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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64563

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Marcos Alexandre de Melo-
dc.contributor.authorCOSTA, Mateus Henrique da-
dc.date.accessioned2025-07-21T15:25:45Z-
dc.date.available2025-07-21T15:25:45Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Mateus Henrique da. Análise sociomaterial dos espaços de ensino-aprendizagem na Educação Superior em um curso de formação de professores/as de Química. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64563-
dc.description.abstractEsta pesquisa sociomaterial teve o objetivo de identificar como os/as professores/as de Química, em um curso de formação docente, concebem e projetam as atividades nos espaços de ensino-aprendizagem e de que forma os elementos não humanos agenciam essas práticas. Em vista disso, incorporamos, entre as referências teórico-metodológicas, a Teoria dos Emaranhados (Hodder, 2012) e as Teorias da Espacialidade (Nespor, 1994; Urry, 2007), que emergem do campo da Sociomaterialidade (Fenwick, Sawchuk, Edwards, 2011; Fenwick; Edwards, 2013). Nesta perspectiva, a Sociomaterialidade parte do princípio de que toda realidade é permeada por sentidos — e estes sentidos nos fazem interagir com as coisas e com outras pessoas, em um movimento de co-dependência. Posto isso, essas referências consideram que as pessoas, as coisas, as tecnologias e os ambientes se entrelaçam, criando teias emaranhadas que se situam espacial e temporalmente e são imbuídas de relações de agência, contingência e affordances. Nesse sentido, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis (6) professores/as no ano de 2024, para compreender as influências dos arranjos espaciais nas práticas destes/as participantes durante o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, analisamos os dados por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes, Galiazzi, 2011), que consistiu em cinco importantes etapas: (1) transcrição das entrevistas; (2) desconstrução dos textos transcritos em pequenas frases ou parágrafos; (3) elaboração de unidades de análise; (4) organização das categorias e subcategorias, em vista do encadeamento de informações nas unidades de análise; e (5) produção do metatexto, que culminou em novas compreensões. A partir disso, foi possível observar uma teia emaranhada em que o curso de Química-Licenciatura atua como um elemento central e mobilizador de práticas e vivências. Nesta teia, incluem-se outros elementos, que fazem parte dos resultados desta pesquisa e que agenciam as práticas do curso, como, por exemplo: o planejamento é uma ação contínua dos/as professores/as; o perfil dos/as estudantes impacta diretamente na prática docente, de maneira que eles/as têm adotado metodologias ativas e instrumentos avaliativos flexíveis. Além disso, a forte influência dos arranjos espaciais — especialmente quando equipamentos ou recursos não funcionam ou não estão disponíveis — reconfigura totalmente as práticas no curso. Da mesma forma, a infraestrutura, no que diz respeito à dificuldade de conexão com a internet nas dependências da universidade, prejudica a interação do corpo docente e discente com as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. O fator design também tem sido um critério importante para a adoção das plataformas virtuais, como o Google Classroom e o Google Drive, com exceção da plataforma de gestão acadêmica adotada pela instituição, que é obrigatória. Por fim, destaca-se que esse estudo abre possibilidades para utilizar a lente teórica da Sociomaterialidade no movimento de investigar os fatores e as influências no campo do Ensino de Ciências, que ainda tem sido pouco explorado a nível nacional e internacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSociomaterialidadept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectTeoria do Emaranhadopt_BR
dc.subjectTeorias da Espacialidadept_BR
dc.titleAnálise sociomaterial dos espaços de ensino-aprendizagem na Educação Superior em um curso de formação de professores/as de Químicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5992417113028529pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8046533153531261pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis sociomaterial study investigated how chemistry teachers in a teacher education program conceptualize and design activities in teaching-learning spaces, and how non-human elements influence these practices. We drew on Entanglement Theory (Hodder, 2012) and Theories of Spatiality (Nespor, 1994; Urry, 2007) as theoretical-methodological frameworks within the field of Sociomateriality (Fenwick, Sawchuk, Edwards, 2011; Fenwick & Edwards, 2013). From this perspective, Sociomateriality is grounded in the idea that all reality is imbued with meanings, and that these meanings shape our interactions with both things and people through a process of mutual co-dependence. These references emphasize that people, objects, technologies, and environments are entangled in spatially and temporally situated webs composed of relationships of agency, contingency, and affordances. We conducted semi- structured interviews with six (6) teachers in 2024 to understand how spatial arrangements influence their practices during the teaching-learning process. The data were analyzed using Discursive Textual Analysis (Moraes; Galiazzi, 2011) in five stages: (1) transcribing the interviews, (2) breaking down the transcripts into short segments, (3) identifying units of analysis, (4) organizing categories and subcategories based on informational patterns, and (5) producing a metatext to generate new understandings. This methodology revealed a complex web in which the chemistry teacher education program functions as a central and mobilizing element of practices and experiences. This web includes elements that mediate course practices, such as continuous teacher planning and the direct impact of student profiles on teaching strategies, which has led to the adoption of active methodologies and flexible assessment tools. Moreover, spatial arrangements, particularly when equipment and resources are unavailable or not functioning, significantly reshape teaching practices. Additionally, limited internet access on campus restricts interaction with Digital Information and Communication Technologies. Design aspects have also influenced the adoption of virtual platforms like Google Classroom and Google Drive. In contrast, the institution’s academic management system is mandatory and thus not optional. This study opens avenues for applying the sociomaterial lens to examine factors and influences within Science Education, a field that remains underexplored at both national and international levels.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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