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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64436

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMESQUITA, Giovana Borges-
dc.contributor.authorSILVA, Rodolfo Rodrigo da-
dc.date.accessioned2025-07-16T12:11:25Z-
dc.date.available2025-07-16T12:11:25Z-
dc.date.issued2023-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Rodolfo Rodrigo da. Dos "Bailes de Galera" a campanhas educativas contra o assédio feminino: como o Brega Funk recifense vem sendo construído nos jornais de Pernambuco?. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64436-
dc.description.abstractConsiderado um hibridismo entre o Brega recifense, o Funk carioca e o Tecnobrega paraense, o gênero musical Brega Funk recifense vem experimentando um crescimento nas notícias, plataformas digitais e nas redes sociais virtuais, além de ser incorporado em campanhas políticas e educativas. Compreendendo o jornalismo como forma de conhecimento não formal e como contribuinte para que homens e mulheres entendam o mundo em que vivem buscaremos, com esta pesquisa, refletir como o jornalismo enquadra, em suas notícias e reportagens, o Brega Funk: se mostra seu alcance no cenário nacional, bem como suas reapropriações, como a escolha do ritmo para campanhas educativas contra assédio, por exemplo. Se faz isso, mas continua reforçando a criminalização da sua manifestação nas periferias, associando o gênero musical a disputas que envolvem tráfico de drogas e brigas entre torcidas organizadas dos times de futebol da cidade. Assim, a pergunta-problema que norteia nossa pesquisa é: Como o Brega Funk recifense vem sendo construído pelo jornalismo recifense? A partir da pergunta definimos nosso objetivo geral que é entender qual enquadramento é dado ao Brega Funk pelo jornalismo de Recife. Para responder a pergunta, nos debruçamos nas Teorias do Jornalismo introduzindo a discussão do jornalismo como forma de conhecimento, analisando valores notícia e enquadramento da mídia levando em consideração a sua contribuição na construção da realidade; bem como em pesquisas sobre o gênero musical Brega e as suas vertentes. Usamos como métodos, a pesquisa bibliográfica e documental e a análise de conteúdo (quantitativa e qualitativa). Para coletar os dados, utilizamos os sítios digitais de três veículos jornalísticos pernambucanos: o Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, no período de 2004 a 2019 – desde o rompimento da cena Funk no Recife e marginalização dos encontros dos MC’s até a inserção do Brega Funk em campanhas institucionais; elencando as fases do Brega Funk na mídia recifense. Depois da recolha, selecionamos apenas os conteúdos que citam o Brega Funk (entre reportagens, notas e notícias), a fim de responder às perguntas que conduzem esta pesquisa. A partir da análise de conteúdo dos dados coletados, foram encontrados enquadramentos como "movimento cultural" e "resistência", que destacam o potencial do Brega Funk como uma expressão cultural legítima e autêntica. No entanto, ao mesmo tempo, foram identificados enquadramentos negativos que associam o gênero musical a um "lugar inseguro", "estigmatizado", "instável", "cafona" e "machista". Esses enquadramentos reforçam estereótipos e preconceitos em relação ao Brega Funk e limitam sua valorização e reconhecimento como uma manifestação cultural importante na cena musical de Pernambuco. Dessa forma, a pesquisa conclui que, apesar do crescimento do Brega Funk em Recife, o jornalismo local ainda reproduz estigmas e preconceitos em relação ao gênero musical, ao mesmo tempo em que também destaca suas virtudes e resistência como um movimento cultural.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectBrega Funkpt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.titleDos "Bailes de Galera" a campanhas educativas contra o assédio feminino: Como o Brega Funk recifense vem sendo construído nos jornais de Pernambuco?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3595157146135326pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxConsidered a hybridism between Brega from Recife, Carioca Funk, and Technobrega from Pará, the Recife Brega Funk music genre has been experiencing growth in news, digital platforms, and virtual social networks, as well as being incorporated into political and educational campaigns. Understanding journalism as a form of non-formal knowledge and as a contributor to help men and women understand the world they live in, we aim to reflect, with this research, how journalism frames Brega Funk in its news and reports: whether it shows its reach on the national scene, as well as its reappropriations, such as the choice of the rhythm for educational campaigns against harassment, for example. If it does so, but continues to reinforce the criminalization of its manifestation in the peripheries, associating the music genre with disputes involving drug trafficking and fights between organized football team supporters in the city. Thus, the problem-question that guides our research is: How is Recife Brega Funk being constructed by Recife journalism? Based on the question, we defined our general objective, which is to understand the framing given to Brega Funk by Recife journalism. To answer the question, we delve into Journalism Theories, introducing the discussion of journalism as a form of knowledge, analyzing news values and media framing, taking into account its contribution in the construction of reality; as well as in research on the Brega musical genre and its strands. We used bibliographic and documentary research and content analysis methods (quantitative and qualitative). To collect the data, we used the digital sites of three Pernambuco journalistic vehicles: Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco, and Diario de Pernambuco, from 2004 to 2019 – from the break of the Funk scene in Recife and the marginalization of the MCs' meetings to the insertion of Brega Funk in institutional campaigns; listing the phases of Brega Funk in Recife media. After collection, we selected only the content that mentions Brega Funk (among reports, notes, and news), in order to answer the questions that guide this research. From the content analysis of the collected data, framings such as "cultural movement" and "resistance" were found, highlighting the potential of Brega Funk as a legitimate and authentic cultural expression. However, at the same time, negative framings were identified that associate the musical genre with an "unsafe place", "stigmatized", "unstable", "tacky", and "sexist". These framings reinforce stereotypes and prejudices regarding Brega Funk and limit its appreciation and recognition as an important cultural manifestation in the music scene of Pernambuco. Thus, the research concludes that, despite the growth of Brega Funk in Recife, local journalism still reproduces stigmas and prejudices regarding the musical genre, while also highlighting its virtues and resistance as a cultural movement.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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