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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64437

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Andréa Tereza Brito-
dc.contributor.authorSILVA, Gleyci Mary de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-16T12:15:56Z-
dc.date.available2025-07-16T12:15:56Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.identifier.citationSILVA, Gleyci Mary de Souza. Encontros com a leitura: os diversos usos na Biblioteca e Centro de Conhecimento Usina de Arte. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64437-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo compreender os usos e as práticas de leitura realizadas na Biblioteca do Centro de Conhecimento Usina de Arte e a sua relação com a comunidade. A pesquisa trata de um estudo de caso desenvolvido em uma biblioteca localizada na zona rural do município de Água Preta, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Nosso referencial teórico-metodológico, para o entendimento das práticas de leitura, as mediações de leitura e a relação estabelecida entre a biblioteca, a comunidade e as escolas locais estiveram pautadas nos trabalhos de Petit (2006; 2009; 2019), Leal e Melo (2006), Fernandez (2016), Fernadez (2018), Freire (1996; 2005), Colomer (2007), Cavallo e Chartier (1998), Abramovich (1993), Machado (2008; 2009), Rosa (2018; 2021) e Perrotti (1999; 2014; 2016), entre outros. A investigação teve uma abordagem qualitativa e adotamos como instrumento principal para a produção dos dados a observação participante dos usos da biblioteca e das mediações de leitura nela desenvolvida. Realizamos também, registro dos acontecimentos em diário de campo e entrevistas com a funcionária da biblioteca e alguns usuários assíduos do espaço. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2009). Os resultados revelaram que a Biblioteca e Centro de Conhecimento Usina de Arte é um espaço vivo, um elemento de transformação de paisagem, permeado por diversos usos que favorecem a formação de leitores. Ao longo do tempo, o espaço passou a acolher uma diversidade de práticas que vão desde ações educativas até experiências artísticas e tecnológicas, evidenciando sua vocação multidimensional e seu compromisso com a formação integral dos sujeitos. Entre os múltiplos usos identificados, destacam-se as oficinas; os eventos literários; atividades como o Startup Day; cursos diversos, serviços de impressão, empréstimo de livros, lançamentos de obras literárias, uso de maquinários, encontros com artistas e acesso à internet, o que amplia ainda mais as possibilidades de apropriação do espaço pelos usuários. O público que frequenta a Biblioteca é igualmente diverso. O espaço é utilizado por pessoas de diferentes faixas etárias: crianças, jovens, adultos e idosos e reúne tanto moradores da comunidade local quanto visitantes de comunidades próximas, cidades vizinhas e até mesmo de outros estados. A Biblioteca e Centro de Conhecimento Usina de Arte, portanto, consolida-se como um território de encontros, aprendizagens e transformações, refletindo a complexidade e a riqueza da vida em comunidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectBiblioteca em zona ruralpt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.titleEncontros com a leitura : os diversos usos na Biblioteca e Centro de Conhecimento Usina de Artept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3234647556614075pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2247700805465174pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxEl presente trabajo tiene como objetivo comprender los usos y las prácticas de lectura realizadas en la Biblioteca del Centro de Conocimiento Usina de Arte y su relación con la comunidad. Se trata de un estudio de caso desarrollado en una biblioteca ubicada en la zona rural del municipio de Água Preta, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Nuestro marco teórico-metodológico, para la comprensión de las prácticas de lectura, las mediaciones de lectura y la relación establecida entre la biblioteca, la comunidad y las escuelas locales, se basó en los trabajos de Petit (2006; 2009; 2019), Leal Y Melo (2006), Fernandez (2016), Fernandez (2018), Freire (1996; 2005), Colomer (2007), Cavallo y Chartier (1998), Abramovich (1993), Machado (2008; 2009), Rosa (2018; 2021) Y Perrotti (1999; 2014; 2016), entre otros. La investigación tuvo un enfoque cualitativo, y adoptamos como principal instrumento para la producción de datos la observación participante de los usos de la biblioteca y de las mediaciones de lectura desarrolladas en ella. También realizamos el registro de los acontecimientos en un diario de campo y entrevistas con la funcionaria de la biblioteca y algunos usuarios habituales del espacio. Los datos fueron analizados a partir del análisis de contenido de Bardin (2009). Los resultados revelaron que la Biblioteca y Centro de Conocimiento Usina de Arte es un espacio vivo, un elemento de transformación del paisaje, atravesado por diversos usos que favorecen la formación de lectores. A lo largo del tiempo, el espacio pasó a acoger una diversidad de prácticas que abarcan desde acciones educativas hasta experiencias artísticas y tecnológicas, lo que evidencia su vocación multidimensional y su compromiso con la formación integral de los sujetos. Entre los múltiples usos identificados, se destacan los talleres, los eventos literarios, actividades como el Startup Day, diversos cursos, servicios de impresión, préstamo de libros, lanzamientos de obras literarias, uso de maquinarias, encuentros con artistas y acceso a internet, lo que amplía aún más las posibilidades de apropiación del espacio por parte de los usuarios. El público que frecuenta la Biblioteca es igualmente diverso. El espacio es utilizado por personas de distintas franjas etárias niños, jóvenes, adultos y personas mayores y congrega tanto a residentes de la comunidad local como a visitantes de comunidades cercanas, ciudades vecinas e incluso de otros estados. La Biblioteca y Centro de Conocimiento Usina de Arte se consolida, por tanto, como un territorio de encuentros, aprendizajes y transformaciones, reflejando la complejidad y la riqueza de la vida en comunidad.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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