in regards of the traditions and superstitions of the time. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Artes Visuais – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Artes Visuais - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Clarice Souza Leão Araujo.pdf | 9,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons