Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64349
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRAGA, Simone do Nascimento | - |
dc.contributor.author | FERREIRA NETO, João Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-11T12:56:42Z | - |
dc.date.available | 2025-07-11T12:56:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.identifier.citation | Ferreira Neto, João Luiz., João Luiz. Fortalecendo a compreensão do sistema imunológico: uma abordagem com elementos investigativos no ensino médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64349 | - |
dc.description.abstract | A imunologia é um tema fundamental no ensino de Biologia, pois possibilita a compreensão dos mecanismos de defesa do organismo humano. No entanto, sua abordagem nos livros didáticos (LD) do Ensino Médio, frequentemente fragmentada e descontextualizada, dificulta a aprendizagem significativa dos estudantes. Diante desse cenário, este estudo, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, teve como objetivo analisar a organização dos conteúdos de imunologia nos LD aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 e 2021 e propor uma sequência didática (SD) baseada no ensino por investigação. O estudo é de caráter qualitativo, exploratório e descritivo e inclui a análise de materiais didáticos e a construção de estratégias pedagógicas voltadas ao ensino do sistema imunológico. Os resultados evidenciaram lacunas na abordagem dos conceitos de imunidade inata, adaptativa, vacinação e doenças autoimunes. A proposta de SD visa superar a fragmentação do ensino de imunologia nos livros didáticos, integrando atividades investigativas, práticas e lúdicas, além de estimular a autonomia, o pensamento crítico e a argumentação científica, e promover uma aprendizagem contextualizada, significativa e alinhada às necessidades dos estudantes no ensino de Biologia. Conclui-se que a reformulação das estratégias pedagógicas para o ensino de imunologia é essencial para promover a educação em saúde e contribuir para a formação de cidadãos cientificamente letrados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Imunologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.title | Fortalecendo a compreensão do sistema imunológico : uma abordagem com elementos investigativos no ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6293215959588985 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1517509550088343 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Immunology is a fundamental topic in Biology teaching, as it enables the understanding of the defense mechanisms of the human body. However, its approach in high school textbooks (BD), often fragmented and decontextualized, hinders meaningful learning for students. Given this scenario, this qualitative, exploratory, and descriptive study aimed to analyze the organization of immunology content in the BD approved by the National Textbook Program (PNLD) of 2017 and 2021 and to propose a didactic sequence (DS) based on inquiry-based teaching. The study is qualitative, exploratory, and descriptive in nature and includes the analysis of teaching materials and the construction of pedagogical strategies aimed at teaching the immune system. The results highlighted gaps in the approach to the concepts of innate and adaptive immunity, vaccination, and autoimmune diseases. The SD proposal aims to overcome the fragmentation of immunology teaching in textbooks, integrating investigative, practical and playful activities, in addition to stimulating autonomy, critical thinking and scientific argumentation, and promoting contextualized, meaningful learning aligned with the needs of students in Biology teaching. It is concluded that the reformulation of pedagogical strategies for teaching immunology is essential to promote health education and contribute to the formation of scientifically literate citizens. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Luiz Ferreira Neto.PDF Item embargado até 2026-07-11 | 26,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons