Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64349

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRAGA, Simone do Nascimento-
dc.contributor.authorFERREIRA NETO, João Luiz-
dc.date.accessioned2025-07-11T12:56:42Z-
dc.date.available2025-07-11T12:56:42Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationFerreira Neto, João Luiz., João Luiz. Fortalecendo a compreensão do sistema imunológico: uma abordagem com elementos investigativos no ensino médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64349-
dc.description.abstractA imunologia é um tema fundamental no ensino de Biologia, pois possibilita a compreensão dos mecanismos de defesa do organismo humano. No entanto, sua abordagem nos livros didáticos (LD) do Ensino Médio, frequentemente fragmentada e descontextualizada, dificulta a aprendizagem significativa dos estudantes. Diante desse cenário, este estudo, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, teve como objetivo analisar a organização dos conteúdos de imunologia nos LD aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 e 2021 e propor uma sequência didática (SD) baseada no ensino por investigação. O estudo é de caráter qualitativo, exploratório e descritivo e inclui a análise de materiais didáticos e a construção de estratégias pedagógicas voltadas ao ensino do sistema imunológico. Os resultados evidenciaram lacunas na abordagem dos conceitos de imunidade inata, adaptativa, vacinação e doenças autoimunes. A proposta de SD visa superar a fragmentação do ensino de imunologia nos livros didáticos, integrando atividades investigativas, práticas e lúdicas, além de estimular a autonomia, o pensamento crítico e a argumentação científica, e promover uma aprendizagem contextualizada, significativa e alinhada às necessidades dos estudantes no ensino de Biologia. Conclui-se que a reformulação das estratégias pedagógicas para o ensino de imunologia é essencial para promover a educação em saúde e contribuir para a formação de cidadãos cientificamente letrados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectImunologiapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleFortalecendo a compreensão do sistema imunológico : uma abordagem com elementos investigativos no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6293215959588985pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1517509550088343pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxImmunology is a fundamental topic in Biology teaching, as it enables the understanding of the defense mechanisms of the human body. However, its approach in high school textbooks (BD), often fragmented and decontextualized, hinders meaningful learning for students. Given this scenario, this qualitative, exploratory, and descriptive study aimed to analyze the organization of immunology content in the BD approved by the National Textbook Program (PNLD) of 2017 and 2021 and to propose a didactic sequence (DS) based on inquiry-based teaching. The study is qualitative, exploratory, and descriptive in nature and includes the analysis of teaching materials and the construction of pedagogical strategies aimed at teaching the immune system. The results highlighted gaps in the approach to the concepts of innate and adaptive immunity, vaccination, and autoimmune diseases. The SD proposal aims to overcome the fragmentation of immunology teaching in textbooks, integrating investigative, practical and playful activities, in addition to stimulating autonomy, critical thinking and scientific argumentation, and promoting contextualized, meaningful learning aligned with the needs of students in Biology teaching. It is concluded that the reformulation of pedagogical strategies for teaching immunology is essential to promote health education and contribute to the formation of scientifically literate citizens.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Luiz Ferreira Neto.PDF
  Item embargado até 2026-07-11
26,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons