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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64482

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTAROUCO, Gabriela-
dc.contributor.authorMARQUES, Ana Luísa Leite de Araújo-
dc.date.accessioned2025-07-18T14:05:52Z-
dc.date.available2025-07-18T14:05:52Z-
dc.date.issued2025-06-03-
dc.identifier.citationMARQUES, Ana Luísa Leite de Araújo. O papel dos incumbentes nas representações de propaganda das eleições 2020 em Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64482-
dc.description.abstractA pergunta que move esta pesquisa é: como as candidaturas à reeleição acionam a Justiça Eleitoral quanto à propaganda eleitoral? Para respondê-la, este trabalho analisa o pleito de 2020 no âmbito judicial, investigando a participação das candidaturas majoritárias incumbentes em processos relacionados à propaganda eleitoral, tanto nas zonas eleitorais quanto no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Busca-se, assim, contribuir para a literatura sobre o tema, seja no tocante ao comportamento decisório e dos litigantes, seja no campo da governança eleitoral ou do papel da Justiça Eleitoral como instância adjudicativa do ciclo eleitoral. O recorte temporal abrange as eleições municipais de 2020, que marcaram a primeira adjudicação totalmente informatizada, conduzida por meio do processo judicial eletrônico (PJe). A partir desse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento de litigância por parte de candidaturas incumbentes envolvidas em representações de propaganda eleitoral. Para isso, foram formuladas as seguintes hipóteses: I. Candidaturas incumbentes ingressam com representações de propaganda com mais frequência do que candidaturas não incumbentes; II. Candidaturas incumbentes obtêm resultados mais favoráveis na Justiça Eleitoral do que candidaturas não incumbentes; III. Há associação entre o nível de gastos com advogados e o sucesso judicial das ações, comparando candidaturas incumbentes e não incumbentes. O trabalho utiliza estatística descritiva, pois considera uma única eleição como objeto de estudo, e emprega testes de hipóteses para avaliar os resultados. Os achados demonstram que: I. Candidaturas incumbentes acionam mais frequentemente a Justiça Eleitoral; II. Candidaturas incumbentes obtêm decisões mais favoráveis no primeiro grau de jurisdição, em comparação com as desafiantes; e III. Há uma associação positiva, embora fraca e estatisticamente significativa, entre os gastos com advogados e o sucesso judicial entre candidaturas incumbentes, enquanto nenhuma significância estatística foi verificada entre os não incumbentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPropaganda políticapt_BR
dc.subjectLitigância estratégicapt_BR
dc.subjectIncumbênciapt_BR
dc.subjectJustiça Eleitoralpt_BR
dc.titleO papel dos incumbentes nas representações de propaganda das eleições 2020 em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4295948093367966pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3456458764216995pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxThe central questiona that guides this research is: how do re-election candidacies engage with the Electoral Justice system in matters of campaign advertising? To answer this question, this study analyzes the 2020 elections from a judicial perspective, investigating the involvement of incumbent majoritarian candidacies in legal proceedings related to electoral advertising, both at the level of local electoral courts and the Regional Electoral Court of Pernambuco. The aim is to contribute to the literature on the topic, whether in regard to decision-making behavior and the role of litigants, the broader field of electoral governance, or the function of the Electoral Justice system as an essential institution for the realization of democracy. The temporal scope is the 2020 municipal elections, which marked the first fully digitized adjudication process, conducted through the Electronic Judicial Process system (PJe). Within this contexto, the objective of this research is to analyze the litigation behavior of incumbent candidates involved in campaign advertising lawsuits. To this end, the following hypotheses were formulated: I. Incumbents file more campaign advertising lawsuits than non- incumbents; II. Incumbents achieve more favorable outcomes in court than non-incumbents; III. There is an association between the level of attorney spending and judicial success, comparing incumbents and non-incumbents. This study employs descriptive statistics, as it focuses on a single election, and uses hypothesis testing to evaluate the findings. The results demonstrate that: I. Incumbents engage in judicial action more frequently; II. Incumbents obtain more favorable outcomes at the first level of jurisdiction than challengers; III. A weak but statistically significant positive association was found between legal expenses and judicial success among incumbents, whereas no statistically significant relationship was observed among non-incumbents.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

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