Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64527
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MACHADO, Laêda Bezerra | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ivis Chagas da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T12:33:04Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T12:33:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ivis Chagas da. Representações sociais da profissão docente construídas por ex-professores de Educação Básica da Rede Municipal do Recife. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64527 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as representações sociais da profissão docente entre (ex)professores da Educação Básica que abandonaram a carreira na Rede Municipal do Recife. Este estudo enfatiza a relação entre o desencantamento com a docência e o abandono profissional. Acerca da profissão docente, apoiamo-nos em autores como Enguita (1991), Ozga e Lawn (1991), Larson (2018), Souza (2004), Imbernón (2011), Flores (2014), Nóvoa (1989, 1992 e 2017), entre outros. Como referencial teórico-metodológico, adotamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) de S. Moscovici, particularmente a abordagem Culturalista (ou Sociogenética) liderada por Jodelet. Representações sociais, a partir da TRS, são construções coletivas que dão sentido à realidade dos sujeitos e orientam suas práticas. De acordo com Moscovici (2015), as representações sociais funcionam como formas de lidar com a memória coletiva, moldando as experiências e práticas dos sujeitos. Desenvolvemos, então, uma investigação de abordagem qualitativa, para a qual utilizam os a técnica de entrevista semiestruturada realizada de forma on-line, por meio do Google Meet. Entrevistamos sete ex- professores da Educação Básica organizados em dois subgrupos: I) duas professoras que migraram da Educação Básica para o Ensino Superior; e II) cinco ex-professores que mudaram de profissão. A técnica temática da Análise de Conteúdo de Bardin guiou a organização e a análise do material empírico. O corpus das entrevistas foi organizado nas seguintes categorias temáticas: a) Motivação para cursar licenciatura; b) “Eu” professor da Rede Municipal do Recife; c) Satisfações em ser professor na Rede Municipal do Recife; d) Insatisfações em ser professor na Rede Municipal do Recife; e) Motivos que incentivaram o abandono da profissão na Educação Básica; f) Definição do atual professor da Educação Básica; e g) Motivos que podem levar outros professores a abandonarem a Educação Básica. Essas categorias revelaram que, enquanto as representações sociais da docência entre as professoras que migraram para o Ensino Superior são relacionadas à admiração e à desvalorização, os participantes que mudaram de profissão demonstraram representações mais críticas e desencantadas, a partir de um sentimento fatalista. Para estes sujeitos, a profissão docente está relacionada à violência, à falta de reconhecimento e às insatisfações com as estruturas de trabalho. Os achados indicam que o principal motivo ao abandono da profissão para o subgrupo I foi a possibilidade de progressão na carreira e melhoria das condições de trabalho (maior valorização); para o subgrupo II, a violência se apresentou como principal instigadora do abandono profissional. Em ambos os subgrupos, as representações da profissão docente foram construídas a partir das práticas dos participantes. Os depoimentos evidenciam a precarização do trabalho docente no cotidiano, resultante, sobretudo, das políticas e ações do Estado. Os participantes enfatizaram a necessidade de valorização da docência, abrangendo melhorias salariais e aprimoramento das condições de trabalho. Os resultados desta pesquisa evidenciam as insatisfações, os desafios da profissão, suas relações com o desencantamento docente e indicam, assim, a necessidade de políticas públicas incisivas que atendam às necessidades emocionais e institucionais dos professores. Além disso, constatamos que a maior parte dos professores potencialmente desencantados migraram para outras Redes de Educação Básica, e não abandonam a profissão. Pedir exoneração não implica abandoná-la. Esta pesquisa, por fim, confirma que políticas que proletarizam o docente, minimizando a sua voz, contribuem para a despolitização da categoria e, consequentemente, para o seu esvaziamento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Profissão docente | pt_BR |
dc.subject | Abandono de carreira | pt_BR |
dc.subject | Desencantamento | pt_BR |
dc.title | Representações sociais da profissão docente construídas por ex-professores de Educação Básica da Rede Municipal do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9130663403211225 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6311786387582869 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this research was to identify and analyze the social representations of the teaching profession among (former) teachers of Basic Education who left their careers in the Municipal Education Network of Recife. This study emphasizes the relationship between disenchantment with teaching and professional abandonment. To discuss the teaching profession, we draw on authors such as Enguita (1991), Ozga and Lawn (1991), Larson (2018), Souza (2004), Imbernón (2011), Flores (2014), and Nóvoa (1989, 1992, and 2017), among others. As a theoretical-methodological framework, we adopted the Theory of Social Representations (TSR) by S. Moscovici, particularly the Culturalist (or Sociogenetic) approach led by Jodelet. According to TSR, social representations are collective constructions that give meaning to individuals' reality and guide their practices. As noted by Moscovici (2015), social representations function as ways of dealing with collective memory, shaping individuals' experiences and practices. We conducted a qualitative study using semi-structured interviews conducted online via Google Meet. We interviewed seven former Basic Education teachers organized into two subgroups: I) two teachers who migrated from Basic Education to Higher Education; and II) five former teachers who changed careers. Bardin's thematic Content Analysis guided the organization and analysis of the empirical material. The interview corpus was organized into the following thematic categories: a) Motivation for pursuing a teaching degree; b) “I” as a teacher in the Municipal Education Network of Recife; c) Satisfactions of being a teacher in the Municipal Education Network of Recife; d) Dissatisfactions of being a teacher in the Municipal Education Network of Recife; e) Reasons for leaving the Basic Education profession; f) Definition of the current Basic Education teacher; and g) Reasons that may lead other teachers to leave Basic Education. These categories revealed that while the social representations of teaching among those who migrated to Higher Education are associated with admiration and devaluation, participants who changed careers demonstrated more critical and disenchanted representations, marked by a fatalistic sentiment. For these individuals, the teaching profession is associated with violence, lack of recognition, and dissatisfaction with working conditions. The findings indicate that the primary reason for career abandonment for subgroup I was the possibility of career progression and improved working conditions (greater appreciation). In contrast, for subgroup II, violence was the main instigator of professional abandonment. In both subgroups, the representations of the teaching profession were constructed based on participants' practices. The testimonials highlight the precariousness of teaching work in daily life, mainly resulting from state policies and actions. Participants emphasized the need for greater appreciation of teaching, including salary improvements and enhanced working conditions. The results of this research highlight the dissatisfactions and challenges of the teaching profession, their relationship with teacher disenchantment, and, consequently, the need for assertive public policies that address teachers' emotional and institutional needs. Additionally, we found that most potentially disenchanted teachers migrated to other Basic Education Networks rather than leaving the profession. Resigning from a position does not necessarily imply abandoning the profession. Finally, this research confirms that policies that proletarianize teachers, minimizing their voice, contribute to the depoliticization of the teaching category and, consequently, to its depletion. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ivis Chagas da Silva.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons