Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64400
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, Thiago | - |
dc.contributor.author | Lopes, Leandro Guilherme Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T16:17:10Z | - |
dc.date.available | 2025-07-14T16:17:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-07 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Leandro Guilherme Souza. A TERRITORIALIZAÇÃO DO TRAP PERNAMBUCANO A PARTIR DAS MÍDIAS SOCIAIS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Jornalismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64400 | - |
dc.description.abstract | O trap, subgênero do rap originado em Atlanta, nos Estados Unidos, tem se expandido no Brasil e ganhando características singulares, especialmente em Pernambuco, onde artistas incorporam elementos tradicionais e representativos da cultura local, como maracatu, frevo, brega funk e manguebeat. Essa fusão sonora e visual impulsiona a construção de uma identidade musical própria, fortalecendo a representatividade cultural do estado no cenário do trap nacional e mundial. Esta pesquisa analisa o trap pernambucano como uma cena musical emergente, tendo como foco a trajetória do trapper Mago de Tarso. A partir do método qualitativo, investiga-se como a territorialização e a performance artística contribuem para sua ascensão, promovendo a valorização das raízes nordestinas e ampliando o reconhecimento da cultura periférica local. Além disso, o estudo destaca o impacto das mídias digitais — especialmente TikTok, YouTube e a ferramenta Reels do Instagram — na difusão dessa nova forma de construir música e na consolidação de artistas independentes. Essas redes sociais desempenham um papel fundamental na construção da imagem e no alcance do público, redefinindo estratégias de divulgação e engajamento na música contemporânea. A pesquisa demonstra que, mais do que um fenômeno musical, o trap pernambucano se configura como uma expressão de identidade e resistência, ressignificando elementos locais e ampliando sua projeção no cenário nacional. Dessa forma, o estudo contribui para a compreensão das dinâmicas entre música, tecnologia e territorialidade, evidenciando como o trap tem se estabelecido como uma nova forma de representação artística e social no Brasil. | pt_BR |
dc.format.extent | 91p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Trap pernambucano | pt_BR |
dc.subject | Territorialização | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Mago de Tarso | pt_BR |
dc.title | A Territorialização do trap pernambuco a partir das mídias digitais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Trap, a rap subgenre that originated in Atlanta, United States, has been expanding in Brazil and gaining unique characteristics, especially in Pernambuco, where artists incorporate traditional and representative elements of local culture, such as maracatu, frevo, brega funk and manguebeat. This fusion of sound and visuals drives the construction of a unique musical identity, strengthening the state's cultural representation in the national and global trap scene. This research analyzes trap in Pernambuco as an emerging musical scene, focusing on the trajectory of trapper Mago de Tarso. Using a qualitative method, the study investigates how territorialization and artistic performance contribute to its rise, causing the appreciation of northeastern roots and expanding the recognition of local peripheral culture. In addition, the study highlights the impact of digital platforms — especially TikTok, YouTube and Instagram's Reels tool — on the dissemination of this new way of creating music and on the consolidation of independent artists. These social networks play a fundamental role in building the image and reaching the public, redefining strategies for dissemination and engagement in contemporary music. The research shows that, more than a musical phenomenon, trap music from Pernambuco is an expression of identity and resistance, redefining local elements and expanding its projection on the national scene. Therefore the study contributes to the understanding of the dynamics between music, technology and territoriality, highlighting how trap has established itself as a new form of artistic and social representation in Brazil. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Jornalismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Jornalismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Leandro Guilherme Souza Lopes.pdf | TCC Leandro Guilherme Souza Lopes | 69,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons