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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64452
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lopes, Andiara Valentina de Freitas e | - |
dc.contributor.author | Silva, Moisés Coelho da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T14:29:41Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17T14:29:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-08 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Moisés Coelho da. Etnogeometria: saberes geométricos de um Brasil em retomada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64452 | - |
dc.description.abstract | Em prol da atualização de referências e métodos investigativos, em contribuição ao ensino/aprendizagem de geometria no Brasil, o trabalho investiga as potencialidades pedagógicas da Etnogeometria para a educação geométrica e o desenvolvimento do pensamento geométrico, em defesa de uma educação decolonial e territorializada que dialoga com a pluralidade das sociedades existentes. De dentro para fora da lógica hegemônica, urge o reconhecimento de que sociedades não-hegemônicas também produzem conhecimento, desenvolvendo saberes e fazeres sob as mais variadas vivências. Portanto, destaca-se a importância da diversidade cultural e dos conhecimentos tradicionais no desenvolvimento do pensamento geométrico, atuando também na valorização e preservação do patrimônio cultural. Ao reconhecer diferentes geometrias que são produzidas em diferentes territórios e culturas, originadas na dinâmica e na evolução histórica da humanidade, a Etnogeometria passa a atuar como um método investigativo para a reflexão crítica e a educação contextualizada, viabilizando também, o ensino e aprendizagem a partir de saberes e fazeres não-hegemônicos. Esta pesquisa discute sobre tais potencialidades investigativas através de revisão bibliográfica, analisando os pressupostos de uma educação decolonial e territorializada, os marcos legais que as sustentam, a educação geométrica e o desenvolvimento do pensamento geométrico, ênfase ao contexto brasileiro, o campo da Etnomatemática, e a Etnogeometria. Com isso, proponho uma discussão sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico a partir de uma delimitação investigativa sob povos originários do território brasileiro, sendo eles: o povo Kayapó-Xikrin, a nação Karajá, e o povo Kadiwéu, identificando possibilidades de práticas pedagógicas voltadas para a educação geométrica a partir dos saberes e fazeres tradicionais com exemplos práticos, e das geometrias produzidas por essas sociedades. Por fim, a pesquisa afirma a hipótese de que sim, a Etnogeometria e suas práticas pedagógicas e investigativas são capazes de promover uma educação geométrica baseada nas mais diferentes sociedades não-hegemônicas, contribuindo para a sua valorização e preservação patrimonial, através de critérios pensados para os níveis de ensino fundamental e médio. | pt_BR |
dc.format.extent | 253 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Etnogeometria | pt_BR |
dc.subject | ERER - Educação para as relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.subject | Geometria Indígena | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Geométrica Territorializada | pt_BR |
dc.title | ETNOGEOMETRIA: saberes geométricos de um Brasil em retomada | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4799096519668225 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4432621010560686 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In support of updating references and investigative methods, contributing to the teaching and learning process of geometry in Brazil, this study investigates the pedagogical potential of Ethnogeometry for geometric education and the development of geometric thinking, advocating for a decolonial and place-based education that engages with the plurality of existing societies. Moving beyond hegemonic frameworks, it is urgent to recognize that non-hegemonic societies also produce knowledge, developing skills and practices rooted in diverse experiences. Therefore, the importance of cultural diversity and traditional knowledge in the development of geometric thinking is highlighted, also contributing to the valorization and preservation of cultural heritage. By recognizing different geometries produced in various territories and cultures, originating from the dynamics and historical evolution of humanity, Ethnogeometry serves as an investigative method for critical reflection and contextualized education, enabling the apprentissage process based on non-hegemonic ways of knowing and doing. This research discusses these investigative potentials through a literature review, analyzing the assumptions of decolonial and place-based education, the legal frameworks that support them, geometric education and the development of geometric thinking, with emphasis on the Brazilian context, the field of Ethnomathematics, and Ethnogeometry. In doing so, it proposes a discussion on the development of geometric thinking from an investigative focus on indigenous peoples of Brazilian territory, namely the Kayapó-Xikrin, Karajá, and Kadiwéu peoples, identifying possibilities for pedagogical practices aimed at geometric education based on traditional knowledge and practices with practical examples, and the geometries produced by these societies. Finally, the research affirms the hypothesis that Ethnogeometry and its pedagogical and investigative practices can promote geometric education based on the diverse non-hegemonic societies, contributing to their valorization and preservation, through criteria tailored for elementary and secondary education levels. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-3494-2196 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Expressão Gráfica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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