Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64566

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria Betânia e-
dc.contributor.authorARAUJO, Clarice Souza Leão-
dc.date.accessioned2025-07-21T18:12:38Z-
dc.date.available2025-07-21T18:12:38Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.date.submitted2025-03-21-
dc.identifier.citationARAUJO, Clarice Souza Leão. A representação das bruxas nas obras de Goya. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64566-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe entender como se dá a representação das bruxas nas obras do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828). Parte da contextualização da vida do artista e de sua época para compreender melhor a origem das obras. Tem como foco principal a análise das obras 'El Aquelarre' (1798), 'Capricho nº. 68: Linda Maestra!' (1799) e 'El aquelarre o El gran cabrón' (1820-1823), destacadas para representar, o que considero ser, os principais períodos em que o tema da bruxaria foi explorado com maior intensidade pelo artista. A partir de considerações de Lellis (2022), Ostrower (1997), Todorov (2014), entre outros, é possível estabelecer, por meio da metodologia de interpretação de imagens de Vicente (2008), uma melhor compreensão sobre a figura das bruxas. Chega-se ao entendimento de que o objetivo do artista não seria utilizá-las como meio de moralizar ou doutrinar, mas que representariam, na verdade, as complexas contradições do viver, reflexos de uma visão humanista de Goya ao tecer críticas sobre a sociedade, principalmente em relação aos costumes e superstições da época.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGoyapt_BR
dc.subjectBruxaspt_BR
dc.subjectAssuntos de bruxaspt_BR
dc.subjectLos Caprichospt_BR
dc.subjectPinturas Negraspt_BR
dc.titleA representação das bruxas nas obras de Goya.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0531466233320912pt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to understand how witches were represented by the Spanish artist Francisco de Goya (1746-1828). It starts with the contextualization of the artist's life and time, for a better understanding of the origin of the artworks. It has as focus the analysis of the artworks 'The Witches Sabbath' (1798), 'Capricho nº68: Pretty teacher!' (1799) and 'Witches Sabbath, or the Great He-Goat' (1820-1823), chosen to represent, what I consider to be, the main phases that the theme of witchcraft is explored with the most intensity by the artist. Based on the works of Lellis (2022), Ostrower (1997), Todorov (2014), among others, it is possible to have, also with the use of Vicente's (2008) methodology about the interpretation of images, a better comprehension of the witches's figures. It arrives at the conclusion that the goal of the artist was not to use them as a way of moralization nor indoctrination, but actually, to represent the complexes contradictions of living, they are reflections of the humane point of view as Goya criticizes society, especially in regards of the traditions and superstitions of the time.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Artes Visuais – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Artes Visuais - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Clarice Souza Leão Araujo.pdf9,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons