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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64358

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Denise Dumke de-
dc.contributor.authorALCANTARA, Caroline Reis de Alcantara-
dc.date.accessioned2025-07-11T14:09:43Z-
dc.date.available2025-07-11T14:09:43Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationALCANTARA, Caroline Reis de. Uso de ferramentas Lean para ganhos de produtividade e redução de custo em um centro de distribuição logístico: um estudo de caso. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção.) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64358-
dc.description.abstractO Método Lean Manufacturing é uma filosofia que nasceu da gestão Toyota de produção na década de 1950, caracterizando o flexível sistema de produção enxuta de manufatura, com a finalidade de possibilitar a redução de custos, a eliminação de desperdícios, mais agilidade e variedade na produção, a melhora do ambiente de trabalho e da qualidade de vida para os trabalhadores, assim como a qualidade para produtos e serviços oferecidos pelas organizações. Como as empresas estão se preocupando cada vez mais em conseguir métodos, técnicas e ferramentas que possam agregar valores estratégicos de competitividade para sobreviverem no mercado e enfrentarem a concorrência, fatores esses que crescem na medida em que a globalização econômica se expande, alcança novos espaços e traz mais avanços tecnológicos, esta pesquisa é fundamentada na seguinte questão: Como o Método Lean Manufacturing pode aprimorar os processos produtivos de um centro de logística? Este estudo tem por objetivo verificar os impactos da aplicação do Lean Manufacturing na produtividade de um centro de distribuição logística, por meio de uma pesquisa bibliográfica para revisão de literatura, através de uma pesquisa de campo e de um estudo de caso desenvolvido em um centro de distribuição logística de uma empresa multinacional do segmento varejista, sendo esse centro responsável pelo abastecimento das lojas de venda física da companhia. No estudo foram aplicadas ferramentas Lean Manufacturing como Mapa de Fluxo de valor, atual e futuro, projeto de melhorias Kaizen e construção de um A3 Estratégico, durante a construção do , foram definidos alguns indicadores Lean para o entendimento quantitativo das melhorias após o das ferramentas Lean aplicadas. Nesta definição foram definidos 11 indicadores, todos estes, já utilizados pela empresa. Os resultados mostram que destes 11 indicadores em 6 apresentaram resultados de melhorias após a implantação das ferramentas Lean, outros indicadores que não apresentaram melhorias foram impactados por outras decisões corporativas como necessidade de expansão e troca de sistemas de monitoramento. No âmbito quantitativo e não mensurável, percebeu-se uma equipe mais engajada e comprometida, e mudança de comportamento do time através da mudança de mindset. É importante notar que a implementação do Lean na logística pode ser um processo desafiador e isso requer um compromisso significativo da empresa. Existem poucos trabalhos que abordam de forma prática o uso de ferramentas Lean em empresas de serviços, bem como em operações logísticas e a logística de varejo experimentou mudanças significativas, trazendo, com isso, a necessidade de ferramentas que acelerem os ganhos de produtividade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectMelhoriapt_BR
dc.subjectProdução Enxutapt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.titleUso de ferramentas Lean para ganhos de produtividade e redução de custo em um centro de distribuição logístico: um estudo de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9697988164750715pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4302059236331702pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.description.abstractxThe Lean Manufacturing Method is a philosophy that was born from Toyota production management in the 1950s, featuring the flexible lean manufacturing production system, with the purpose of enabling cost reduction, elimination of waste, more agility and variety in production. , improving the working environment and quality of life for workers, as well as the quality of products and services offered by organizations. As companies are increasingly concerned with obtaining methods, techniques and tools that can add strategic competitiveness values to survive in the market and face competition, factors that grow as economic globalization expands, reaches new spaces and brings more technological advances, this research is based on the following question: How can the Lean Manufacturing Method improve the production processes of a logistics center? This study aims to verify the impacts of applying Lean Manufacturing on the productivity of a logistics distribution center, through bibliographical research for literature review, through field research and a case study developed in a logistics center. logistics distribution of a multinational company in the retail segment, this center being responsible for supplying the company's physical sales stores. In the study, Lean Manufacturing tools were applied, such as current and future Value Stream Map, Kaizen improvement project and construction of a Strategic A3. During the construction of the system, some Lean indicators were defined for the quantitative understanding of improvements after using Lean tools. applied. In this definition, 11 indicators were defined, all of which have already been used by the company. The results show that of these 11 indicators, 6 showed improvement results after the implementation of Lean tools, other indicators that did not show improvements were impacted by other corporate decisions such as the need to expand and change monitoring systems. In the quantitative and non-measurable scope, a more engaged and committed team was noticed, and a change in the team's behavior through a change in mindset. It is important to note that implementing Lean in logistics can be a challenging process and requires a significant commitment from the company. There are few works that practically address the use of Lean tools in service companies, as well as in logistics operations, and retail logistics has experienced significant changes, bringing with it the need for tools that accelerate productivity gains.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

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